Navegar pela internet durante o dia, muitas vezes através de mais de um dispositivo, é uma prática que já se incorporou à rotina de grande parte das pessoas ao redor do globo.
O uso do ciberespaço se tornou tão natural e comum que, na maioria das vezes, sequer paramos para processar o que estamos, de fato, fazendo.
O preço do conteúdo gratuito
Você já percebeu, por exemplo, que muitos dos serviços que usa, assim como os conteúdos que consome enquanto navega pela rede, são gratuitos? E, ainda assim, na maioria das vezes, há alguma pessoa ou empresa por trás deles que está lucrando com isso.
O Google é um dos maiores exemplos que comprovam essa teoria atualmente. Apesar de seus usuários pagarem pelo acesso à internet, o uso do serviço em si é gratuito.
Mesmo assim, a Google, enquanto marca, está entre as mais valiosas do mundo, faturando milhões apenas através de buscas gratuitas na internet.
Provavelmente você deve estar se perguntando como isso é possível, certo? Para a sua sorte, o livro que vamos indicar hoje trata exatamente desse assunto.
Em “Free – o futuro dos preços”, Chris Anderson explica como a era digital trouxe consigo a tendência de zerar o custo das coisas.
Sobre o autor
Graduado em Física, Chris Anderson foi editor-chefe da revista americana Wired até 2012, além de também ter trabalhado nas revistas Science, Nature e The Economist.
O britânico, uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time, é especializado em tecnologia e escreve sobre o assunto há muitos anos.
Além do livro que é a nossa dica de hoje, Chris também é o autor do best-seller “A Cauda Longa”, onde fala sobre a trajetória e as tendências do comércio virtual e como é possível lucrar com o surgimento dos nichos de consumo.
Em seus textos, o escritor utiliza dados científicos e empresariais, além de detalhes históricos, para fundamentar suas ideias e auxiliar o leitor na compreensão dos fenômenos sociais e comerciais que ocorreram desde o surgimento da internet.
Dessa forma, Anderson aponta tendências e caminhos para aqueles que competem (ou pretendem competir) através do ciberespaço.
O futuro dos preços
Depois do sucesso de “A Cauda Longa”, Chris Anderson voltou à cena com mais um livro único e inspirador. Publicado pela primeira vez em agosto de 2009, “Free – o futuro dos preços” fala sobre a tendência de zerar custo trazida pela cultura digital.
Na obra, o autor afirma que estamos entrando em uma era onde a economia pode ser construída em torno do conceito de “gratuito”, além de explicar de que forma isso pode (e vai) afetar a vida das pessoas.
A história do “grátis”
Tratando da evolução dos preços desde a época feudal até as atuais sociedades digitais, Anderson mostra que essa discussão sobre o “grátis” data de muito antes das transações via web.
King Gillette, por exemplo, buscando viabilizar sua invenção, passou a comercializar barbeadores com preços mais baixos, levando em conta que a venda das lâminas era o que mais contribuía para os ótimos resultados financeiros do seu negócio.
Outro exemplo, mais próximo da nossa realidade, são as emissoras de rádio. O que faz esses negócios lucrarem não é o pagamento, por parte dos ouvintes, para consumir músicas e notícias, e sim a publicidade comercializada junto a seus anunciantes. Assim como o Google, as rádios conseguem obter lucro através dos conteúdos gratuitos que disponibilizam.
O poder da internet
Entretanto, é na internet que essa prática se torna mais evidente e cada vez mais crescente. Uma vez que o custo marginal (custo adicional para aumentar a produção de um determinado bem ou produto) de todas as coisas on-line se aproxima do zero, o ciberespaço se tornou o território do “grátis” puramente por razões econômicas.
Não se limitando apenas aos casos de sucesso, Chris Anderson também aborda os maiores erros cometidos pelas empresas que tentam utilizar essa tática para atrair clientes, mas acabam indo à falência. Fazendo isso, ele leva o leitor a entender e refletir sobre o que funciona melhor para cada modelo específico de negócio.
Outro ponto que o livro levanta é a influência da pirataria em diferentes nichos de mercado, bem como objeções ao “gratuito” e exemplos de ocorrências do mesmo em países como o Brasil e a China. Para fechar, o autor resume 50 diferentes tipos de negócios utilizando a técnica.
Resumo
“Free – o futuro dos preços” é leitura obrigatória para quem busca um modelo de mercado diferenciado, aproveitando as incontáveis possibilidades que o acesso à internet e a oportunidade de atingir centenas de potenciais clientes com apenas um clique oferece.
Seguindo o que prega, a obra encontra-se disponível on-line e de forma gratuita, em inglês.
Se você gostou dessa dica de livro, confira também tudo sobre como a forma de pensar das pessoas está diretamente relacionada ao seu sucesso ou fracasso, seja ele pessoal ou profissional, na nossa resenha sobre “Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso”, de Carol S. Dweck.