Pós-graduação em Enfermagem Pediátrica
Se prepare com os melhores professores na área de enfermagem. Nossa Pós graduação possui conteúdo diversificado, dinâmico, atualizado com as principais demandas do Mercado de Trabalho.
O curso de Enfermagem Pediátrica tem como premissa o conhecimento, um dos agentes transformadores na vida das pessoas, sendo assim estudar é imprescindível. Estudar para participar de discussões clínicas, estudar para ensinar, estudar para empoderar, mas principalmente, estudar para assegurar ao paciente o melhor cuidado, garantir o tratamento adequado e a recuperação rápida da saúde.
Estudar pediatria e se dedicar as crianças e adolescentes não é para qualquer um, porém quem decide por este caminho acaba apaixonado. A criança é um ser em evolução, não é um adulto pequeno! Com isso, ser especialista em pediatria é ser capaz de prestar um cuidado especializado de forma ampla, onde além da assistência direta ao paciente precisamos conviver e ajudar os familiares e acompanhantes. É sabido que o enfermeiro tem o papel integrador na equipe multiprofissional, ou seja, é o elo da equipe, sendo assim é fundamental estarmos preparados para ensinar, aprender, debater, posicionar, motivar, unir, agregar, abraçar, ajudar, chorar, rir e até mesmo silenciar quando necessário.
Esse curso emerge da necessidade do mercado, onde os profissionais querem aprender a parte teórica associado a prática assistencial diária, o corpo docente é formado por Enfermeiros- professores que realizam suas atividades diárias de cuidado direto aos pacientes nos diferentes tipos de unidades assistenciais. Fato que possibilita unir academia e prática assistencial, as aulas são embasadas em diretivas teóricas inseridas no contexto prático.
A especialização é uma formação necessária de qualificação e aprendizado para o enfermeiro nos dias de hoje. A metodologia utilizada neste curso é construída de aulas gravadas com aulas síncronas pré-agendadas, onde professor e alunos se encontram para discutir os diferentes temas e para esclarecer dúvidas. As avaliações serão realizadas a cada módulo, ficando a critério do professor o tipo de avaliação que será aplicada. Para a aprovação de cada módulo é necessário assistir todos os vídeos disponibilizados e entregar ou realizar as avaliações. Para a finalização do curso é imprescindível a realização do TCC orientado por um Tutor que será disponibilizado pela coordenação do curso.
Desenvolver o profissional para atuar na assistência ao paciente pediátrico em todas as suas especificidades e nas diferentes unidades assistenciais, embasado no conhecimento técnico- teórico buscando o desenvolvimento do senso crítico para eleger prioridades na tomada de decisão, qualificando o cuidado e garantindo segurança as crianças e familiares, bem como direcionar a utilização das melhores práticas assistenciais e incentivar a busca contínua do conhecimento.
Objetivos Específicos:
- Conhecer as principais patologias clínicas e cirúrgicas que acometem os pacientes pediátricos, focado no plano de cuidados da enfermagem;
- Atuar em equipe multidisciplinar, desenvolvendo e liderando atividades assistenciais diretas ao paciente;
- Eleger prioridades na tomada de decisão, liderar e desenvolver sua equipe para priorização do atendimento a criança;
- Conhecer o processo de gestão das diferentes unidades pediátricas, otimizando os fluxos de atendimentos, o custo-efetividade dos serviços e a qualidade da estrutura física e tecnológica;
- Garantir a qualidade e segurança no atendimento do paciente pediátrico, planejando e executando protocolos e planos de cuidado junto a equipe multiprofissional;
- Assistência integral à criança e ao adolescente, tendo condições de aplicar os conhecimentos adquiridos no cuidado assistencial e na integração da equipe multiprofissional;
Disciplina: Unidade de Atendimento Pediátrico
Docente: Enfª. MS Sabrina Pinheiro
Carga horária: 30h
Ementa:
- Conceitos fundamentais sobre a ênfase das unidades pediátricas
- Direito das crianças e das famílias
- Estatuto da criança e do adolescente
- Atendimento humanizado ao paciente pediátrico
- Avaliação clínica do paciente pediátrico em relação à diferença entre fisiológico e patológico.
Disciplina: Gestão, Segurança e qualidade da assistência do paciente pediátrico
Docente: Enfª. Waleska de Almeida Pereira
Carga horária: 30h
Ementa:
- Modelos gerenciais
- Indicadores em saúde
- Gestão de custos e materiais
- Competências gerenciais
- Liderança
- Gestão de Pessoas
- Segurança do Paciente e Gerenciamento de Risco Acreditação hospitalar
Disciplina: Sistematização da assistência / Processo de enfermagem nas unidades pediátricas
Docente: Enfª MS Cynthia Carolina Duarte Andrade
Carga horária: 30h
Ementa:
- Estudo das etapas do processo de enfermagem aplicado à prática clínica.
- Tecnologias da informação e Comunicação
- Prática baseada em evidências
- Dimensionamento de pessoal
Disciplina: Terminalidade e cuidado paliativo no paciente pediátrico
Docente: Enfº. MS Mirian Neis
Carga horária: 30h
Ementa:
- Humanização
- Bioética e cuidados paliativos
- Terminalidade e o Processo da morte e do morrer
- Legislação e políticas públicas em cuidados paliativos Comunicação e espiritualidade em cuidados paliativos
- Interdisciplinaridade em cuidados paliativos
- Como dar más notícias?
- O papel do enfermeiro frente ao paciente paliativo e/ou terminal
Disciplina: Práticas assistenciais do enfermeiro aos pacientes pediátricos
Docente: Enfª. MS Kelly Mesquita
Carga Horária: 30h
Ementa:
- Procedimentos técnicos
- Terapia infusional
- Controle de infecção
- Principais medicamentos utilizados na pediatria Incompatibilidades
- Interações medicamentosas
- Eventos adversos
Disciplina: Assistência de enfermagem à criança com distúrbios cardíacos
Docente: Enfª Anna Gabriela Cavalcanti Arais
Carga horária: 30h
Ementa:
- Estudo das principais patologias cardíacas clínicas e cirúrgicas, que afetam a criança/adolescente, com foco na atuação do enfermeiro.
- Cuidados de enfermagem no paciente em pré e pós operatório e recuperação anestésica.
- ECMO
Disciplina: Assistência de enfermagem à criança com distúrbios respiratórios
Docente: Enfª MS Sabrina Pinheiro
Carga horária: 30h
Ementa:
- Estudo das principais patologias respiratórias que afetam a criança/adolescente, com foco na atuação do enfermeiro pediátrico.
- Oxigenioterapia
- Principais tecnologias para suporte ventilatório
Disciplina: Assistência de enfermagem à criança com distúrbios neurológicos
Docente: Enfª Waleska Almeida Pereira
Carga horária: 30h
Ementa:
- Estudo das principais alterações/doenças neurológicas que afetam a criança/adolescente, com foco na atuação do enfermeiro pediátrico.
- Protocolo de morte encefálica
- DVE, DVP e DVL
Disciplina: Assistência de enfermagem à criança com distúrbios renais, endócrinos e metabólicos
Docente: Enfª Anna Gabriela Cavalcanti Arais
Carga horária: 30h
Ementa:
- Estudo das principais patologias metabólicas que afetam a criança/adolescente, com foco na atuação do enfermeiro pediátrico
- Diabetes, cetoacidose diabética
- Estudo das principais doenças renais que afetam a criança/adolescente, com foco na atuação do enfermeiro pediátrico
- Terapias de substituição renal
- Diuréticos
Disciplina: Assistência de enfermagem à criança com traumas físicos
Docente: Enf°. MS Jhon Wesley Fernandes Bragança Miranda
Carga horária: 30h
Ementa:
- Estudos das principais intervenções aos pacientes com trauma cefálico, torácico e abdominal.
- Acidentes na infância.
Disciplina: Assistência de enfermagem em situações especiais
Docente: Enfª MS Kelly Mesquita
Carga horária: 30h
Ementa:
- Hemotransfusão
- Atenção ao adolescente
- Pacientes psiquiátricos
- Exames laboratoriais
- Cuidados com a pele
Disciplina: Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico crítico
Docente: Enfª MS Sabrina Pinheiro
Carga horária: 30h
Ementa:
- Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico nas diferentes situações de urgência e emergência, clínica e/ou cirúrgica. Sepse e choques
- Capacitação para atendimento padronizado de ressuscitação cardiopulmonar segundo as diretrizes da American Heart Association
Metodologia científica
Docente: Enfª MS Sabrina Pinheiro
Carga horária: 50h
Ementa:
- Conceitos básicos em metodologia
- Tipos de pesquisa
- Elaboração de projeto e pesquisa
- Bases de Dados e Pesquisa Bibliográfica
- Desenvolvendo a pesquisa
- Capacitar os alunos a elaborar o projeto de pesquisa e o trabalho de conclusão de curso
Coordenação
Sabrina dos Santos Pinheiro
Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente-FAMED/UFRGS; Enfermeira Titulada Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica/ABENTI; Especialista em Nefrologia pela Faculdade Futura; Membro do Departamento de Enfermagem AMIB e ABENEURO 20/21; Coordenadora da prova de titulação para enfermeiros intensivistas pediátricos da ABENTI; Sócia Fundadora da NURSESPED- Consultoria e Educação em Enfermagem Pediátrica.
Professores
Waleska de Almeida Pereira
Enfermeira Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva Pediátrica PUC/Minas Gerais; Auditora em Saúde pela Fundação Unimed – BH MBA Executivo em Saúde – Fundação Getúlio Vargas; Titulada em Terapia Intensiva Pediátrica pela ABENTI; Sócia Fundadora da NURSESPED- Consultoria e Educação em Enfermagem Pediátrica.
Anna Gabriela Cavalcanti Arais Currículo
Pós Graduação em Terapia Intensiva UNISINOS 2016; Titulada em Terapia Intensiva Pediátrica pela ABENTI 2018; MBA Gestão de Pessoas FGV 2020; Mestranda PPG do Ensino na Saúde da UFCSPA.
Kelly Mesquita
Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Unyleya, cursando pós-graduação em Acessos Vasculares e Terapia Infusional na Escola de Saúde La Salle. Atuando na área da saúde, mais precisamente na Assistência de Enfermagem e Ensino. Enfermeira sênior com sólida trajetória em Emergência, Neonatal, Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP), Pediatria Oncológica e Terapia Infusional.
Cynthia Carolina Duarte Andrade
Enfermeira doutoranda e mestre pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Terapia intensiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Enfermeira da Central de codificação DRG da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), professora do Centro Universitário UMA, Instituto de Educação Continuada da PUC-Minas e do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde (NPES), colaboradora da Câmara Técnica de Processo de Enfermagem do COREN-MG e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
Jhon Wesley Fernandes Bragança Miranda
Pós-graduado em Urgência e Emergência Pediátrica (HIJPII); MBA em Gestão de Serviços de Saúde (USC); Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente (FM-UFMG); Professor de graduação e pós-graduação.
Saiba mais
Inscreva-se aqui
R$250,00
À vista R$ 6.155,00
6x R$ 1.053,00
12x R$ 555,80
18 x R$ 390,00
Início das aulas
Início imediato
Duração do curso
410h
Público-alvo
Graduados em enfermagem
Material didático
Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos
Certificado
Certificado reconhecido pelo MEC
Local das aulas
Plataforma de estudos online