Nutricionista jovem em vestido médico segurando pesos cheios de produtos saudáveis em pé no fundo da parede com esquemas de dieta

7 motivos para procurar um nutricionista

O QUE VOCÊ VAI LER

Uns querem emagrecer. Outros variar o cardápio. Há também os que querem ajuda no tratamento médico ou para melhorar o desempenho esportivo. A verdade é que existem inúmeros motivos para procurar um nutricionista.

Esses profissionais desempenham um papel fundamental no tratamento de questões como crescimento, controle de açúcar no sangue, colesterol, obesidade, compulsões alimentares e outros problemas de saúde relacionados à nutrição.

Leia o texto até o final para descobrir 7 motivos para procurar um nutricionista e entender porque esse profissional é um dos maiores aliados para quem está em busca de saúde, bem-estar e alta performance.

Leia também

Guia da presença digital para nutricionistas

Conheça a Banana, um superalimento

Como escolher a melhor Pós-Graduação em Nutrição?

Motivos para procurar um nutricionista

Seja para perda de peso, melhoria do desempenho esportivo ou apenas para se sentir melhor, procurar um nutricionista é sempre uma boa ideia. Veja a seguir 7 motivos para procurar um nutricionista.

1. Emagrecer

Sem dúvidas, a vontade de emagrecer é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurar um nutricionista.

Doutor em Ciencias (UNICAMP) e especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), o nutricionista Elton Bicalho de Souza da Nutmed reforça que o acompanhamento profissional é fundamental para obter resultados duradouros. Uma redução calórica brusca sem orientação adequada não garante sucesso a longo prazo e, mais do que isso, pode compremeter a saúde de quem está tentando emagrecer.

Jovem nutricionista medindo o homem com excesso de peso com fita centimétrica e prescrevendo uma dieta de emagrecimento
Emagrecer ou promover a recomposição corporal pode trazer uma mudança significativa no comportamento alimentar e na vida de uma pessoa. O nutricionista deve avaliar os desafios relacionados a esse processo, como questões emocionais, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, genética, entre outros, para alcançar resultados satisfatórios e duradouros.

O nutricionista oferece suporte e estabelece um vínculo terapêutico importante durante todo o processo de emagrecimento.

2. Melhorar a saúde

Muitas pessoas procuram um nutricionista para prevenir ou tratar problemas de saúde relacionados à alimentação, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, alergias, intolerâncias, entre outros.

A atuação desse profissional vai além da prescrição de dietas para emagrecimento, abrangendo o funcionamento adequado do organismo.

Nutricionista dando orientações de saúde em uma consulta com paciente
O nutricionista desempenha um papel fundamental na promoção da saúde. Além de orientar a alimentação e prevenir doenças, ele busca tornar o corpo mais saudável, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar.

As pós-graduações da Nutmed em Nutrição Clínica & Metabolismo, Nutrição Clínica: Ortomolecular, Funcional e Fitoterapia, ou Nutrição Clínica: Obstetrícia Pediátrica e Adolescência são excelentes opções para atuar como nutricionista especialista e assim atender pacientes que requerem cuidados especiais.

3. Melhorar a qualidade de vida

Uma alimentação saudável e equilibrada traz incontáveis benefícios para o bem-estar físico e mental.

Simone Maia Martins, especialista em Nutrição Esportiva, Clínica e Comportamental, aponta que mudanças alimentares podem ser difíceis. Por isso é importante que o nutricionista domine as ferramentas de  nutrição comportamental e ajude o paciente em cada uma das etapas da reeducação alimentar.

Ter bons hábitos alimentares que melhoram a disposição, humor, sono, pele, cabelo, unhas e até a autoestima é um dos motivos para procurar um nutricionista.

4. Melhorar o desempenho esportivo ou físico

Se você pratica alguma atividade física regularmente ou é um atleta profissional, sabe que a alimentação é fundamental para o seu rendimento.

O nutricionista esportivo pode te orientar sobre quais são os alimentos mais indicados para cada tipo de exercício, como se hidratar corretamente e como recuperar a energia após o treino.

5. Acompanhar fases específicas da vida

Todo mundo sabe que “comer-comer é o melhor para poder crescer”. No entanto, o acompanhamento de um profissional para acertar a alimentação é bem-vindo em qualquer idade, seja na infância, na adolescência, na gestação, na lactação, na menopausa ou na terceira idade.

Além de promover uma gestação, crescimento e envelhecimento saudável, a nutrição ainda influencia no desempenho cognitivo e social das pessoas.

Família jovem, mãe com duas crianças cozinhando juntas, alimentação saudável
Os nutrientes desempenham um papel importante no desenvolvimento infantil, inclusive nas habilidades cerebrais, garantindo um rendimento pedagógico melhor quando a alimentação é adequada.

O nutricionista ajuda a adaptar a alimentação para cada fase da vida, garantindo que a pessoa receba todos os nutrientes essenciais para o pleno desenvolvimento e saúde.

6. Variar o cardápio

Muitas vezes caímos na rotina alimentar e acabamos comendo as mesmíssimas e entendiantes coisas.

Além de ser monótono, isso pode ser até prejudicial para a saúde, pois podemos deixar de consumir alguns alimentos importantes. Variedade é riqueza.

O nutricionista pode te dar dicas de como elaborar o cardápio, aproveitando os alimentos da estação, as receitas regionais e as novidades do mercado. Com isso, você pode descobrir novos sabores e texturas, além de consumir uma variedade maior de nutrientes importantes para a saúde.

7. Aprender a cozinhar

Se você não sabe cozinhar ou quer melhorar as suas habilidades culinárias, o nutricionista pode te ensinar como preparar pratos saudáveis, saborosos e práticos.

Além disso, nutricionistas são ótimas escolhas se o que você precisa é aprender habilidades como:

  • escolher os ingredientes mais nutritivos
  • higienizar os alimentos
  • conservar e armazenar alimentos
  • técnicas de cocção que preservam os nutrientes.

Sem dúvidas aprender a cozinhar com um nutricionista é uma excelente forma de transformar a sua relação com a comida e se tornar mais consciente dos alimentos que você consome.

Outra possibilidade é se entregar por completo à arte da cozinha e buscar uma Graduação em Gastronomia, por exemplo.

O que é melhor nutrólogo ou nutricionista?

Nutrólogo e nutricionista são formações acadêmicas distintas e cada um tem funções específicas.

A depender do seu caso, a consulta a ambos pode ser necessária.

Nutrologia Médica

Nutrólogo é o médico Especialista em Nutrologia. Uma opção disputada por médicos em busca de residência na área ou cursos de especialização com associações de médicos como as pós-graduações em Medicina Intensiva da AMIB.

Na Faculdade EnsinE você também pode se tornar especialista com a Pós Graduação em Nutrologia Pediátrica.

Com essa especialização, o profissional de medicina é capaz de avaliar o paciente como um todo e orientá-lo em relação à alimentação para preservação da saúde.

Curso de Nutrição

Já o nutricionista é o profissional graduado em Nutrição. São as nutricionistas – afinal 94,1% dos profissional nutricionistas formados no Brasil são mulheres – que montam dietas individualizadas de escolas, hospitais, restaurantes coletivos, clubes esportivos, atletas, pessoas em recuperação médica e famílias do país.

São elas que corrigem qualidade e quantidade dos alimentos, que oferecem com precisão os tipos de nutrientes que cada caso exige.

Na EnsinE, você encontra diversos cursos de Especialização e Pós-Graduação em Nutrição com o selo Nutmed.

Por que procurar um nutricionista?

O profissional em nutrição é a pessoa mais habilitada para construir com você algo fundamental para a sua saúde: um plano alimentar personalizado com base em suas necessidades nutricionais, objetivos de saúde e preferências alimentares.

Além disso, com um nutricionista você entende melhor como os alimentos afetam seu corpo e ganha orientação e suporte para manter hábitos alimentares saudáveis a longo prazo.

Acompanhar seus hábitos nutricionais ajuda a identificar áreas que precisam ser melhoradas e permite que você faça mudanças positivas na sua dieta. Também ajuda a prevenir doenças, manter uma boa saúde ou atingir objetivos pessoais.

Você é o que você come

Seguir uma dieta personalizada por nutricionista capacitada representa um enorme ganho em qualidade de vida para as pessoas.

Há milhares de anos que a sabedoria popular acerta: nós somos (também) aquilo que comemos.

O nutricionista pode ajudar no planejamento e adequação de dietas melhorativas e reparativas, a fim de otimizar diferentes aspectos da saúde física e mental, desde o peso corporal, o controle de humor ou a melhora do desempenho esportivo e da qualidade de vida.

Seja qual for o motivo para procurar um nutricionista, aprender a fazer escolhas alimentares mais saudáveis e saborosas é um benefício e tanto nos dias de hoje.

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Nutrição

Nutricosméticos e Nutracêuticos: o que são e quando usar

À medida que o interesse dos consumidores por produtos holísticos e naturais aumenta, duas abordagens sobre alimentação e estética ganham destaque no mundo da beleza: os nutricosméticos e os nutracêuticos. Alias, essas substância não só proporcionam benefícios nutricionais para a pele e cabelos, mas também estão em perfeita sintonia com o novo perfil de consumo, caracterizado pela crescente busca por sustentabilidade e bem-estar. Leia também O alerta da OMS sobre o uso de adoçantes Guia da presença digital para nutricionistas

Continuar lendo »
Notícias

Era doce e se acabou? O alerta da OMS sobre adoçantes

Pode tomar adoçante todo dia? Quem não tem diabetes pode usar adoçante? O que é mais saudável açúcar ou adoçante? Afinal, quantas gotas de adoçante no café? Organização Mundial da Saúde desaconselha o uso de adoçantes-sem-açúcar pela população em geral A dúvida sobre o que é mais saudável – se açúcar ou adoçante – é antiga e vem dividindo opiniões. Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, renova o alerta de que o consumo de adoçante

Continuar lendo »
Nutrição

Ebook Nutricionista: 5 especialidades para conhecer hoje

A carreira de nutricionista pode ser desafiante. A empregabilidade na área é alta, mas a concorrência também. Só se destaca quem conhece bem o setor e buscar qualificação. Para ajudar, a Nutmed elaborou ebooks de nutrição com informações fundamentais para diferentes áreas da carreira. Garanta seu ebook nutricionista, um recurso prático e de fácil acesso para aprimorar seu trabalho e abrir novos caminhos profissionais. Ebook Nutricionista Transtornos Alimentares Nos Esportes Ficha Técnica: Preparo de Alimentos, ferramenta de padronização em serviços

Continuar lendo »
Nutricionista jovem em vestido médico segurando pesos cheios de produtos saudáveis em pé no fundo da parede com esquemas de dieta
Nutrição

7 motivos para procurar um nutricionista

Uns querem emagrecer. Outros variar o cardápio. Há também os que querem ajuda no tratamento médico ou para melhorar o desempenho esportivo. A verdade é que existem inúmeros motivos para procurar um nutricionista. Esses profissionais desempenham um papel fundamental no tratamento de questões como crescimento, controle de açúcar no sangue, colesterol, obesidade, compulsões alimentares e outros problemas de saúde relacionados à nutrição. Leia o texto até o final para descobrir 7 motivos para procurar um nutricionista e entender porque esse

Continuar lendo »

Funcionamento durante o recesso de Páscoa

A partir de quinta, dia 28, todos os nossos setores estarão em recesso. Retornaremos na segunda-feira, dia 1º de abril (é verdade)!

Aproveite o feriado com alegria e chocolates!