Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Videoconferência)

Enviar para alguém

Sobre a
pós-graduação

A Neuropsicopedagogia é uma área interdisciplinar que integra neurociência, psicologia e pedagogia para entender os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Ela investiga como cérebro, mente e comportamento interagem, propondo estratégias para superar desafios cognitivos e emocionais.

A pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional prepara profissionais para atuar tanto no ambiente escolar, promovendo práticas inclusivas e mediando casos de dificuldades de aprendizagem, quanto na área clínica, com avaliações e intervenções voltadas ao desenvolvimento cognitivo e emocional.

Com uma formação prática e abrangente, o curso capacita para enfrentar desafios em diferentes contextos, contribuindo para o desenvolvimento integral de indivíduos e a inovação nas práticas educacionais e terapêuticas.

O que você vai aprender

Confira a estrutura do curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Videoconferência).
  • Neurociências Aplicadas à Educação – 10h
  • Fundamentos da Neuropsicopedagogia – 10h
  • Bases Neurocientíficas da Aprendizagem – 30h
  • Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano – 20h
  • Psicomotricidade na Prática Neuropsicopedagógica – 30h
  • Metodologia da Pesquisa I – 20h
  • Diagnóstico e Intervenção com Jogos – 30h
  • Práticas Inclusivas e Diversidade – 20h
  • Transtornos do Espectro Autista: Intervenção em Múltiplos Contextos – 20h
  • Altas Habilidades: Aprendizagem e Metodologia  – 20h
  • A Contribuição da TCC para a Neuropsicopedagogia – 10h
  • Contribuição da Psicanálise para a Neuropsicopedagogia – 10h
  • Saúde Mental: Interfaces com a Neuropsicopedagogia – 20h
  • Tratamentos Farmacológicos e Distúrbios de Aprendizagem.- 20h
  • Linguagem, Cognição e Alfabetização – 30h
  • Contribuições da Fonoaudiologia para Atuação Neuropsicopedagógica – 20h
  • Neurodesenvolvimento: Transtornos e Síndromes que Influenciam na Aprendizagem – 30h
  • Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva – 10h
  • Comunicação em Empreendedorismo para Neuropsicopedagogia – 10h
  • Gerontologia Aplicada à Neuropsicopedagogia – 20h
  • Estágio Supervisionado em Neuropsicopedagogia Institucional – 40h
  • Estágio Supervisionado em Neuropsicopedagogia Clínica :Avaliação Diagnóstica e Intervenção Neuropsicopedagógica ) – 150h
  • Orientação/Seminário Conclusão de Curso – 20

Por que fazer esse curso

A Neuropsicopedagogia é uma área estratégica para quem deseja compreender e transformar os processos de ensino-aprendizagem. Com base em neurociência, psicologia e pedagogia, ela oferece ferramentas práticas para superar desafios cognitivos e emocionais, impactando vidas de forma significativa.

Este curso abre portas para diversas áreas de atuação, como escolas, clínicas, empresas, hospitais e ONGs, atendendo à crescente demanda por especialistas em neurociência aplicada à educação. Além disso, profissionais da área recebem salários que variam de R$4.500 a R$10.000, segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Além disso, nosso curso está alinhado às diretrizes propostas pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia. Caso deseje se associar e garantir o seu registro junto à instituição, verifique as regras da entidade em sbnpp.org.br.

Ao escolher esta pós-graduação, você investe em uma carreira de relevância social e impacto positivo, unindo ciência e prática para transformar o aprendizado e o desenvolvimento humano.

Corpo docente

Conheça a coordenação do curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Videoconferência).

Coordenação

Heloísa Delage

Heloísa Delage

Coordenadora Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ Pedagoga -CES /JF | Consultora e Assessora Educacional |Diretora Apostilada SEE/MG/ Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós-graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos, técnicos e científicos, como seminários e encontro de educadores de abrangência nacional e internacional.

Professores

aline dornelas

Aline Dornelas

Doutora e Mestre em Linguística pela UFJF. Fonoaudióloga. Pós-graduada em Neurociências aplicadas à Aprendizagem (UFRJ).

foto-ana-elisa-delage

Ana Elisa Gomes Delage

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Atualmente é palestrante e organizadora de eventos técnicos-científicos nas áreas de Saúde e Educação.

ana paula xavier

Ana Paula Xavier

Doutoranda em Humanidades e Artes com menção em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosário/ UNR – Argentina. Mestre em Diversidade e Inclusão/UFF. Especialista em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia Cognitiva, Psicanálise Clínica.

Celi Adriana Olivieri

Celi Adriana Olivieri

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e, também, em Saúde Mental pela Universidade Estácio de Sá (2011). Atuante na clínica Psicanalítica há 08 anos.

Emerson Rodrigues Duarte

Emerson Rodrigues Duarte

Doutor em Psicologia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora,(2017).Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pessoas com deficiência, ensino superior, educação infantil, política pública.

Giovani Schettino

Giovani Schettino

Nutricionista. Farmacêutico. Mestre em Bioengenharia. Doutorando em Engenharia Biomédica. Especialista em Nutrição.

karla gabriel

Karla Gabriel

Mestra em Educação/UFJF. Especialista em Educação Inclusiva e pedagoga.

Luis Fernando Bevilacqua Meireles

Luis Fernando Bevilacqua Meireles

Especialista em Transtorno do Espectro Autista pelo Child Behavior Institute of Miami (2021). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional com ênfase em Saúde Mental, Saúde Infantojuvenil e Gerontologia.

marcelo-quesado

Marcelo Quesado

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde da UFJF. Mestre em Ciências Biológicas com Concentração em Comportamento pela UFJF. Médico formado pela UFJF, Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Mylene Cristina Santiago

Mylene Cristina Santiago

Palestrante convidada do curso de Neuropsicopedagogia. Doutora em Educação e atualmente é professora do Departamento de Educação e vice coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora.

raquel grazzinoli

Raquel Grazzinoli

Doutoranda em Educação. Mestra em Educação Inclusiva. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Transtorno do Espectro Autista. Pedagoga.

Regina Ferreira Barra

Regina Ferreira Barra

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, (2015). Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas da Neurociência e da Avaliação Psicológica.

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Especialista em Pedagogia com ênfase em Psicopedagogia, pela FFCL “Eugênio Pacelli” em Pouso Alegre. Fundadora da Empresa Educvida, prestadora de serviços em Educação, realizando palestras e cursos de capacitação para cerca de 21.000 professores. Atuando há 52 anos em todos os seguimentos da educação.

Roseane Ribeiro Mendonça

Roseane Ribeiro Mendonça

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Tem experiência em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando em temas como: Psicologia Escolar, Psicologia Clínica, Neuropsicologia, Avaliação Psicológica, Dotação & Talento, Formação de Professores e Educação Montessori.

Sandro Jorge Tavares Ribeiro

Sandro Jorge Tavares Ribeiro

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, pelo Centro Universitário de Volta Redonda,(2017). Idealizador coordenador do Projeto ASA (Aprendizagem Além da Sala de Aula) onde, foram formados mais de 9 mil professores docentes da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro no uso de recursos digitais para a aprendizagem.

sergio de carvalho

Sergio Luiz de Carvalho Junior

Doutorando em Neurociências. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Especialista em Neurologia e Neurociências, Psicomotricidade e Autismo e Neuropsicopedagogia.

Dúvidas frequentes

Pra quem este curso é recomendado?
Profissionais graduados nas áreas de Educação e Saúde: educadores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, orientadores educacionais e demais profissionais de áreas afins.

Após o pagamento da matrícula no site, nós entraremos em contato solicitando os seguintes documentos digitalizados:

  • Diploma do ensino superior (frente e verso)
  • Título de eleitor (frente e verso)
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de moradia (conta de água, luz, telefone, etc.)
  • Certificado de reservista (para homens acima de 18 anos)

Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Sim, não existe distinção entre o diploma presencial e EaD.

Quer saber mais?

Ainda tem dúvidas? Preencha o formulário abaixo e um consultor especializado entrará em contato!

Conheça a Faculdade EnsinE

A Faculdade EnsinE é uma instituição inovadora e comprometida com a excelência educacional. Nossa missão é transformar o mundo do trabalho por meio de uma educação de alta qualidade, preparando nossos alunos para os desafios do futuro.

Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação com foco em áreas emergentes e tecnológicas, capacitando nossos alunos com conhecimentos sólidos e habilidades práticas.

Na EnsinE, acreditamos que a educação é a chave para a mudança e o desenvolvimento. Por isso, investimos em métodos de ensino modernos, infraestrutura de ponta e parcerias estratégicas, como a certificação Microsoft, para garantir que nossos alunos estejam sempre à frente.

Venha descobrir como podemos ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais e transformar o seu futuro.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste Carnaval!

Do dia 03 até o dia 05 de fevereiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!