O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cirurgia Geral da Faculdade EnsinE tem seu projeto elaborado em conformidade com a regulamentação do Ministério da Educação (MEC) e está devidamente cadastrado no órgão máximo da educação no Brasil. É, portanto, um curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC e consta do portal e-MEC.
A Cirurgia Geral é uma especialidade de grande importância na medicina, uma vez que, além do seu papel fundamental na prática médica diária é indispensável na formação básica para todos os médicos que pretendem atuar em áreas cirúrgicas específicas, como cirurgia vascular, urologia, cirurgia plástica e outras.
Contrastando com a grande procura pela especialidade, as vagas oferecidas para especialização em Cirurgia Geral são limitadas, especialmente nos programas de residência médica, quase todos vinculados ahospitais públicos e universitários, os quais, embora sejam considerados o modelo ideal para a especialização dos profissionais, não atendem a sequer 30% do total de médicos que se formam a cada ano em nosso país.
Neste contexto, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, como o nosso, representam uma alternativa ética, legal e tecnicamente reconhecida, contribuindo para a melhor formação dos médicos em nosso meio.
A duração do curso é de dois ou três anos, de acordo com a opção do aluno no ato da matrícula. As aulas teóricas acontecem pelas modalides presencial e a distância. Presencial, com aferição de frequência e provas a cada ciclo de aprendizado. A carga horária prática é oferecida em diferentes cenários, em clínicas conveniadas no estado do Rio de Janeiro (RJ), que compreendem atividades ambulatoriais (acompanhamento de pacientes em pré e pós-operatório e procedimentos pouco invasivos) e em Centro Cirúrgico.
O calendário de atividades teóricas será distribuído com a devida antecedência e evitará feriados e datas festivas, de modo a maximizar e facilitar a programação e o aproveitamento. As atividades práticas diárias, nos hospitais e clínicas conveniadas, serão oferecidas aos alunos por escala. O curso inclui, ainda, horas adicionais dedicadas a atividades online, como aulas e palestras de professores convidados, sessões clínicas e “estudos dirigidos”, sempre sob preceptoria do corpo docente.
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cirurgia Geral da Faculdade EnsinE poderá propiciar ao médico, além da oportunidade de se aperfeiçoar na área e acumular conhecimentos, um diploma reconhecido pelo MEC, que comprovará o seu compromisso com a busca permanente pela capacitação, o qual deve nortear a atividade de qualquer profissional. E que lhe dará um inegável respaldo, frente a eventuais questionamentos quanto a sua qualificação.
Neste contexto, reiteramos que o curso se apresenta como uma alternativa válida para os profissionais que desejam aprender e atuar com seriedade nesta área.
O Conselho Federal de Medicina considera o curso médico como um curso terminal, estando o médico graduado em qualquer instituição de ensino superior, apto legalmente para praticar qualquer ato médico, podendo, portanto, exercer a sua atividade dentro das diversas especialidades médicas, como pediatria, cardiologia ou neurologia entre outras, inclusive em áreas cirúrgicas, como cirurgia geral, ortopedia etc. A Cirurgia Geral é uma especialidade de grande importância na medicina, uma vez que, além do seu papel fundamental na prática médica diária, é indispensável na formação básica para todos os médicos que pretendem atuar áreas cirúrgicas específicas, como cirurgia vascular, urologia, cirurgia plástica e tantas outras. Contrastando com a grande procura pela especialidade, as vagas oferecidas para especialização são limitadas, especialmente nos programas de residência médica, quase todos vinculados a hospitais públicos e universitários, os quais, embora sejam considerados o modelo ideal para a especialização dos profissionais, não atendem a sequer 30% do total de médicos que se formam a cada ano em nosso país. A consequência desta dificuldade é a formação de profissionais despreparados, com pouca informação e experiência, embora legalmente habilitados para o exercício da profissão. Neste contexto, os cursos de pós-graduação lato-sensu, como o nosso, representam uma alternativa ética, legal e tecnicamente reconhecida, contribuindo para a melhor formação dos médicos em nosso meio.
O objetivo do Curso de Cirurgia Geral é oferecer aos médicos a possibilidade de uma especialização em uma área de grande importância na prática médica, tanto por sua área de conhecimento em si, como pela base que representa na formação de especialistas nas demais especialidades cirúrgica.
Fundamentos Anatômicos e Fisiológicos da Cirurgia Anatomia humana, descritiva, topográfica e comparada. Correlação anatomoclínica. Fisiologia, citologia e histopatologia da pele. pH cutâneo, sistema imunológico da epiderme. Epiderme, derme e hipoderme. Camadas epidérmicas. Manto hidro-lipídico. Derme: sistema micro-circulatório, receptores, substância fundamental, sistema imunológico e produção fibrosa. Bioengenharia da pele. Hipoderme e anexos cutâneos. Pelos e cabelos. Glândulas sebácea e sudorípara. Unhas. Fisiopatologia da pele. Sistemas de classificação da pele: biótipo, Fitzpatrick e Glogau.
Didática e Metodologia da Pesquisa Científica Carga Horária A importância da Universidade como geradora de novos conhecimentos através do incentivo e apoio à pesquisa em geral e em particular na área cirúrgica e na medicina estética. Como elaborar um trabalho científico para apresentação para publicação de resultados em revistas especializadas ou em congressos. Conhecimentos de novos recursos para ter acesso à bibliografia especializada através da informática. Fundamentos de bioestatística e métodos de análise estatística com índices de significância. Noções de técnicas de ensino e recursos pedagógicos. Como analisar se o que está sendo transmitido ao aluno está sendo aprendido. Como verificar o nível de ensino e da relação professor-aluno.
Técnica Operatória Princípios básicos da prática cirúrgica, incluindo conhecimento do material e do ambiente da Princípios básicos da prática cirúrgica, incluindo conhecimento do material e do ambiente da sala de cirurgia, bem como noções de assepsia e anti-sepsia. Noções gerais das técnicas utilizadas em procedimentos cirúrgicos. Fundamentos teóricos dos princípios da técnica operatória, incluindo paramentação, escovação, assepsia, instrumentação cirúrgica básica, diérese, hemostasia, exérese e síntese. Fornecer as bases sólidas para a indicação, técnica e complicações dos procedimentos de diérese, hemostasia a síntese. Instruções sobre o ambiente da sala de operação e a equipe cirúrgica. Formação cirúrgica básica, com ênfase para a prática de procedimentos que salvam vidas e dos rotineiramente realizados em pronto-socorro. Manobras cirúrgicas no primeiro atendimento ao politraumatizado. Indicações, contra-indicações e complicações da microcirurgia e da cirurgia videoassistida. Cicatrização. Antibioticoterapia profilática e complicações dos atos anestésicos e operatórios.
Anestesiologia Princípios básicos da anestesia, incluindo conhecimento do material e do ambiente da sala de cirurgia, bem como noções de todos os tipos de anestesia. Noções gerais das técnicas utilizadas. Atualização de novas técnicas. Indicações das técnicas anestésicas aplicadas aos diferentes procedimentos da cirurgia geral e medicina estética. Áreas de atuação da anestesiologia. Cuidados pré-, intra- e pós-operatório. Dor aguda e crônica. Analgesia e sedação. Anestesia geral e local. Distúrbio eletrolítico e ácido-básico.
Cirurgia Ambulatorial Princípios básicos de reconhecimento e tratamento de afecções cirúrgicas que dispensam a internação hospitalar, reunindo com objetividade os aspectos mais importantes da nosologia prevalente na prática cirúrgica de ambulatório em nosso meio. Cuidado primário em cirurgia: instalações e equipamentos. Pré-, per- e pós-operatório. Anestesia para cirurgia ambulatorial. Fios de sutura e outros materiais de síntese. Traumatismos superficiais. Incisões, suturas, retalhos, Z-plastias e enxertos. Curativos. Infecções bacterianas da pele e do tecido celular subcutâneo. Corpos estranhos. Biópsias. Lesões pré-cancerosas da pele. Lesões pigmentadas da pele. Tumores da pele e subcutâneo. Cirurgia de cabeça e pescoço. Cirurgia proctológica. Cirurgia otorrinolaringológica no paciente ambulatorial. Hérnia da parede abdominal. Videolaparoscopia. Queloides e cicatrizes hipertróficas.
Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo Serão estudados os fundamentos para a prática da cirurgia do aparelho digestivo, incluindo os conhecimentos sobre nutrição, bases anatômicas, as técnicas anestésicas e os fenômenos cicatriciais, especialmente suas alterações mais comuns nos pós-operatórios e as respectivas opções de correção. Fundamentos de anatomia, cirurgia geral e de anestesia são indispensáveis aos médicos que se dedicam a medicina e cirurgia plástica e estética. Conhecimento, diagnóstico e conduta frente às principais complicações no paciente cirúrgico. Novos conceitos sobre a obesidade fazem com que seja considerada em todo mundo como uma dependência e como uma das causas mais importantes para a diminuição da vida média útil do ser humano. Conhecimento das causas da obesidade e seus tratamentos médicos e cirúrgicos serão estudados nesta disciplina. Doenças do esôfago, estômago, duodeno, pâncreas, vias biliares, fígado, intestinos delgado e grosso, ânus e paredes abdominais em adultos e crianças. Informações básicas sobre principais doenças do trato digestório e órgãos anexos (fígado e pâncreas). Tratamento cirúrgico de afecções gastroenterológicas.
Cirurgia Vascular Fundamentos da cirurgia vascular e angiologia. Acesso ao sistema vascular venoso e arterial. Trauma vascular periférico: aspectos epidemiológicos, fisiopatologia e mecanismos de lesão vascular, quadro clínico, exames complementares, tratamento e complicações. Oclusões arteriais: etiopatogenia, achados clínicos e tratamento. Doença vascular e diabetes. Antiplaquetários e doença vascular periférica. Isquemia mesentérica aguda. Doença renovascular. Hemorragias digestivas de origem vascular: relações anatômicas do trato digestivo com o sistema circulatório. Edemas de membros inferiores: aspectos fisiológicos, etiologia, aspectos clínicos e diagnósticos diferenciais. Varizes e estase venosa crônica de membros inferiores: aspectos anatômicos, fisiopatologia e história natural da doença. Trombose venosa profunda dos membros inferiores. Linfedemas: sistema linfático, fisiopatologia, etiologia, classificação funcional, quadro clínico, diagnóstico diferencial e tratamento.
Urologia Semiologia urológica. Anatomia, embriologia e fisiologia do trato urinário. Anomalias congênitas. Etiologia, fisiopatologia, diagnóstico e terapêutica das doenças do sistema urinário. Infecções e inflamações do trato genital. Radiologia do trato genitourinário e adrenais: os métodos de diagnóstico por imagem na abordagem das doenças dos rins, vias urinárias e adrenais Litíase urinária. Obstrução e estase urinárias. Doenças da próstata. Escroto agudo. Orquite aguda e abscesso do testículo. Parafimose. Oncologia urológica. Traumas e urgências do trato urinário. Indicações cirúrgicas em doenças do trato urinário.
Cirurgia Torácica Correlações anatomoclínicas da parede e cavidade torácicas, órgãos do mediastino e regiões pleuropulmonares. Doenças pulmonares agudas e crônicas. Exames de apoio diagnóstico em pneumologia. Tratamento clínico e cirúrgico de doenças pulmonares mais freqüentes. Bases do primeiro atendimento de emergências clínicas e traumáticas e no caso de obstrução da vias aéreas. Suporte básico de vida e ressuscitação cárdiorespiratória no adulto. Atendimento sistematizado de emergências e urgências no adulto. Atendimento pré-hospitalar do trauma: sistema de resgate, mecanismos de trauma, avaliação do local do trauma e medidas preventivas, imobilização e salvamentos. Procedimentos torácicos básicos: punção arterial, punção pleural, passagem de intra-catch, controle de dreno torácico, pré- e pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia torácica.
Cirurgia Plástica Tipos de cirurgias utilizadas para minimizar deformidades inestéticas, congênitas ou adquiridas, na face e na cabeça. Técnicas para liftings parciais, faciais ou cervicais, blefaroplastias, rinoplastias, otoplastias e outras. Procedimentos cirúrgicos que corrijam as alterações de contorno corporal serão também abordados. As indicações, as principais técnicas, as complicações e os resultados possíveis serão apresentados e discutidos.
Prática em Cirurgia Geral I Atividades práticas, supervisionadas em ambulatórios e centro cirúrgico, em procedimentos da área de Cirurgia plástica estética. O conhecimento dos fundamentos e o desenvolvimento de habilidades em áreas especiais da clínica cirúrgica, tais como: Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Torácica; Cirurgia Vascular; Cirurgia Plástica; Cirurgia Ambulatorial; Fundamentos de Nutrição e Cicatrização.
Prática em Cirurgia Geral II Atividades práticas, supervisionadas em ambulatórios e centro cirúrgico, em procedimentos da área de Cirurgia plástica estética. O conhecimento dos fundamentos e o desenvolvimento de habilidades em áreas especiais da clínica cirúrgica, tais como: Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Torácica; Cirurgia Vascular; Cirurgia Plástica; Cirurgia Ambulatorial; Fundamentos de Nutrição e Cicatrização.
Prática em Cirurgia Geral III Atividades práticas, supervisionadas em ambulatórios e centro cirúrgico, em procedimentos da área de Cirurgia plástica estética. O conhecimento dos fundamentos e o desenvolvimento de habilidades em áreas especiais da clínica cirúrgica, tais como: Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Torácica; Cirurgia Vascular; Cirurgia Plástica; Cirurgia Ambulatorial; Fundamentos de Nutrição e Cicatrização.
Entre em contato.
A definir.
5740 horas
Médicos
Ensin.E Educação LTDA - 33.220.000/0001-56
Do dia 03 até o dia 05 de fevereiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.
Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!
Bom descanso!