Como montar um currículo atrativo para os empregadores

Quem nunca ficou perdido na hora de criar e/ou atualizar o currículo? Não importa a profissão ou área, montar um currículo é um desafio (necessário). Mas para facilitar a sua missão e te ajudar a se destacar no mercado, preparamos algumas dicas para bombar seu currículo e impressionar aquela empresa que você sempre quis trabalhar. Vem conferir!

O que preciso ter em meu currículo?

Antes de inovar, é precisa saber o básico, certo? O feijão com arroz do currículo. Então, vamos passar por alguns requisitos básicos, porém fundamentais para qualquer CV tradicional.

Quem é você?

O empregador precisa bater o olho no seu CV e já saber seu nome completo, data de nascimento e como entrar em contato. Sem isso, o empregador nem consegue te contratar. Sempre inclua essas informações básicas:

  • Nome completo, data de nascimento
  • Endereço, telefone, celular e e-mail

Resumão Profissional:

Chegou a hora de treinar suas habilidades de síntese. Isso porque esse quesito deve constar todas as informações do seu currículo, mas de forma resumida. Ou seja, falar sobre todos os tópicos do CV, só que sem se aprofundar.

Identifique seu objetivo:

O nome já da pistas, logo seja sucinto: por que você está enviando seu currículo para essa empresa? Costure seu objetivo de carreira com o que aquela vaga específica pode te adicionar  no momento.

Dessa forma, você comunica aos empregadores onde você quer chegar, seu conhecimento sobre a cultura da empresa e que você tem vontade de trabalhar. Quer exemplos, né? “Tem como objetivo produzir conteúdo com foco em SEO, e acredita que a vaga *** agregaria em *** na concretização desse objetivo”.

PS: Os currículos são dissertações, logo devem ser feitos em 3 pessoa.

Nesse momento evite frases de efeito e clichês. Currículo é diferenciação e para se destacar é muito mais importante um objetivo estruturado e esquematizado de acordo com a vaga desejada.

Fale sobre sua formação de maneira objetiva:

Comece sempre pela formação mais recente. Além da graduação, inclua workshops, cursos online e complementares da sua área. As informações relevantes desse quesito são:

  • Nome do curso
  • Nome da Instituição
  • Quando você estudou
  • Caso seja um curso complementar: detalhe a carga horária

Por aqui  você também pode deve acrescentar idiomas, mas nem pense em exagerar, viu? Se o seu nível é básico de espanhol, deixe claro isso. Caso você tenha feito intercâmbio, é interessante ressaltar essa vivência internacional com o idioma.

Descreva suas experiências profissionais:

O que vai dizer que você tem competência e conhecimento na sua área é justamente a descrição das suas principais experiências, então bora caprichar! Nesse quesito é necessário levar em conta:

  • Nome da empresa
  • Cargo
  • Período de atuação
  • Funções do cargo
  • Resultados relevantes

“Ah, mas eu não tenho muitas experiências”. Calma, nem só de carteira assinada se faz um bom currículo. Caso você não tenha muitas experiências, descreva um freela relevante que você fez, um estágio não remunerado, tudo isso também é experiência.

Destaque suas Habilidades Comportamentais e Técnicas:

Sim, habilidades é um requisito amplo. Por isso, a sugestão é dividir em dois tópicos:

  • Habilidades Comportamentais: descreva aqui suas características que possam dar uma ideia ao empregador de como será seu comportamento  dentro da empresa. Gestão de equipes, inteligência emocional, oratória, são alguns exemplos.
  • Habilidades Técnicas: seus conhecimentos técnicos merecem destaque. Por exemplo, experiências com softwares.

Importantíssimo ressaltar que obrigação não é habilidade. Ser pontual, proativo e dedicado não são especificidades suas, na verdade são obrigações que você deve cumprir.

Boas práticas para você aderir:

Acrescente links para o seu portfólio e redes profissionais

Você já reparou que hoje em dia, a maior parte dos currículos são lidos online? Dessa forma, crie um espaço, seja um site ou agregador, para acessar os seus trabalhos publicados (ou não) na internet.

Vale incluir também link para as suas redes sociais mais relevantes, como LinkedIn.

Adicione depoimentos e/ou cartas de recomendação de antigos empregadores

Entre contato com antigo empregadores e peça uma carta de recomendação. Isso pode trazer credibilidade e autoridade para o seu trabalho.

Inclua os destaques da sua vida profissional

Além de descrever as atividades realizadas em cada trabalho, adicione os resultados, prêmios, conquistas que você entregou para a empresa com a qual trabalhou.

Qual diferença você fez naquela empresa?

Você revolucionou algum setor? Desenvolveu algo novo?

Mostre que você foi além do esperado, que você é insubstituível.  Te garanto que vai chamar mais atenção do que uma descrição genérica das atividades que qualquer pessoa pode desempenhar.

O que NÃO fazer?

Agora que você já sabe montar um currículo matador, chegou a hora de fugir dos erros. Se liga nessas dicas:

Erros de português

Parece que é chover no molhado, só que muita gente ainda envia CV sem revisar. Erros de digitação ou de concordância podem parecer coisa simples, mas dão uma péssima primeira impressão. Revise mil vezes se precisar.

Caso tenha problemas com revisão, use alguma ferramenta que te auxilie nessa tarefa, como o

Por isso, use uma ferramenta com a qual você já esteja acostumado para ajudá-lo na tarefa, como o LibreOffice.

Cuidado com os modelos prontos

Sabe aqueles layouts prontos do Canva ou até do próprio World? Então, eles podem trazer um charme para o seu CV, mas cuidado para ele não ficar poluído e confuso. Seu currículo deve ser convidativo a leitura.

Falta de informação para contato

Como você acha que os recrutadores irão te encontrar se você não inclui seus dados de e-mail, telefone e/ou redes sociais? Como os empregadores poderão marcar uma entrevista?

Sempre inclua não apenas uma, mas várias formas de contato.

 

E aí, gostou das dicas? Então, bora atualizar o currículo?

Compartilhe!

Deixe um comentário

Estamos atendendo pelo WhatsApp

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, estamos trabalhando de home office temporariamente. Se precisar de atendimento, pode nos enviar um WhatsApp que responderemos o mais breve possível!