Resumo:A paralisia cerebral é uma condição motora caracterizada por alterações de tônus muscular, comprometimento postural, e dificuldade funcionais. Essas limitações impactam diretamente na realização de atividades cotidianas, participação social e qualidade de vida. Estratégias de reabilitação através de treinamento resistido tem se mostrado promissora. O presente estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo principal de analisar os efeitos do treinamento resistido na função motora de crianças diagnosticadas com paralisia cerebral (PC).
Os resultados sustentam sua inclusão em programas de reabilitação, principalmente para crianças classificadas como GMFCS I-III (leve a moderada). Entretanto, a ausência de diretrizes claras sobre intensidade, frequência e duração ideal do treinamento ressalta a necessidade de mais pesquisas. O estudo evidenciou que o treinamento resistido (TR) é uma intervenção segura e eficaz para a reabilitação motora de crianças com paralisia cerebral (PC), promovendo ganhos significativos de força muscular, mobilidade e autonomia funcional.