Pós-graduação em

Mediação de Conflitos

Refletir acerca da aplicação da mediação dentro do quadro atual de reflexão teórica e prática.

Início do curso

A definir

Mensalidade

R$ 390,00

Modalidade

Presencial

Cidade

MG - Juiz de Fora

Público-alvo

Profissionais com formação superior.

Material didático

Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos.

Certificado

Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.

Carga horária

Sextas das 18h às 22h Sábado das 08h ás 17h Carga horária total: 360 horas/aula

Por que fazer este curso

O ensino jurídico é formalista, legalista e essencialmente fundado em uma lógica binária que separa o lícito do ilícito e que, em razão disso, impõem o sobrestamento de uma conjunção “COMO” (quanto ao modo) ou “PORQUE” ao substantivo “PORQUÊ” (causa, razão, motivo), ou seja, na transposição da lógica instrumental para a lógica jurídica ou universo normativo a jurisprudência ou ciência do direito é inteligida, pelo aplicador e para o aplicador, como um espaço de subjetividade (discricionariedade) dissociado do “PORQUÊ” como substantivo ou do dever de apresentar razões capazes de encontrar assentimento racional nos demais membros da sociedade. No ensino jurídico o “PORQUÊ” como substantivo é correspondente à fixação de meios e fins, uma tarefa que cabe aos coparticipes do processo legislativo, não aos aplicadores jurídicos, a quem cabe o “COMO” ou “PORQUÊ” como conjunção.

No ensino jurídico e na ciência do direito, se as teorias jurídicas se caracterizam por conter elementos cognoscitivos (descrição e explicação dos fenômenos jurídicos) e elementos não cognoscitivos, ou seja, proposições ideológicas e/ou funcionais, de natureza cripto-normativa e consequências pragmáticas, então, a teoria que concebe uma “jurisprudência dos valores”, aberta e determinada sem maior rigor lógico, uma tentativa de relativizar a norma jurídica, que assume significações em função de uma ordem concreta de valores, é desprovida de razões jurídicas.

A jurisprudência ou a ciência do direito não tem primado em praticar a virtude do autoconhecimento, sendo um saber que se desconhece, ou “mal se conhece”, em função da cobertura ideológica que sempre preencheu o vazio criado por este desconhecimento ou mal (auto-) conhecimento. Sabemos ao certo que a crise no Poder Judiciário não é apenas de funcionamento, mas é, também, substancial e conceitual. Assim, a importância da especialização em Mediação consiste em:

  • Levar o estudante a aprender o sentido unitário da experiência jurídica em todas as suas manifestações específicas, em conexão com vários problemas fundamentais inclusive quanto às razões da unidade concreta e dinâmica da ordem jurídica positiva, cuja compreensão é indispensável à formação do jurista, e que nenhuma disciplina jurídica positiva particular poderia propiciar;
  • Realizar a crítica dos pressupostos ou das condições lógicas e metodológicas das demais ciências jurídicas, que nenhuma destas poderia ter como objeto;
  • Determinar o fundamento ético da fenomenologia jurídica e do comportamento do jurista nos múltiplos campos de sua atividade.

Mais especificamente, se as transformações políticas, sociais e econômicas das últimas décadas provocaram mudanças profundas na concepção das relações sociais, então os temas como a gestão e resolução do conflito são tomados como objetos de estudo. O conhecimento da realidade contemporânea e o papel da Mediação como importante mecanismo com o qual se impõe o sobrestamento do substantivo “PORQUÊ” (causa, razão, motivo) à uma conjunção “COMO” (quanto ao modo) ou “PORQUÊ”.

Além disso, com o desenvolvimento e crescimento nacional, o acúmulo de processos judiciais e a crescente litigiosidade do ambiente jurídico, faz-se necessário estudo de técnicas adequadas de resolução de controvérsias, observando a lógica do sistema multiportas a fim de modificar a cultura adversarial.

Objetivos desta pós-graduação

O objetivo geral do curso é o de refletir acerca da aplicação da mediação dentro do quadro atual de reflexão teórica e prática. Instrumentalizar o pós-graduando com a tradição analítica do conhecimento, a fim de multiplicar os instrumentos de interpretação e aplicação da sistemática de resolução de controvérsias. Contribuir para a formação crítica do profissional do Direito. Introduzir o pós-graduando nas correntes contemporâneas mais relevantes em negociação. Promover a discussão a respeito dos temas centrais de forma a problematizar a dogmática jurídica. Assim, estimulada a criatividade (sua visão de mundo) e a percepção dos múltiplos aspectos que decorrem do estudo da Mediação, buscar-se-á:

  • Proporcionar aos alunos as ferramentas hábeis ao questionamento das questões teóricas, doutrinárias e práticas da Mediação;
  • Capacitar o aluno a ter visão sistêmica da Mediação e suas interfaces com os demais ramos do conhecimento;
  • Avaliar as formas mais eficientes de resolução de conflitos em situações concretas;
  • Refletir e debater sobre as principais tendências de aplicação da Mediação e suas repercussões nas relações sociais;
  1. Mostrar ao aluno a teoria e prática como pressuposto indissociável da aplicação da Mediação, dando-lhe conhecimentos das principais linhas teóricas a respeito do assunto e seus reflexos no ato de justificação (criação) e aplicação;
  2. Aprofundar as noções de resolução de conflitos, relacionando-as com a chamada interpretação sistemática, fazendo-o de perspectiva tanto teórica como operacional e tendo em vista problemas de hermenêutica e aplicação. Mostrar que a base do sistema é valorativa antes de ser racional (topos e sistema em relação dialética). Discutir a fundamentação desses valores. Justificá-los no contexto histórico e social;
  3. Introduzir a noção de diagnóstico, como instrumento didático, objetivando instruir o estudante na análise e discussão de casos. Apresentar e discutir modelos de diagnóstico. Sugerir o diagnóstico de casos práticos a serem apresentados em aulas de seminário;
  4. Apreciar os princípios constitucionais no tocante à interpretação sistemática, a integração desta última no processo de legitimação constitucional. Tratar dos reflexos exteriores da Constituição nos atos normativos, especialmente em sua interpretação juntamente com problemas da interpretação/aplicação e análise da própria Constituição

Cronograma

Teoria Geral da Mediação 
Carga Horária: 24h/a
Professor: a definir

Psicologia e Mediação
Carga Horária: 12h/a
Professor: a definir

Design de Sistema de Disputas
Carga Horária: 24h/a
Professor: a definir

Mediação Judicial
Carga Horária: 12h/a
Professor: a definir

Condução de sessões de mediação – Prática I
Carga Horária: 24h/a
Professora:

Mediação Familiar
Carga Horária: 24h/a
Professor:

Mediação e Advocacia
Carga Horária: 36h/a
Professor:

Constelação Familiar
Carga Horária: 24h/a
Professor:

Mediação Empresarial
Carga Horária: 24h/a
Professor:

Mediação Internacional
Carga Horária: 12h/a
Professora:

Mediação na Administração Pública
Carga Horária: 24h/a
Professor:

Mediação Empresarial
Carga Horária: 30h/a
Professor:

Mediação Escolar
Carga Horária: 24h/a
Professor:

Justiça Restaurativa
Carga Horária: 30h/a
Professor:

Mediação Comunitária Interdisciplinar
Carga Horária: 24h/a
Professor:

Condução de sessões de mediação – Prática II
Carga Horária: 36h/a
Professor:

Criação de Centro de Mediação
Carga Horária: 36h/a
Professor:

Ementa

Em breve.

Coordenadora

Heloisa Maria Delage Braga | Psicopedagoga
Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ Pedagoga -CES /JF | Consultora e Assessora Educacional |Diretora Apostilada SEE/MG/ Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós-graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos, técnicos e científicos, como seminários e encontro de educadores de abrangência nacional e internacional.

Professores

Em breve.

Perguntas frequentes

Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

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Mediação de Conflitos

Matrícula: R$ 95

Planos de pagamento:
À vista R$ 5.967,00 (cheque)
18 x R$ 390,00 = R$ 7.020,00 (valor normal)

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