Se você trabalha com marketing de conteúdo, já sabe a importância de estar por dentro das tendências do mercado. Afinal, a todo momento surgem notícias quentes, assuntos novos e memes originais. Mas em meio a esse mar de conteúdo, o que é realmente relevante para o seu nicho?
Nesse contexto, é necessário monitorar o que sua audiência costuma pesquisar: quais são as suas dúvidas? Quais são as suas dores? E o que você, marca ou produtor de conteúdo, pode contribuir e agregar a esse público? Sabendo as necessidades da sua audiência, fica mais fácil produzir um conteúdo assertivo e que gere identificação.
Você já deve estar pensando no trabalho que isso dá né? Mas calma, o Google Trends existe para facilitar sua vida. A ferramenta gratuita do Google permite acompanhar as tendências de buscas a partir da pesquisa de palavras chaves e/ou tópicos. Assim, você consegue desvendar o que sua audiência anda consumindo pela internet.
Quer saber mais sobre a ferramenta? E como ela pode te ajudar a dominar os principais assuntos do seu segmento? Então confira nosso artigo!
Afinal, o que é o Google Trends?
Criada em 2006, o Google Trends é uma ferramenta que informa a popularidade das principais buscas feitas no Google em um determinado período de tempo. Ele disponibiliza um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo – a partir de 2004 – e o vertical, o volume de buscas.
Com a ferramenta você consegue realizar comparações entre diversos assuntos e ainda avaliar a sazonalidade de um tema. Todas essas informações são geradas com base no banco de dados do Google, o maior site de buscas do mundo.
Vale ressaltar que você ainda pode filtrar os resultados de pesquisa por país, tempo (hora, dia, semana, mês e ano), categorias (entretenimento, tecnologia, ciência, esportes, etc) e tipo de busca (web, imagem, notícias, compras ou pesquisa do YouTube).
Por que você deveria estar usando?
Já conversamos sobre a importância de nutrir seu público-alvo com conteúdo relevante, mas se você ainda tem dúvida de como colocar isso em prática, o Google Trends pode te ajudar:
1) Na hora de produzir conteúdo
A ferramenta mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas, use essas informações a seu favor! Analise quais são as necessidades do seu público-alvo e produza conteúdo em cima disso.
2) Nas buscas por tendências
A chance de captar atenção da sua audiência surfando em tendências é mais fácil. Ao pesquisar por palavras-chaves relacionadas ao seu nicho, você é capaz de analisar o que está nas “rodas de conversa” da internet.
3) Na comparação de termos
Provavelmente você já teve dúvida na hora de escolher os termos para sua campanha ou ação de Marketing Digital, né? Com o Google Trends você consegue comparar termos parecidos e descobrir qual pode te ajudar a gerar melhores resultados. Dessa forma, as chances de aumentar o tráfego e conseguir um bom rankeamento são maiores.
Como usar a ferramenta?
Agora que você já entendeu o que o Google Trends pode te oferecer, vamos a prática.
Acesse a página: https://trends.google.com/trends/. Nela, você encontrará uma visão geral das pesquisas em alta. Para começar a pesquisar, digite uma palavra-chave na caixa “explorar tópicos”.
Dessa forma, você terá acesso aos principais dados de busca sobre o termo que pesquisou. Na parte inicial, você consegue filtrar os resultados por localização, tempo, categoria e tipo de pesquisa. Além disso, você consegue visualizar um gráfico com a intenção de buscas entre os sinônimos. Nesse exemplo, foi usado “Marketing Digital” e “Marketing de Conteúdo”.
Rolando a página para baixo, você confere o detalhamento comparado por sub-região. Em qual estado ou país o termo é mais pesquisado.
A lista acima mostra temáticas que estão relacionadas ao termo que foi pesquisado. No exemplo acima, foi usado Marketing Digital e vemos em ascensão: o que é nicho, dicas sobre marketing digital e ubersuggest. Já abaixo, temos a lista de buscas feitas no Google relacionadas a Marketing de conteúdo. Nela, vemos nos principais: o que é marketing de conteúdo e inbound marketing.
Além disso, é possível fazer download dos dados dessas listas, inserir em seus sites e/ou compartilhar nas redes. Vale destacar que você pode selecionar as informações entre os termos “Em ascensão” (termos que ganharam relevância no período selecionado) ou “Principais” (tópicos mais pesquisados).
Conclusão
O Google Trends é uma ferramenta preciosa para quem trabalha com Marketing Digital, auxiliando você a produzir um conteúdo mais assertivo. Esse recurso revela desde assuntos que estão em alta para você “surfar” nas tendências, até temáticas específicas ao seu nicho. Assim, você é capaz de planejar suas ações e postar o melhor conteúdo para cada momento.
Já ta pensando em adotar a ferramenta? Ou você já conhecia? Conta para gente nos comentários! Te esperamos no próximo artigo!