Neurociências Aplicadas à Educação
- Sistema nervoso: compreensão da aprendizagem, memória, atenção e o comportamento e a interface com a prática do sistema educacional formal.
- Processo de autoregulação (funções executivas).
- Comportamento de risco (questão socioeconômica, alimentação e rotina do sono).
- Aspectos orgânicos, sociais, pedagógicos, emocionais e ontogenéticos na aprendizagem.
Fundamentos da Neuropsicopedagogia
- Introdução aos fundamentos da Neuropsicopedagogia.
- Diagnóstico e Intervenção Neuropsicopedagógico.
- Aprendizagem e Desenvolvimento. Código de Ética.
- A transdisciplinaridade. Obstáculos da Aprendizagem.
- Distúrbios e transtornos.
Bases Neurocientíficas da Aprendizagem
- Noções básicas de neuroanatomia.
- Divisões anatômicas e funções cerebrais.
- Desenvolvimento e maturação neurológica.
- Neurofisiologia.
- Sinapses elétricas e químicas.
- Influência do meio no funcionamento cerebral.
- Dificuldade x transtornos na aprendizagem: na memória, nos processos atencionais, na linguagem, no desenvolvimento motor, na matemática.
Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano
- Teorias contemporâneas da aprendizagem (seus pressupostos e suas relações pedagógicas).
- Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano.
- Desenvolvimento psicossexual, psicossocial, cognitivo, moral, emocional. Hereditariedade x ambiente.
- A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrados na infância, adolescência e vida adulta.
- Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e aprendizagem humanos. O ciclo vital.
Psicomotricidade na Prática Neuropsicopedagógica
- Conceito e história da psicomotricidade. Bases neuroanatômicas e psicológicas do desenvolvimento motor.
- Psicomotricidade e estimulação precoce.
- Desenvolvimento psicomotor da criança.
- Avaliação e identificação dos distúrbios psicomotores.
- Intervenções na área de psicomotricidade.
- Controle encefálico do movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura.
- Construção da linguagem oral e escrita atrelada ao funcionamento cerebral. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções.
Metodologia da Pesquisa I
- Introdução aos conceitos básicos da metodologia.
- O método cientifico.
- Tipos de conhecimento.
- A investigação científica como prática social.
- Diferença entre linguagem científica e linguagem comum.
- Comportamento científico na busca do conhecimento que possibilite planejar e desenvolver trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa.
- Normas técnicas e metodológicas para os estudos acadêmicos: resumos, resenhas, estudos de caso. Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.
- Elaboração do projeto de pesquisa: a pergunta condutora, a delimitação do problema, a hipótese, os objetivos, o embasamento teórico.
- Ética na pesquisa.
Diagnóstico e Intervenção com Jogos
- Oficina de reflexão teórico-prática sobre o jogo e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional do ser humano.
- Vivência e análise de jogos.
- Procedimentos e recursos para a observação, análise e intervenção na situação lúdica.
- Mapa Cognitivo – ferramenta para diagnóstico e intervenção – Plasticidade Cerebral – Diagnóstico e intervenção com os jogos: para crianças com dificuldades de aprendizagem e com Transtorno de Espectro Autista, TDAH, Síndrome de Down, TOD.
- Jogos que serão utilizados: Cilada, Torre de Hanoi, Ta, Te, Ti tridimensional, Veriteck, Sodoku, Resta um, Alinhavos, Sequências ordenadas, Quebra cabeça.
Práticas Inclusivas e Diversidade
- Legislação e Políticas da Educacão Especial e Inclusiva.
- Processo educativo e desenvolvimento das possibilidades e pontencialidades para a aprendizagem.
- Alunos com Síndrome de Down.
- Transtorno do espectro autista (TEA)
- Deficiências (intelectual, sensorial e física) e suas especificidades.Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural.
- Funções psicológicas superiores.
- Atendimento educacional especializado.
- Planejamento, mediação, avaliava e intervenção para alunos.
Transtornos do Espectro Autista: Intervenção em Múltiplos Contextos
- História do Autismo.
- Estigma. Terminologias ao longo do tempo e na atualidade — literatura e sociedade.
- O diagnóstico — Transtorno do Espectro Autista e suas implicações.
- Causas, prevalência, sinais e sintomas. Comorbidades.
- Atenção multi e transdisciplinar. Avaliação.
- Intervenções baseadas em evidências científicas. Leitura neuropsicopedagógica sobre o autismo
Altas Habilidades: Aprendizagem e Metodologia
- Introdução.
- Contextualização histórica, mitos, terminologias e definições.
- Principais formas de identificação e avaliação.
- Estratégias de intervenção e desenvolvimento.
A Contribuição da TCC para a Neuropsicopedagogia
- A terapia cognitiva comportamental infantil
- Intervenções adequadas para estimular e trabalhar determinados aspectos das crianças que convivem com algum tipo de transtorno.
- Distúrbios do neurodesenvolvimento que tem como consequência a alteração de humor e a oscilação no comportamento, esquema corporal e atitudinal, inteligência emocional e interpessoal.
Contribuição da Psicanálise para a Neuropsicopedagogia
- Bases teóricas do pensamento psicanalítico.
- Vínculos entre as questões sintomáticas e a representação corporal.
- Correntes que vinculam Psicanálise à Educação.
- Sintomas somatopsíquicos e psícossomáticos.
Saúde Mental: Interfaces com a Neuropsicopedagogia
- Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente.
- História crítica do conceito de doença mental, normal e patológico.
- Noções de psicopatologia.
- Distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos.
- Modos de subjetivação na infância e na adolescência.
- Agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional.
- A depressão na infância.
Tratamentos Farmacológicos e Distúrbios de Aprendizagem
- Introdução à Neurofisiologia.
- Introdução à Farmacologia do Sistema Nervoso Central: Transtornos da ansiedade, do pânico, social, do estresse pós-traumático, obsessivo compulsivo, do Humor, Depressivo, Bipolar, Ciclotímico. Psicoses (foco em esquizofrenia).
- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Epilepsias, Opioides, Doenças neurodegenerativas , Diabetes, Dislipidemias.
- Automedicação. Influência dos nutrientes na memória e aprendizado.
- Probióticos e o eixo intestino-cérebro.
- Fitoterápicos e nutracêuticos: transtornos cognitivos, transtornos do humor, transtornos da ansiedade.
Linguagem, Cognição e Alfabetização
- Transtornos do Neurodesenvolvimento: Transtorno Específico da Aprendizagem(com prejuízo na leitura, com prejuízo na escrita, com prejuízo na matemática).
- Cognição social e linguagem: Atenção compartilhada,Teoria da mente.
- Ciência cognitiva da leitura:Níveis de escrita, Rotas de leitura ,Preditores de alfabetização, Discussões e contribuições da PNA e BNCC.
- Avaliação das Funções Executivas e linguagem: Estudos de caso, Aplicação e correção de testes.(IAR).
Contribuições da Fonoaudiologia para Atuação Neuropsicopedagógica
- Linguagem oral e escrita.
- Desenvolvimento infantil.
- Diagnósticos que envolvem a fala e a linguagem oral.
- Audição e suas alterações.
- Conceitos que envolvem o processo de aprendizagem.
- Alterações de leitura e a escrita.
- Aplicação de testes.
Neurodesenvolvimento: Transtornos e Síndromes que Influenciam na Aprendizagem
- DSM-5, CID-10/11 e CIF os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional.
- Perdas das funções cognitivas: modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem.
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Transtorno do Espectro Autista. Síndrome de Down e Distúrbios da Aprendizagem.
Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva
- As novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação.
- Relações entre mídia, cultura e subjetividade.
- Definição de tecnologias educacionais e tecnologia assistiva.
- Metodologias; softwares de acessibilidade; ferramentas Web 2.0; aplicativos para dispositivos móveis; recursos de tecnologia assistiva.
Gerontologia Aplicada à Neuropsicopedagogia
- Características das doenças degenerativas.
- Demência frontotemporal.
- Causas do esquecimento de memória.
- Fases da doença.
- Estimulação cognitiva.
- Intervenção.
Avaliação Diagnóstica em Neuropsicopedagógica
- Etapas: Contrato, Entrevista Inicial, Anamnese, Devolutiva e Relatório.
- Aplicacão da Provas Operatórias.
- Aplicação de testes psicométricos: Torre de Hanói (ToH), Cubos de Corsi, Torre de Londres (TOL),Teste de atenção por cancelamento, Teste de Trilhas. Teste de Span de dígitos (Funções executivas: atenção, controle inibitório memória de trabalho).
Intervenção Neuropsicopedagogia
- Práticas de intervenção nos casos de Autismo, TDAH, Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, DI, Paralisia Cerebral (PC), Síndrome de Down.
- Transtorno do Processamento Auditivo Central – TPAC.
MTP II/ Seminário de Conclusão de Curso.
- O conhecimento científico e a Neuropsicopedagogia.
- Desafios da Neuropsicopedagogia nas áreas clinica e institucional .
- Atitude investigativa.
- Como elaborar um Plano de Intervenção à partir do projeto de pesquisa.
- Critérios da avaliação do PI.
- Seminário de apresentação dos Planos de Intervenção.