Os blogs se tornaram indispensáveis quando o assunto é marketing digital. Isso, porque, nessa estratégia, o grande foco é a produção e compartilhamento de conteúdo de qualidade para o seu público. Aprenda agora como criar um blog de forma simples e 3 motivos para integrá-lo ao seu site.
O Protagonista do Marketing de Conteúdo
O termo “blog” surgiu em 1997, com a junção das duas palavras em inglês “web” e “log” – formando “weblog”, um “diário na rede”.
Contudo, no início dos anos 90, usuários da recente internet já utilizavam páginas digitais para compartilhar experiências, opiniões e conteúdos pessoais.
Essa pode ser reconhecida como a primeira forma do que, hoje, conhecemos como blog – um espaço online dedicado à produção de conteúdo.
Mas, antes de saber como criar um blog, é interessante saber por que investir nessa estratégia.
Se você considera blog como algo ultrapassado e que não gera resultado, está muito enganado.
Atualmente, eles são aliados indispensáveis para o sucesso das estratégias de marketing digital.
Isso porque essa ferramenta permite, de forma simples e com baixo ou nenhum custo operacional, o fácil compartilhamento de conteúdo na internet.
Dessa forma, os blogs auxiliam o aumento da visibilidade das empresas no mundo online, no fortalecimento da marca e na formação de uma identidade de autoridade.
Um bom conteúdo traz resultados, inclusive, para a educação do mercado, além de impactar diretamente na jornada de compra do seu cliente, facilitando o processo de vendas.
Percebeu como utilizar essa ferramenta pode revolucionar os resultados da sua empresa?
Entenda agora tudo sobre como criar um blog para começar a utilizá-lo na sua estratégia de marketing digital.
Como Criar um Blog
Entenda o passo a passo sobre como criar um blog de forma simples e prática, utilizando como foco o WordPress, plataforma mais utilizada no mundo.
1. Escolha um domínio
O domínio é o endereço eletrônico da sua página.
É através dele que as pessoas vão chegar até o seu blog, seja pelos mecanismos de busca, como o Google, ou diretamente pelo próprio endereço.
Um aspecto importante sobre esse primeiro passo é pensar estrategicamente sobre qual nome atribuir para o seu site.
Um domínio deve ser sempre simples, objetivo, fácil de lembrar e que também seja fortemente relacionado ao seu produto, ajudando na associação com a marca.
Com o nome já escolhido, basta verificar se ele está disponível e fazer o registro do seu domínio.
Pronto, primeiro passo de como criar um blog concluído!
2. Escolha uma plataforma e um hospedeiro
A plataforma define a estrutura do seu blog, também conhecida como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo ou CMS (Content Management System).
Ela será a grande responsável pela organização e navegabilidade do seu conteúdo, permitindo a criação de páginas, links e comentários.
São diversas as possibilidades de plataformas para blogs, gratuitas ou pagas. Algumas das mais populares são Blogger, Wix e, claro, a com foco neste post, WordPress.
Mas, além de escolher um domínio e uma plataforma para estruturar sua página, também é necessário garantir que ela esteja disponível na web.
É para isso que servem os serviços de hospedagem.
Na hora de escolher o seu, é importante levar em consideração a compatibilidade com o CMS escolhido, o suporte oferecido, a praticidade do controle do site e também o preço.
Esse pode ser um momento interessante para aumentar o investimento na criação do seu site, evitando problemas futuros e garantindo a melhor performance da sua página.
3. Instalando o CMS
Existem duas formas de instalar o WordPress no seu computador. Você pode fazer com o one click install ou pela instalação manual de 5 minutos.
Para a primeira opção, basta acessar o painel de controle do host, clicar em “wordpress” e inserir o seu domínio. Pronto! Instalação concluída.
Porém, caso essa opção não esteja disponível, basta optar pelo processo manual que, apesar de mais longo, ainda é bastante simples.
Basta fazer o download da versão mais recente do WordPress, criar um banco de dados, fazer o upload de arquivos para o diretório, instalar o programa e concluir o cadastro!
O processo pode parecer confuso, mas o passo a passo é apresentado logo quando você faz o download da ferramenta, não se preocupe!
4. Cuide do Visual do seu Blog
A estética deve ser, sim, uma preocupação da sua página, pois ela impacta diretamente na experiência do usuário.
Ter um layout atrativo, com um formato e cores que representem bem a sua empresa e o tipo de conteúdo que será produzido é fundamental para o sucesso da sua página.
Dentro do WordPress existe uma infinidade de opções e modificações que podem ser feitas e customizadas de acordo com o que você deseja e precisa.
Mas, se você considera essa parte difícil, pode optar por Temas, layouts já prontos, e que podem ser incorporados ao seu site de forma simples e prática.
A própria plataforma do WordPress disponibiliza várias opções gratuitas de temas bem aqui. Basta entrar, escolher o seu, baixar e aplicá-la ao seu blog.
Página pronta! Viu como criar um blog é fácil? Agora vamos ao mais importante!
5. Comece a produzir conteúdo
Com seu blog pronto, é hora de fazer o que realmente interessa: a produção de conteúdo.
Não adianta ter uma página incrível se seu conteúdo não for relevante, bem construído e de qualidade nas informações.
Além disso, adotar estratégias de marketing de conteúdo são essenciais para otimizar os resultados que você deseja atingir com o seu blog.
O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo e traçar as personas para as quais seu conteúdo será direcionado.
Saber com quem você está falando ajuda a direcionar e segmentar seu conteúdo, tornando sua estratégia mais assertiva e trabalhando na lógica do funil de vendas.
Um outro aspecto importante é otimizar seu texto para mecanismos de busca (SEO) e trabalhar com uma estratégia de escolha de palavras-chave.
Dessa forma, seguindo a metodologia do Inbound Marketing, você passará a atrair seu público, converter leads, aumentar suas vendas e encantar seus clientes.
Blog integrado ao site
Agora que você já sabe como criar um blog, confira 3 motivos para integrar essa estratégia ao seu site.
1. Geração de Valor e Autoridade
Ter um blog com conteúdos dentro do seu site ajuda a fortalecer a ideia de que a sua empresa domina e é autoridade naquele assunto.
Além de vender um produto, você estará dando ao seu cliente um bem muito mais valioso: informações em um conteúdo de qualidade.
Dessa forma, começa a se estabelecer uma relação de credibilidade entre o seu público e a sua marca, que aumenta a chance de conversão das vendas.
2. Aumento da visibilidade da sua marca
Adotar estratégias de conteúdo, como criar um blog,é uma excelente forma de abrir uma porta de entrada para o seu site e, por consequência, para a sua empresa.
Isso porque, trabalhando na lógica de funil de vendas, o conteúdo é capaz de atrair público e guiar esses possíveis consumidores dentro de uma jornada de compra.
Uma vez dentro do seu site, atrelado ao ítem anterior sobre geração de valor e autoridade, a chance do seu negócio se estabelecer como a solução de que seu cliente precisa é altíssima.
Além disso, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, com uso de palavras-chave e SEO, sua empresa pode estar cada vez melhor ranqueada em buscadores, tornando-se mais visível.
3. Grandes resultados com baixo custo
Por último, um aspecto fundamental para os empreendedores: o custo do investimento.
A melhor parte sobre usar blogs dentro da sua estratégia de marketing digital e atrelado ao seu site, é que o custo é baixíssimo.
O valor de investimento em um blog muda de acordo com o que a sua empresa contratar em relação à plataforma e a hospedagem, que variam de preço entre os diferentes planos.
Mas, calma! Também é possível criar seu blog de forma gratuita e, ainda assim, obter bons resultados.
Percebeu como esse é um elemento que faz toda a diferença em uma estratégia de marketing digital?
Então, sem desculpas! Você já sabe como criar um blog, agora comece a produzir conteúdo de qualidade para atrair seu público! Aproveite também para conhecer 11 Ferramentas do Google que vão ajudar a melhorar ainda mais os seus resultados no meio digital.
6 comentários em “Como criar um blog: 3 motivos para integrá-lo ao seu site”
Excelente artigo! Muitas informações importantes para quem se interessa por essa área. Realmente blogs são ótimas ferramentas de marketing digital!
Caramba que legal saber sobre coisas que nos fazem abrir mais a mente sobre o tema, ótimo artigo!
Caramba que legal saber sobre coisas que nos fazem abrir mais a mente sobre o tema, ótimo artigo! isso ajudará muitas pessoas assim como me ajudou!
Criar um blog pode ser um fator importante para quem pretende gerar tráfego para o seu negócio. Além de trazer mais pessoas para seu site, um blog ajuda a gerar autoridade para seu negócio e automaticamente aumenta o fluxo de venda. Conhecer a melhor ferramenta para criar e gerenciar um blog, pode ser uma das partes mais importantes para quem pretende começar nesse mundo.
Muito Bom tema
Bom conteúdo amigo!