O que é WhatsApp Business: entenda tudo sobre esse aplicativo

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo atualmente. Mas você sabe o que é WhatsApp Business e quais são suas funcionalidades?

Entenda agora tudo sobre essa versão do aplicativo e como ela pode ser útil para a sua empresa.

O que é WhatsApp Business?

Você provavelmente já conhece e usa o WhatsApp. Mas, afinal de contas, o que é WhatsApp Business, como ele funciona e quais são as diferenças dessa versão do mensageiro?

O WhatsApp Business foi lançado em janeiro de 2018 como uma ferramenta para auxiliar na comunicação entre empresas e seus clientes.

O aplicativo permite que a sua empresa construa uma relação de identificação e confiança com os clientes através de um contato mais direto e pessoal.

Além das funções já disponíveis na versão padrão do WhatsApp, o Business permite a criação de um perfil comercial e o uso de ferramentas de automação e classificação de mensagens.

Ainda mais importante do que entender o que é WhatsApp Business é saber como ele funciona na prática. Continue lendo e aprenda mais sobre suas funcionalidades.

Diferenciais do aplicativo

         Agora que você já sabe o que é WhatsApp Business, está na hora de conhecer e entender todas as possibilidades que ele oferece.

Perfil comercial

Uma das primeiras coisas que o aplicativo vai sugerir é que você crie um perfil comercial. Nele, é possível incluir informações que serão úteis para os clientes.

Você pode adicionar, por exemplo, um mapa com o endereço físico da empresa, os horários de funcionamento, um endereço de e-mail e o site, caso possua.

Além disso, há também a opção de informar alguns detalhes relevantes através de uma breve descrição do seu negócio.

Inicialmente, o perfil será listado como uma conta comercial. Entretanto, com o tempo, algumas empresas têm suas contas confirmadas. Geralmente, isso acontece quando o número de telefone da conta é verificado e corresponde ao número de telefone da empresa.

 

Catálogo de produtos ou serviços

Uma das mais novas funcionalidades do WhatsApp Business, liberada em novembro de 2019, permite que as empresas exibam seus produtos ou serviços diretamente na plataforma.

Portanto, se o seu negócio for uma lanchonete, por exemplo, é possível adicionar imagens e preços de salgados, doces e bebidas no seu perfil comercial.

Você também pode optar por ir um pouco além do básico e informar alguns outros detalhes pertinentes, como descrição, link e código do produto.

É importante ressaltar, entretanto, que esses itens seguem a mesma política de vendas do Facebook e do Instagram: são proibidos animais, drogas, armas e objetos ilícitos.

 

Mensagens automáticas

Com o objetivo de tornar a comunicação mais rápida e fluida, outra função muito útil do WhatsApp Business é o cadastramento de mensagens automáticas.

Através dele, você pode programar respostas rápidas com as mensagens que costuma enviar com maior frequência para usar na hora de responder as dúvidas mais comuns dos clientes.

Alguns exemplos são: preços de produtos ou serviços, prazos e taxas de entrega e formas de pagamento.

Outra possibilidade é cadastrar um recado de saudação, apresentando a empresa, ou de ausência, para que as pessoas saibam quando você estiver ocupado e não puder responder imediatamente.

Com as mensagens automáticas, além de tornar a comunicação com os clientes da sua empresa mais eficiente, você também poupa tempo ao não precisar digitar o mesmo texto várias vezes.

 

Etiquetas

O usuário também tem a opção de categorizar conversas e grupos a fim de melhorar a organização e usabilidade do aplicativo.

As etiquetas podem ser usadas para sinalizar as conversas através de marcadores coloridos. Dessa forma, fica mais fácil organizar os clientes e organizar as mensagens.

Essa função é indicada principalmente para empresas que recebem um grande número de mensagens todos os dias.

Você pode, por exemplo, destacar pedidos em aberto, separar os clientes novos dos antigos, distinguir as pessoas por localidade ou sinalizar atendimentos urgentes.

Estatísticas de mensagens

Para além de saber o que é WhatsApp Business e suas funcionalidades básicas, também é preciso estar atento às estatísticas oferecidas por ele.

A versão Business dessa plataforma também possui uma ferramenta para quem está interessado em analisar métricas.

O aplicativo fornece estatísticas importantes a respeito do alcance e engajamento na comunicação entre empresa e cliente. A partir delas, o usuário pode saber quantas mensagens foram, de fato, entregues e lidas.

A análise mostra o volume total de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Partindo desses dados, é possível entender o que está ou não funcionando para a sua empresa.

Um detalhe importante a respeito dessas métricas é que, por enquanto, elas só podem ser acessadas através do aplicativo móvel. A versão para web ainda não oferece a função.

 

Vantagens do WhatsApp Business

         Você já aprendeu o que é WhatsApp Business e entendeu mais sobre as funções que ele oferece.

Agora, é hora de conhecer as vantagens de usar a ferramenta e decidir se ela é ou não a melhor opção para a sua empresa.

Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, 72% dos pequenos negócios brasileiros já utilizam a versão Business do WhatsApp.

De acordo com o estudo, 73% de pequenas e médias corporações que usam o aplicativo no Brasil afirmam ter ampliado as vendas com a ajuda das ferramentas da plataforma.

Outros dados, apontados pela Statisa, mostram que 56% da população brasileira faz uso do WhatsApp, desde 2017.

No início desse ano, o aplicativo possuía mais de 100 milhões de usuários ativos. Isso significa que, usando a plataforma, é possível alcançar um maior número de clientes.

Além disso, assim como a versão padrão do aplicativo, o WhatsApp Business também pode ser acessado através do computador.

Por fim, mas não menos importante, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS.

Gostou de aprender mais sobre o que é WhatsApp Business e como ele pode ajudar a sua empresa? Quer conhecer outras plataformas gratuitas para o seu negócio? Entenda nesse outro post sobre as ferramentas oferecidas pelo Google.

Compartilhe!

Deixe um comentário

Estamos atendendo pelo WhatsApp

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, estamos trabalhando de home office temporariamente. Se precisar de atendimento, pode nos enviar um WhatsApp que responderemos o mais breve possível!