Pós-graduação
Ensino a distância

Nutrição Oncológica

Compreender o câncer de forma global, estabelecer a influência dos alimentos na prevenção e no desenvolvimento do câncer, conhecer as diversas modalidades de tratamento, assim como melhorar a qualidade de vida do paciente em tratamento oncológico.

Estima-se para o Brasil no biênio 2018/2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano. Com o reconhecimento de que determinados itens da nossa alimentação e estilo de vida podem ter efeito protetor ou representar fatores de riscos para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, e que o estado nutricional e a reposição ou suplementação de determinados elementos mudam as curvas de sobrevida, é de extrema urgência que o nutricionista conheça mais a fundo o assunto para uma melhor abordagem dos pacientes, participando de equipes multidisciplinares, avaliando o câncer do ponto de vista biológico, fatores de risco associados ao seu aparecimento e fatores protetores, epidemiologia, modalidades diagnósticas, estadiamento, reabilitação e tratamentos de suporte em nutrição oncológica.

Objetivo Geral

A pós-graduação em Nutrição Oncológica irá preparar o aluno para atuar na área de atendimento nutricional em oncologia.

Objetivos Específicos

Compreender o câncer de forma global, estabelecer a influência dos alimentos na prevenção e no desenvolvimento do câncer, conhecer as diversas modalidades de tratamento dos diferentes tipos de câncer, assim como melhorar a qualidade de vida do paciente em tratamento oncológico, sobrevivente de câncer ou em cuidado paliativo.

Carcinogênese – fatores de risco e protetores: definição de câncer, tumor, neoplasia; IARC; INCA; nomenclaturas e estadiamento do câncer; câncer no Brasil e no mundo; carcinogênese e ciclo celular; fatores de risco intrínsecos e extrínsecos; agentes carcinogênicos; prevenção primária e secundária.

Metabolismo da célula tumoral e farmacologia: glicólise, gliconeogênese e glicogenólise; glicerol, lipogênese e catabolismo de lipídios; antioxidantes e espécies reativas de oxigênio; características das células tumorais; alterações metabólicas no câncer; principais quimioterápicos; farmacologia básica e farmacodinâmica; interações entre alimentos e fármacos.

Terapias nutricionais em oncologia: oral, enteral e parenteral: conceito de nutrição enteral; vias de acesso na nutrição enteral; critérios de seleção de formulações enterais; osmolaridade e osmolalidade; categorização das dietas enterais; métodos de administração da nutrição enteral; aferição de resíduo gástrico; complicações gastrintestinais na nutrição enteral; nutrição parenteral total, periférica e intradialítica; complicações da nutrição parenteral.

Interpretação de exames laboratoriais em oncologia: solicitação de exames por nutricionista; importância da avaliação laboratorial; avaliação bioquímica nutricional; avaliação laboratorial da anemia e do metabolismo da glicose; avaliação de perfil lipídico e risco cardiovascular; avaliação laboratorial da função hepática, pancreática, tireoidiana e renal; marcadores tumorais.

Diagnóstico do câncer e bases de tratamento clínico e cirúrgico: história da oncologia; fisiopatologia do câncer; métodos diagnósticos; conceitos gerais em cirurgia oncológica; cirurgias curativas e paliativas; princípios da radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e transplante de medula óssea.

Avaliação Nutricional: triagem e avaliação de risco nutricional; anamnese nutricional; inquéritos dietéticos; exames físicos e semiologia nutricional; desnutrição, sarcopenia e caquexia no câncer; Avaliação Subjetiva Global Produzida Pelo Próprio Paciente (ASG-PPP).

Recomendações nutricionais em oncologia: taxa metabólica basal; métodos para avaliação do gasto energético; macronutrientes em oncologia; recomendações nutricionais na quimioterapia; na hormonioterapia, na imunoterapia, transplantes de células tronco hematopoiéticas e em cirurgias do trato gastrintestinal; manejo de sintomas e “comfort food”.

Mitos, verdades e suplementação em oncologia: dieta cetogênica e “lowcarb” para pacientes oncológicos; fitoterapia; leite; soja; dieta alcalina; gengibre; camomila e glutamina; folha de graviola; none; suplementação com ômega 3; vitamina D; Whey protein, peptídeos de colágeno, Ácido β-hidróxi-β-metilbutírico (HMB) e aminoácidos; probióticos.

Micronutrientes em oncologia: metabolismo dos micronutrientes no paciente com câncer; recomendações e biodisponibilidade; função e toxicidade das vitaminas e minerais; prescrição de micronutrientes.

Pacientes críticos e pediátricos oncológicos: pacientes oncológicos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI); terapia nutricional especializada; estresse metabólico do paciente crítico; sepse; falência orgânica e transtornos intestinais no paciente crítico; câncer pediátrico; avaliação nutricional e recomendações nutricionais pediátricas em oncologia.

Gastronomia, psico-oncologia e atividade física em câncer: conceitos de gastronomia voltada para o paciente oncológico; psicologia para o pacientes em todas as fases de tratamento desde o diagnóstico; definição de sedentarismo, atividade física, exercício físico e esporte; aptidão física; tipos e níveis de atividade física; mecanismos biológicos na relação entre atividade física e risco de câncer; efeitos do exercício durante e após o tratamento e a importância do tratamento multidisciplinar no câncer.

Cuidados paliativos, “Home Care” e metodologia científica: princípios fundamentais dos cuidados paliativos; aspectos bioéticos em cuidados paliativos; quando começar o cuidado paliativo; importância do nutricionista no cuidado paliativo; conforto e qualidade de vida para o paciente com câncer avançado; conceito de Home Care e critérios de inclusão, terapias nutricionais aplicáveis ao Home Care; vantagens e desafios do Home Care; métodos e instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico.

Coordenador(a)

Iris Lengruber

Prof. MSc. Iris Lengruber

Nutricionista; Pós-graduada em Vigilância Sanitária; Mestre Alimentos e Nutrição – UNIRIO; Coordenadora da pós-graduação em Nutrição Oncológica presencial; Especialista em Nutrição Oncológica e membro da Sociedade Brasileira de Nutrição em Oncologia (SBNO); Experiência clínica em consultório há 10 anos.

Professores(as)

Aline Pereira

Aline Pereira Pedrosa

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especialista em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) – Residência Multiprofissional em Oncologia; Mestre em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Cristina Diestel

Cristina Fajardo Diestel

Nutricionista; Doutora em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas – UERJ; Mestre em Ciências Médicas – UERJ; Pós-graduada em Nutrição Esportiva –UERJ; Pós-graduada em Medicina Ortomolecular – UVA; Pós-graduada em Fitoterapia – IPGS; Especialista em Fitoterapia – ASBRAN; Professora adjunta do Departamento de Nutrição Aplicada – UERJ; Diretora e Docente – NutMed Cursos de Nutrição.

Fernanda Osso

Nutricionista; Diretora – NutMed Atualização e Preparatório; Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental – UERJ; Doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental – UERJ; Pos-Doc do Instituto de Nutrição – UFRJ; Pós graduada em Medicina Ortomolecular – UVA; Professora do Programa de Pós-Graduação em Terapia Nutricional do Instituto de Nutrição – UERJ; Ex- Professora Auxiliar de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral do Instituto de Nutrição/DNA – UERJ; Ex-Professora de Nutrição Clínica – USU.

Gustavo

Gustavo Chicayban

Nutricionista; Mestre em Química Biológica pela UFRJ (2014); Doutorado em Química Biológica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Tem experiência na área de Nutrição Clínica e Esportiva, com ênfase em Ciências e Bioquímica de Alimentos da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Metabolismo Redox, Estresse Oxidativo, Lactato, Fisiologia Mitocondrial e Exercício Físico. Atua também nos temas: Programação metabólica, Dietas lipídicas e Epigenética da nutrição; Docente de pós-graduação na área de Nutrição e Nutrologia; Palestrante na área de Nutrição Esportiva, com ênfase em Suplementação Esportiva e Programação Metabólica; Possui experiência com Pesquisa e extensão em Ciência de Alimentos, Bioquímica, Nutrição Clínica e Esportiva e Atendimento Nutricional.

José Aroldo

José Aroldo Lima Gonçaves Filho

Nutricionista; Mestre em Ciências Médicas – FCM/UERJ; Pós-graduado em Medicina Ortomolecular – UVA; Pós-graduado em Fitoterapia – FGF; Especialista em Nutrição Clínica & Fitoterapia pela ASBRAN; Nutricionista Militar – Chefe do Serviço de Nutrição e Dietética do HCPM/PMERJ; Diretor e Docente – NutMed Cursos de Nutrição; Principais áreas de atuação: Bioquímica de micronutrientes, Nutrição Estética, Doenças Pulmonares, Neurológicas, Psiquiátricas, Distúrbios da Tireoide, Obesidade.

André Ferreira

Residência em cirurgia geral pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE); Residência em cirurgia oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA); Cirurgião da Clínica de Cirurgia Niterói (CCN); Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Marina Barcelos

Hematologia Clínica e Oncológica / Transplante de Medula Óssea; Residência em Clínica Médica no Hospital Municipal Souza Aguiar; Residência em Hematologia e Hemoterapia no Instituto Nacional do Câncer (INCA); Residência em Transplante de Medula Óssea pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA); Weill Cornell Myeloma Center/ New York Presbyterian Hospital – Observership, 2019; Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Observership, 2017.

Kazue

Kazue Noguchi

Médica formada pela UNIPAC-JF; Residência médica em clínica médica pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu/RJ; Residência médica em oncologia clínica pelo Hospital Alberto Cavancanti -FHEMIG – Belo Horizonte/MG.

Flávia Oliveira Ramos

Graduação em Medicina pela UFF; Residência em Clínica Médica pelo HFAG; Residência em Oncologia Clínica pelo INCA; Médica da Oncologia D’Or e ONCORIO/Assim.

Elisa Campana

Elisa Campana

Residência em radioterapia pelo Instituto Nacional de Câncer; Titular da Sociedade Brasileira de Radioterapia; Radio-oncologista do grupo Americas.

Preciso ter curso superior para fazer a Pós-graduação em Nutrição Oncológica?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo em Nutrição para se inscrever no curso.

Este curso é autorizado pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

O diploma da Pós-graduação em Nutrição Oncológica é o mesmo de uma pós presencial?
Sim, não existe distinção entre o diploma presencial e EaD.

Inscreva-se aqui

Matrícula

R$125,00

Planos de pagamento

Valor do curso: 7.200,00

18 parcelas de R$ 400,00.

 

 

Limpar

Início das aulas

24 de fevereiro

Duração do curso

490 horas, 16 meses

Público-alvo

Nutricionistas

Material didático

Além das vídeo aulas, o aluno recebe os slides usados nas aulas, um e-book com um resumo das matérias da disciplina e são disponibilizados artigos científicos e materiais para leitura adicional.

Certificado

Certificado emitido pela Faculdade Sensu e reconhecido pelo MEC.

Local das aulas

Plataforma online

Faça sua pré-inscrição

Preencha seus dados abaixo e seja o primeiro a saber quando as matrículas para o curso estiverem abertas.