Não é nenhuma novidade o Instagram ser uma ferramenta essencial para o marketing das empresas atualmente. Mas será que você domina todas as funcionalidades dessa rede social? Neste post você vai conhecer melhor o que é e como usar o IGTV a favor do seu negócio.
O que é o IGTV?
Criada pelo Instagram, em junho de 2018, o IGTV é uma plataforma integrada, exclusivamente para produção de conteúdo em vídeo.
Diferente do aplicativo original do Instagram, que aceita apenas fotos e conteúdos audiovisuais pequenos, com duração máxima de um minuto, o IGTV permite vídeos de maior duração e qualidade.
Para contas verificadas, essa nova ferramenta possibilita vídeos de até uma hora de duração. Já para usuários comuns, o tempo máximo do conteúdo é de quinze minutos.
A grande proposta do IGTV é dar destaque e protagonismo à criação de conteúdo em vídeo nos meios digitais, uma tendência crescente no mercado atual.
Segundo o próprio Instagram, em 2017, o a produção de vídeo na plataforma já apresentava um crescimento de, aproximadamente, 80% ao ano.
O IGTV se apresenta, então, em uma tentativa de competir com plataformas como o Youtube, com a criação de conteúdos audiovisuais verticalizados, que facilitam a experiência dos usuários.
Quer entender como usar o IGTV? Saiba tudo sobre essa nova ferramenta agora mesmo.
Como usar o IGTV?
Para ter acesso à essa plataforma é muito simples: você pode optar por fazer o download do aplicativo específico do IGTV, ou utilizar a própria plataforma do Instagram.
Essa possibilidade existe justamente por se tratarem de plataformas integradas, permitindo que o conteúdo circule de maneiras diferentes dentro do mesmo meio.
Entenda a seguir como usar o IGTV nos dois casos.
Aplicativo IGTV
O primeiro passo para ter acesso a essa ferramenta é fazer o download do app na loja de aplicativos do seu smartphone, disponível para Android e IOS.
Depois, basta fazer o login no aplicativo utilizando as mesmas informações da sua conta do Instagram. Se os apps estiverem em um mesmo dispositivo, a sincronização é feita automaticamente.
Dentro do feed do IGTV, o usuário terá acesso apenas aos conteúdos audiovisuais publicados na plataforma, tanto de pessoas que segue, como também conteúdos de destaque na rede social.
Para publicar um conteúdo, basta clicar no ícone “+” que aparece no canto superior direito da tela do app e escolher, a partir da galeria do dispositivo, o vídeo desejado.
IGTV dentro do Instagram
A outra opção para utilizar o IGTV sem precisar baixar um novo aplicativo, é fazer isso pelo próprio Instagram.
Basta acessar a aba “explorar”, sinalizada por uma lupa na parte inferior da tela, e clicar na etiqueta “IGTV” no canto superior esquerdo.
A nova página será como um feed de vídeos do IGTV, trazendo os principais conteúdos postados na rede social.
Para publicar seu próprio conteúdo audiovisual, basta clicar no ícone “+” no canto superior direito da tela e utilizar o Instagram da mesma forma como o app do IGTV, escolhendo o conteúdo a partir da galeria do dispositivo.
Publicando o conteúdo
Agora que você já entendeu como usar o IGTV nas duas plataformas diferentes, vamos falar sobre a interface comum entre os dois: a área de publicação do conteúdo.
Após selecionar o vídeo que deseja publicar, a plataforma vai exibir uma prévia de como esse conteúdo será apresentado.
O próximo passo é definir a capa da postagem. Essa escolha pode ser feita a partir de um frame do vídeo ou de um arquivo da galeria.
Com a capa já escolhida, a plataforma vai pedir, obrigatoriamente, um título para a publicação e uma descrição opcional.
Você ainda pode escolher se uma prévia deste conteúdo será publicada, ou não, no feed do Instagram, com um teaser de 15 segundos.
Uma outra opção de configuração possível, é a criação de séries para inserir os vídeos.
As séries são como nichos para reunir conteúdos que você deseja que sejam exibidos juntos ou em ordem, bastante similar às playlists do Youtube.
Se você planeja, por exemplo, criar diversos conteúdos sobre um mesmo tema, as séries permitem que esses vídeos sejam agrupados como episódios dentro de uma mesma seção.
Assim, você pode organizar os conteúdos de forma personalizada e melhorar a experiência do usuário, que encontrará o vídeo desejado com mais facilidade.
Acessando o Canal
Conteúdo postado, o seu canal no IGTV é criado automaticamente!
Para ter acesso a esses canais, basta procurar o usuário no aplicativo do IGTV ou acessar o perfil desejado através do próprio Instagram.
No segundo caso, a aba do canal estará sinalizada na página do perfil, logo abaixo dos destaques, com o ícone de uma televisão.
3 dicas para usar o IGTV no seu negócio
Agora que você já sabe como usar o IGTV, aqui vão algumas dicas para utilizar a plataforma a favor do seu negócio.
1. Planeje estrategicamente sua produção de conteúdo
Não basta produzir conteúdo, você precisa saber com quem está falando e qual tipo de temáticas e assuntos podem trazer mais resultados para a sua empresa.
Para isso, antes de gravar um vídeo, faça uma análise de quem é o público-alvo da sua marca e quais personas interagem com o perfil do seu negócio.
Em seguida, segundo estratégias de marketing digital e funil de vendas, pense em conteúdos estratégicos que seriam interessantes para gerar engajamento e maior alcance.
Os conteúdos podem variar entre notícias ou novidades da área, materiais institucionais, perguntas e respostas para o público e, até mesmo, bastidores.
É importante também pensar no formato que será adotado para cada vídeo, inovando, buscando interação e padrões que fortaleçam a sua marca dentro deste conteúdo.
2. Invista em qualidade técnica
Não basta saber como usar o IGTV de forma correta, se suas publicações não tiverem qualidade de conteúdo e estética.
Investir em equipamentos profissionais ou de alta qualidade para a produção dos vídeos é essencial para bombar o seu conteúdo.
Além disso, pensar em cenários e elementos estéticos também fazem toda a diferença para o bom resultado de um produto audiovisual.
Outro aspecto que merece atenção é a edição desse material. Conheça 5 programas que podem facilitar a sua vida nesse processo.
Por último, estar atento às especificidades da plataforma é essencial para manter o diferencial do seu produto dentro dela.
Não esqueça de que o conteúdo é vertical e que o arquivo deve seguir algumas especificações de tamanho e formato para ser publicado na rede social.
3. Saiba fazer o melhor com a oportunidade
Seja criando conteúdo ou anunciando sua marca em outros vídeos na plataforma, saiba utilizar todo o potencial da rede social a seu favor.
Posicione sua marca, crie uma identificação e aproveite o espaço para incrementar o marketing da sua empresa.
Investir em produtos audiovisuais é essencial e um grande diferencial nesse momento! Aproveite para começar durante o período de ascensão desse conteúdo.
Gostou de saber mais sobre como usar o IGTV a favor da sua marca? Aproveite para conhecer mais sobre o que é marketing digital e como ele pode revolucionar o seu negócio.