Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional

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Sobre a
pós-graduação

A Neuropsicopedagogia é uma área interdisciplinar que integra neurociência, psicologia e pedagogia para entender os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Ela investiga como cérebro, mente e comportamento interagem, propondo estratégias para superar desafios cognitivos e emocionais.

A pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional prepara profissionais para atuar tanto no ambiente escolar, promovendo práticas inclusivas e mediando casos de dificuldades de aprendizagem, quanto na área clínica, com avaliações e intervenções voltadas ao desenvolvimento cognitivo e emocional.

Com uma formação prática e abrangente, o curso capacita para enfrentar desafios em diferentes contextos, contribuindo para o desenvolvimento integral de indivíduos e a inovação nas práticas educacionais e terapêuticas.

O que você vai aprender

Confira a estrutura do curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional.

Neurociências Aplicadas à Educação

  • Sistema nervoso: compreensão da aprendizagem, memória, atenção e o comportamento e a interface com a prática do sistema educacional formal.
  • Processo de autoregulação (funções executivas).
  • Comportamento de risco (questão socioeconômica, alimentação e rotina do sono).
  • Aspectos orgânicos, sociais, pedagógicos, emocionais e ontogenéticos na aprendizagem.

Fundamentos da Neuropsicopedagogia

  • Introdução aos fundamentos da Neuropsicopedagogia.
  • Diagnóstico e Intervenção Neuropsicopedagógico.
  • Aprendizagem e Desenvolvimento. Código de Ética.
  • A transdisciplinaridade.  Obstáculos da Aprendizagem.
  • Distúrbios e transtornos.

Bases Neurocientíficas da Aprendizagem

  • Noções básicas de neuroanatomia.
  • Divisões anatômicas e funções cerebrais.
  • Desenvolvimento e maturação neurológica.
  • Neurofisiologia.
  • Sinapses elétricas e químicas.
  • Influência do meio no funcionamento cerebral.
  • Dificuldade x transtornos na aprendizagem: na memória, nos processos atencionais, na linguagem, no desenvolvimento motor, na matemática.

Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano

  • Teorias contemporâneas da aprendizagem (seus pressupostos e suas relações pedagógicas).
  • Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano.
  • Desenvolvimento psicossexual, psicossocial, cognitivo, moral, emocional. Hereditariedade x ambiente.
  • A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrados na infância, adolescência e vida adulta.
  • Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e aprendizagem humanos. O ciclo vital.

Psicomotricidade na Prática Neuropsicopedagógica

  • Conceito e história da psicomotricidade. Bases neuroanatômicas e psicológicas do desenvolvimento motor.
  • Psicomotricidade e estimulação precoce.
  • Desenvolvimento psicomotor da criança.
  • Avaliação e identificação dos distúrbios psicomotores.
  • Intervenções na área de psicomotricidade.
  • Controle encefálico do movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura.
  • Construção da linguagem oral e escrita atrelada ao funcionamento cerebral. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções.

Metodologia da Pesquisa I

  • Introdução aos conceitos básicos da metodologia.
  • O método cientifico.
  • Tipos de conhecimento.
  • A investigação científica como prática social.
  • Diferença entre linguagem científica e linguagem comum.
  • Comportamento científico na busca do conhecimento que possibilite planejar e desenvolver trabalhos acadêmicos e projetos de pesquisa.
  • Normas técnicas e metodológicas para os estudos acadêmicos:  resumos, resenhas, estudos de caso. Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.
  • Elaboração do projeto de pesquisa: a pergunta condutora, a delimitação do problema, a hipótese, os objetivos, o embasamento teórico.
  • Ética na pesquisa.

Diagnóstico e Intervenção com Jogos

  • Oficina de reflexão teórico-prática sobre o jogo e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional do ser humano.
  • Vivência e análise de jogos.
  • Procedimentos e recursos para a observação, análise e intervenção na situação lúdica.
  • Mapa Cognitivo – ferramenta para diagnóstico e intervenção – Plasticidade Cerebral – Diagnóstico e intervenção com os jogos: para crianças com dificuldades de aprendizagem e com Transtorno de Espectro Autista, TDAH, Síndrome de Down, TOD.
  • Jogos que serão utilizados: Cilada, Torre de Hanoi, Ta, Te, Ti tridimensional, Veriteck,  Sodoku, Resta um, Alinhavos, Sequências ordenadas, Quebra cabeça.

Práticas Inclusivas e Diversidade

  • Legislação e Políticas da Educacão Especial e Inclusiva.
  • Processo educativo e desenvolvimento das possibilidades e pontencialidades para a aprendizagem.
  • Alunos com Síndrome de Down.
  • Transtorno do espectro autista (TEA)
  • Deficiências (intelectual, sensorial e física) e suas especificidades.Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural.
  • Funções psicológicas superiores.
  • Atendimento educacional especializado.
  • Planejamento, mediação, avaliava e intervenção para alunos.

Transtornos do Espectro Autista: Intervenção em Múltiplos Contextos

  • História do Autismo.
  • Estigma. Terminologias ao longo do tempo e na atualidade — literatura e sociedade.
  • O diagnóstico — Transtorno do Espectro Autista e suas implicações.
  • Causas, prevalência, sinais e sintomas. Comorbidades.
  • Atenção multi e transdisciplinar. Avaliação.
  • Intervenções baseadas em evidências científicas. Leitura neuropsicopedagógica sobre o autismo

Altas Habilidades: Aprendizagem e Metodologia

  • Introdução.
  • Contextualização histórica, mitos, terminologias e definições.
  • Principais formas de identificação e avaliação.
  • Estratégias de intervenção e desenvolvimento.

A Contribuição da TCC para a Neuropsicopedagogia

  • A terapia cognitiva comportamental infantil
  • Intervenções adequadas para estimular e trabalhar determinados aspectos das crianças que convivem com algum tipo de transtorno.
  • Distúrbios do neurodesenvolvimento que tem como consequência a alteração de humor e a oscilação no comportamento, esquema corporal e atitudinal, inteligência emocional e interpessoal.

Contribuição da Psicanálise para a Neuropsicopedagogia

  • Bases teóricas do pensamento psicanalítico.
  • Vínculos entre as questões sintomáticas e a representação corporal.
  • Correntes que vinculam Psicanálise à Educação.
  • Sintomas somatopsíquicos e psícossomáticos.

Saúde Mental: Interfaces com a Neuropsicopedagogia

  • Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente.
  • História crítica do conceito de doença mental, normal e patológico.
  • Noções de psicopatologia.
  • Distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos.
  • Modos de subjetivação na infância e na adolescência.
  • Agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional.
  • A depressão na infância.

Tratamentos Farmacológicos e Distúrbios de Aprendizagem

  • Introdução à Neurofisiologia.
  • Introdução à Farmacologia do Sistema Nervoso Central: Transtornos da ansiedade, do pânico, social, do estresse pós-traumático, obsessivo compulsivo, do Humor, Depressivo, Bipolar, Ciclotímico. Psicoses (foco em esquizofrenia).
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Epilepsias, Opioides, Doenças neurodegenerativas , Diabetes, Dislipidemias.
  • Automedicação. Influência dos nutrientes na memória e aprendizado.
  • Probióticos e o eixo intestino-cérebro.
  • Fitoterápicos e nutracêuticos: transtornos cognitivos, transtornos do humor, transtornos da ansiedade.

Linguagem, Cognição e Alfabetização

  • Transtornos do Neurodesenvolvimento: Transtorno Específico da Aprendizagem(com prejuízo na leitura, com prejuízo na escrita, com prejuízo na matemática).
  • Cognição social e linguagem: Atenção compartilhada,Teoria da mente.
  • Ciência cognitiva da leitura:Níveis de escrita, Rotas de leitura ,Preditores de alfabetização, Discussões e contribuições da PNA e BNCC.
  • Avaliação das Funções Executivas e linguagem: Estudos de caso, Aplicação e correção de testes.(IAR).

Contribuições da Fonoaudiologia para Atuação Neuropsicopedagógica

  • Linguagem oral e escrita.
  • Desenvolvimento infantil.
  • Diagnósticos que envolvem a fala e a linguagem oral.
  • Audição e suas alterações.
  • Conceitos que envolvem o processo de aprendizagem.
  • Alterações de leitura e a escrita.
  • Aplicação de testes.

Neurodesenvolvimento: Transtornos e Síndromes que Influenciam na Aprendizagem

  • DSM-5, CID-10/11 e CIF os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional.
  • Perdas das funções cognitivas: modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem.
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Transtorno do Espectro Autista. Síndrome de Down e Distúrbios da Aprendizagem.

Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva

  • As novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação.
  • Relações entre mídia, cultura e subjetividade.
  • Definição de tecnologias educacionais e tecnologia assistiva.
  • Metodologias; softwares de acessibilidade; ferramentas Web 2.0; aplicativos para dispositivos móveis; recursos de tecnologia assistiva.

Gerontologia Aplicada à Neuropsicopedagogia

  • Características das doenças degenerativas.
  • Demência frontotemporal.
  • Causas do esquecimento de memória.
  • Fases da doença.
  • Estimulação cognitiva.
  • Intervenção.

Avaliação Diagnóstica em Neuropsicopedagógica

  • Etapas: Contrato, Entrevista Inicial, Anamnese, Devolutiva e Relatório.
  • Aplicacão da Provas Operatórias.
  • Aplicação de testes psicométricos: Torre de Hanói (ToH), Cubos de Corsi, Torre de Londres (TOL),Teste de atenção por cancelamento, Teste de Trilhas. Teste de Span de dígitos (Funções executivas: atenção, controle inibitório memória de trabalho).

Intervenção Neuropsicopedagogia

  • Práticas de intervenção nos casos de Autismo, TDAH, Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, DI, Paralisia Cerebral (PC),  Síndrome de Down.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central – TPAC.

MTP II/ Seminário de Conclusão de Curso.

  • O conhecimento científico e a Neuropsicopedagogia.
  • Desafios da Neuropsicopedagogia nas áreas clinica e institucional .
  • Atitude investigativa.
  • Como elaborar um Plano de Intervenção à partir do projeto de pesquisa.
  • Critérios da avaliação do PI.
  • Seminário de apresentação dos Planos de Intervenção.

Por que fazer esse curso

A Neuropsicopedagogia é uma área estratégica para quem deseja compreender e transformar os processos de ensino-aprendizagem. Com base em neurociência, psicologia e pedagogia, ela oferece ferramentas práticas para superar desafios cognitivos e emocionais, impactando vidas de forma significativa.

Este curso abre portas para diversas áreas de atuação, como escolas, clínicas, empresas, hospitais e ONGs, atendendo à crescente demanda por especialistas em neurociência aplicada à educação. Além disso, profissionais da área recebem salários que variam de R$4.500 a R$10.000, segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Ao escolher esta pós-graduação, você investe em uma carreira de relevância social e impacto positivo, unindo ciência e prática para transformar o aprendizado e o desenvolvimento humano.

Corpo docente

Conheça a coordenação do curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional.

Coordenação

Heloísa Delage

Heloísa Delage

Coordenadora Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ Pedagoga -CES /JF | Consultora e Assessora Educacional |Diretora Apostilada SEE/MG/ Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós-graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos, técnicos e científicos, como seminários e encontro de educadores de abrangência nacional e internacional.

Professores

aline dornelas

Aline Dornelas

Doutora e Mestre em Linguística pela UFJF. Fonoaudióloga. Pós-graduada em Neurociências aplicadas à Aprendizagem (UFRJ).

foto-ana-elisa-delage

Ana Elisa Gomes Delage

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Atualmente é palestrante e organizadora de eventos técnicos-científicos nas áreas de Saúde e Educação.

ana paula xavier

Ana Paula Xavier

Doutoranda em Humanidades e Artes com menção em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosário/ UNR – Argentina. Mestre em Diversidade e Inclusão/UFF. Especialista em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia Cognitiva, Psicanálise Clínica.

Celi Adriana Olivieri

Celi Adriana Olivieri

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e, também, em Saúde Mental pela Universidade Estácio de Sá (2011). Atuante na clínica Psicanalítica há 08 anos.

Emerson Rodrigues Duarte

Emerson Rodrigues Duarte

Doutor em Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora,(2017).Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pessoas com deficiência, ensino superior, educação infantil, política pública.

Giovani Schettino

Giovani Schettino

Nutricionista. Farmacêutico. Mestre em Bioengenharia. Doutorando em Engenharia Biomédica. Especialista em Nutrição.

karla gabriel

Karla Gabriel

Mestra em Educação/UFJF. Especialista em Educação Inclusiva e pedagoga.

Luis Fernando Bevilacqua Meireles

Luis Fernando Bevilacqua Meireles

Especialista em Transtorno do Espectro Autista pelo Child Behavior Institute of Miami (2021). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional com ênfase em Saúde Mental, Saúde Infantojuvenil e Gerontologia.

marcelo-quesado

Marcelo Quesado

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde da UFJF. Mestre em Ciências Biológicas com Concentração em Comportamento pela UFJF. Médico formado pela UFJF, Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Mylene Cristina Santiago

Mylene Cristina Santiago

Palestrante convidada do curso de Neuropsicopedagogia. Doutora em Educação e atualmente é professora do Departamento de Educação e vice coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora.

raquel grazzinoli

Raquel Grazzinoli

Doutoranda em Educação. Mestra em Educação Inclusiva. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Transtorno do Espectro Autista. Pedagoga.

Regina Ferreira Barra

Regina Ferreira Barra

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, (2015). Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas da Neurociência e da Avaliação Psicológica.

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Especialista em Pedagogia com ênfase em Psicopedagogia, pela FFCL “Eugênio Pacelli” em Pouso Alegre. Fundadora da Empresa Educvida, prestadora de serviços em Educação, realizando palestras e cursos de capacitação para cerca de 21.000 professores. Atuando há 52 anos em todos os seguimentos da educação.

Roseane Ribeiro Mendonça

Roseane Ribeiro Mendonça

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Tem experiência em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando em temas como: Psicologia Escolar, Psicologia Clínica, Neuropsicologia, Avaliação Psicológica, Dotação & Talento, Formação de Professores e Educação Montessori.

Sandro Jorge Tavares Ribeiro

Sandro Jorge Tavares Ribeiro

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, pelo Centro Universitário de Volta Redonda,(2017). Idealizador coordenador do Projeto ASA (Aprendizagem Além da Sala de Aula) onde, foram formados mais de 9 mil professores docentes da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro no uso de recursos digitais para a aprendizagem.

sergio de carvalho

Sergio Luiz de Carvalho Junior

Doutorando em Neurociências. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Especialista em Neurologia e Neurociências, Psicomotricidade e Autismo e Neuropsicopedagogia.

Dúvidas frequentes

Pra quem este curso é recomendado?
Profissionais graduados nas áreas de Educação e Saúde: educadores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, orientadores educacionais e demais profissionais que desejam atuar na área.

Após o pagamento da matrícula no site, nós entraremos em contato solicitando os seguintes documentos digitalizados:

  • Diploma do ensino superior (frente e verso)
  • Título de eleitor (frente e verso)
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de moradia (conta de água, luz, telefone, etc.)
  • Certificado de reservista (para homens acima de 18 anos)

Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Sim, não existe distinção entre o diploma presencial e EaD.

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Na EnsinE, acreditamos que a educação é a chave para a mudança e o desenvolvimento. Por isso, investimos em métodos de ensino modernos, infraestrutura de ponta e parcerias estratégicas, como a certificação Microsoft, para garantir que nossos alunos estejam sempre à frente.

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