Pós-graduação
Ensino a distância

Enfermagem Pediátrica

Por que fazer o curso de Enfermagem Pediátrica

O conhecimento é um dos agentes transformadores na vida das pessoas, sendo assim estudar é imprescindível. Estudar para participar de discussões clínicas, estudar para ensinar, estudar para empoderar, mas principalmente, estudar para assegurar ao paciente o melhor cuidado, garantir o tratamento adequado e a recuperação rápida da saúde. 

Estudar pediatria e se dedicar as crianças e adolescentes não é para qualquer um, porém quem decide por este caminho acaba apaixonado. A criança é um ser em evolução, não é um adulto pequeno! Com isso, ser especialista em pediatria é ser capaz de prestar um cuidado especializado de forma ampla, onde além da assistência direta ao paciente precisamos conviver e ajudar os familiares e acompanhantes. É sabido que o enfermeiro tem o papel integrador na equipe multiprofissional, ou seja, é o elo da equipe, sendo assim é fundamental estarmos preparados para ensinar, aprender, debater, posicionar, motivar, unir, agregar, abraçar, ajudar, chorar, rir e até mesmo silenciar quando necessário. 

Esse curso emerge da necessidade do mercado, onde os profissionais querem aprender a parte teórica associado a prática assistencial diária, o corpo docente é formado por Enfermeiros- professores que realizam suas atividades diárias de cuidado direto aos pacientes nos diferentes tipos de unidades assistenciais. Fato que possibilita unir academia e prática assistencial, as aulas são embasadas em diretivas teóricas inseridas no contexto prático.  

A especialização é uma formação necessária de qualificação e aprendizado para o enfermeiro nos dias de hoje. A metodologia utilizada neste curso é construída de aulas gravadas com aulas síncronas pré-agendadas, onde professor e alunos se encontram para discutir os diferentes temas e para esclarecer dúvidas. As avaliações serão realizadas a cada módulo, ficando a critério do professor o tipo de avaliação que será aplicada. Para a aprovação de cada módulo é necessário assistir todos os vídeos disponibilizados e entregar ou realizar as avaliações. Para a finalização do curso é imprescindível a realização do TCC orientado por um Tutor que será disponibilizado pela coordenação do curso. 

Objetivos do curso de Enfermagem Pediátrica

Desenvolver o profissional para atuar na assistência ao paciente pediátrico em todas as suas especificidades e nas diferentes unidades assistenciais, embasado no conhecimento técnico- teórico buscando o desenvolvimento do senso crítico para eleger prioridades na tomada de decisão, qualificando o cuidado e garantindo segurança as crianças e familiares, bem como direcionar a utilização das melhores práticas assistenciais e incentivar a busca contínua do conhecimento.  

 

Objetivos Específicos: 

    • Conhecer as principais patologias clínicas e cirúrgicas que acometem os pacientes pediátricos, focado no plano de cuidados da enfermagem; 
    • Atuar em equipe multidisciplinar, desenvolvendo e liderando atividades assistenciais diretas ao paciente; 
    • Eleger prioridades na tomada de decisão, liderar e desenvolver sua equipe para priorização do atendimento a criança; 
    • Conhecer o processo de gestão das diferentes unidades pediátricas, otimizando os fluxos de atendimentos, o custo-efetividade dos serviços e a qualidade da estrutura física e tecnológica;
    • Garantir a qualidade e segurança no atendimento do paciente pediátrico, planejando e executando protocolos e planos de cuidado junto a equipe multiprofissional; 
    • Assistência integral à criança e ao adolescente, tendo condições de aplicar os conhecimentos adquiridos no cuidado assistencial e na integração da equipe multiprofissional; 

Estrutura do curso de Enfermagem Pediátrica

Disciplina: Unidade de Atendimento Pediátrico 

Docente: Enfª MS Sabrina Pinheiro

Carga horária: 30h

Ementa:  

  • Conceitos fundamentais sobre a ênfase das unidades pediátricas 
  • Direito das crianças e das famílias 
  • Estatuto da criança e do adolescente 
  • Atendimento humanizado ao paciente pediátrico 
  • Avaliação clínica do paciente pediátrico em relação à diferença entre fisiológico e patológico. 

 

Disciplina:  Gestão, Segurança e qualidade da assistência do paciente pediátrico 

Docente: Enfª Waleska de Almeida Pereira

Carga horária: 30h

Ementa: 

  • Modelos gerenciais  
  • Indicadores em saúde 
  • Gestão de custos e materiais 
  • Competências gerenciais 
  • Liderança 
  • Gestão de Pessoas 
  • Segurança do Paciente e Gerenciamento de Risco Acreditação hospitalar 

 

Disciplina: Sistematização da assistência / Processo de enfermagem nas unidades pediátricas 

Docente: Enfª MS Cynthia Carolina Duarte Andrade

Carga horária: 30h

Ementa: 

  • Estudo das etapas do processo de enfermagem aplicado à prática clínica.  
  • Tecnologias da informação e Comunicação 
  • Prática baseada em evidências 
  • Dimensionamento de pessoal 

 

Disciplina: Terminalidade e cuidado paliativo no paciente pediátrico 

Docente: Enfº MS Mirian Neis

Carga horária: 30h

Ementa: 

  • Humanização 
  • Bioética e cuidados paliativos 
  • Terminalidade e o Processo da morte e do morrer 
  • Legislação e políticas públicas em cuidados paliativos Comunicação e espiritualidade em cuidados paliativos 
  • Interdisciplinaridade em cuidados paliativos 
  • Como dar más notícias? 
  • O papel do enfermeiro frente ao paciente paliativo e/ou terminal. 

 

Disciplina: Práticas assistenciais do enfermeiro aos pacientes pediátricos 

Docente: Enfª MS Kelly Mesquita

Carga Horária: 30h 

Ementa: 

  • Procedimentos técnicos 
  • Terapia infusional 
  • Controle de infecção 
  • Principais medicamentos utilizados na pediatria Incompatibilidades 
  • Interações medicamentosas 
  • Eventos adversos 

 

Disciplina: Assistência de enfermagem à criança com distúrbios cardíacos

Docente: Enfª Anna Gabriela Cavalcanti Arais

Carga horária: 30h

Ementa: 

  • Estudo das principais patologias cardíacas clínicas e cirúrgicas, que afetam a criança/adolescente, com foco na atuação do enfermeiro. 
  • Cuidados de enfermagem no paciente em pré e pós operatório e recuperação anestésica. 
  • ECMO

 

Disciplina: Assistência de enfermagem à criança com distúrbios respiratórios

Docente: Enfª MS Sabrina Pinheiro

Carga horária: 30h

Ementa: 

  • Estudo das principais patologias respiratórias que afetam a criança/adolescente, com foco na atuação do enfermeiro pediátrico. 
  • Oxigenioterapia 
  • Principais tecnologias para suporte ventilatório 

 

Disciplina: Assistência de enfermagem à criança com distúrbios neurológicos

Docente: Enfª Waleska Almeida Pereira

Carga horária: 30h

Ementa: 

  • Estudo das principais alterações/doenças neurológicas que afetam a criança/adolescente, com foco na atuação do enfermeiro pediátrico. 
  • Protocolo de morte encefálica 
  •  DVE, DVP e DVL 

 

Disciplina: Assistência de enfermagem à criança com distúrbios renais, endócrinos e metabólicos

Docente: Enfª Anna Gabriela Cavalcanti Arais

Carga horária: 30h

Ementa: 

  • Estudo das principais patologias metabólicas que afetam a criança/adolescente, com foco na atuação do enfermeiro pediátrico 
  • Diabetes, cetoacidose diabética 
  • Estudo das principais doenças renais que afetam a criança/adolescente, com foco na atuação do enfermeiro pediátrico 
  • Terapias de substituição renal 
  • Diuréticos

 

Disciplina: Assistência de enfermagem à criança com traumas físicos

Docente: Enf° MS Jhon Wesley Fernandes Bragança Miranda

Carga horária: 30h

Ementa: 

  • Estudos das principais intervenções aos pacientes com trauma cefálico, torácico e abdominal. 
  • Acidentes na infância. 

 

Disciplina: Assistência de enfermagem em situações especiais

Docente: Enfª MS Kelly Mesquita

Carga horária: 30h

Ementa: 

  • Hemotransfusão 
  • Atenção ao adolescente 
  • Pacientes psiquiátricos 
  • Exames laboratoriais 
  • Cuidados com a pele 

 

Disciplina: Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico crítico

Docente: Enfª MS Sabrina Pinheiro

Carga horária: 30h

Ementa: 

  • Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico nas diferentes situações de urgência e emergência, clínica e/ou cirúrgica. Sepse e choques. 
  • Capacitação para atendimento padronizado de ressuscitação cardiopulmonar segundo as diretrizes da American Heart Association. 

 

Metodologia científica

Docente: Enfª MS Sabrina Pinheiro

Carga horária: 50h

Ementa: 

  • Conceitos básicos em metodologia 
  • Tipos de pesquisa 
  • Elaboração de projeto e pesquisa 
  • Bases de Dados e Pesquisa Bibliográfica 
  • Desenvolvendo a pesquisa 
  • Capacitar os alunos a elaborar o projeto de pesquisa e o trabalho de conclusão de curso

Corpo docente

Coordenador(a)

Sabrina dos Santos Pinheiro

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente-FAMED/UFRGS; Enfermeira Titulada Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica/ABENTI; Especialista em Nefrologia pela Faculdade Futura; Membro do Departamento de Enfermagem AMIB e ABENEURO 20/21; Coordenadora da prova de titulação para enfermeiros intensivistas pediátricos da ABENTI; Sócia Fundadora da NURSESPED- Consultoria e Educação em Enfermagem Pediátrica.

Professores(as)

Waleska de Almeida Pereira

Enfermeira Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva Pediátrica PUC/Minas Gerais; Auditora em Saúde pela Fundação Unimed – BH MBA Executivo em Saúde – Fundação Getúlio Vargas; Titulada em Terapia Intensiva Pediátrica pela ABENTI; Sócia Fundadora da NURSESPED- Consultoria e Educação em Enfermagem Pediátrica.

Anna Gabriela Cavalcanti Arais

Pós Graduação em Terapia Intensiva UNISINOS 2016; Titulada em Terapia Intensiva Pediátrica pela ABENTI 2018; MBA Gestão de Pessoas FGV 2020; Mestranda PPG do Ensino na Saúde da UFCSPA.

Mirian Neis

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela FAMED - UFRGS; Especialista em Enfermagem Pediátrica pela SOBEP.

Kelly Mesquita

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Unyleya, cursando pós-graduação em Acessos Vasculares e Terapia Infusional na Escola de Saúde La Salle. Atuando na área da saúde, mais precisamente na Assistência de Enfermagem e Ensino. Enfermeira sênior com sólida trajetória em Emergência, Neonatal, Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP), Pediatria Oncológica e Terapia Infusional.

Cynthia Carolina Duarte Andrade

Enfermeira doutoranda e mestre pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Terapia intensiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Enfermeira da Central de codificação DRG da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), professora do Centro Universitário UMA, Instituto de Educação Continuada da PUC-Minas e do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa.  Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde (NPES), colaboradora da Câmara Técnica de Processo de Enfermagem do COREN-MG e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).

Jhon Wesley Fernandes Bragança Miranda

Pós-graduado em Urgência e Emergência Pediátrica (HIJPII); MBA em Gestão de Serviços de Saúde (USC); Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente (FM-UFMG); Professor de graduação e pós-graduação.

Inscreva-se aqui

Matrícula

R$250,00

Planos de pagamento

À vista R$ 6.155,00
6x R$ 1.053,00
12x R$ 555,80
18 x R$ 390,00

Início das aulas

20 de outubro

Duração do curso

410h

Público-alvo

Graduados em enfermagem

Material didático

Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos

Certificado

Certificado emitido pela Faculdade Sensu e reconhecido pelo MEC

Local das aulas

Ensino a distância com aulas síncronas pelo Google Meet ou Canal do Youtube Nursesped

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