Por que fazer o curso de Serviço Social e Políticas Públicas

Muitos alunos saem da graduação e se perguntam: como estabelecer a mediação entre o material teórico apreendido na faculdade e a intervenção profissional. Essa preocupação é muito recorrente entre alunos de Serviço Social ao ingressarem em um emprego. Desta forma, neste curso a partir do embasamento teórico será refletida a atuação do assistente social, explicitando as principais orientações e encaminhamentos, desvendando as legislações necessárias para a atuação, as políticas sociais e discutindo os instrumentos e técnicas utilizados de forma individual e coletiva. Isso possibilitará aprender como articular a intervenção profissional.

Objetivos do curso de Serviço Social e Políticas Públicas

O Curso “Serviço Social e Políticas Públicas” apresenta-se plenamente comprometido com o Projeto Ético-Político do Serviço Social e, portanto, assume a condição de unidade de formação profissional continuada que conjuga os elementos presentes na realidade social e um ensino que responda efetivamente às demandas reais que se impõem a intervenção dos assistentes sociais. Este curso de especialização se apresenta como espaço privilegiado para a continuidade da capacitação profissional, sendo uma exigência profissional hoje na contemporaneidade. Apresenta conteúdos que permitem discutir temas centrais vistos no processo de formação profissional e faz uma interlocução com a intervenção profissional, trabalhando as legislações pertinentes ao Serviço Social e a sua aplicação no cotidiano profissional. Este curso abrange diversas temáticas e políticas (Políticas de Saúde Mental, de Saúde, Previdência e Assistência Social) e temas como violência, discussão de gênero e raça, , elaboração de projetos de intervenção, orientação de benefícios previdenciários e assistenciais, a intervenção profissional nos campos sócio-jurídico, jurídico e na educação. Também estarão presentes as temáticas que recorrentemente são abordadas em concursos públicos, tais como, saúde pública (Lei 8.080 e 8.142), dimensão técnica-operativa, fundamentos do Serviço Social, fundamentos do Projeto ético-político, incluindo a discussão e explicação sobre a Lei de Regulamentação Profissional, discussão sobre a Ética profissional e apresentação do Código de Ética Profissional.

  1. Objetivos  Específicos:

  – Atualização e capacitação profissional acerca das discussões do Serviço Social, através de uma reflexão profunda com o debate nacional e com as produções do projeto hegemônico da profissão; -Reflexões e aperfeiçoamento das intervenções profissionais, melhorando o seu desempenho profissional diante da equipe e dos usuários atendidos; -Preparar o profissional sobre temáticas discutidas em concursos, a partir de diferentes bancas; -Despertar a capacidade de associar os temas centrais à análise da realidade e à questão das competências e habilidades para atender as demandas tradicionais e emergentes postas na atualidade ao Serviço Social.

Estrutura do curso de Serviço Social e Políticas Públicas

Corpo docente

Coordenador(a)

Professores(as)

Perguntas frequentes

Pós-graduação
Ensino a distância

Serviço Social e Políticas Públicas

Inscreva-se aqui

Matrícula
Planos de pagamento

Início das aulas

A definir.

Duração do curso

360h

Público-alvo

Serviço Social /Política Social (CAPES)

Material didático

Certificado

Local das aulas

Faça sua pré-inscrição

Preencha seus dados abaixo e seja o primeiro a saber quando as matrículas para o curso estiverem abertas.