Se engana quem pensa que marketing é um investimento apenas de grandes negócios. Quando a internet se torna a maior janela para o mundo, é essencial que as pequenas empresas também posicionem sua marca no mundo online. Confira neste post 3 vantagens e 5 dicas de marketing digital que podem fazer toda a diferença para o seu empreendimento.
As 3 grandes vantagens do marketing digital para pequenas empresas
Antes de falar sobre as dicas de marketing digital, separamos algumas das maiores vantagens que vão te convencer a adotá-lo no seu negócio agora mesmo.
1. Custo-benefício
Essa talvez seja a vantagem que mais chame a atenção e mostre ao empreendedor que qualquer negócio pode investir em marketing digital.
Para conseguir resultados com essa prática, não é necessário investir muito dinheiro, o que é um grande benefício, principalmente para pequenas e médias empresas.
Conteúdos de qualidade atrelados às ferramentas certas geram muito mais retorno no marketing digital quando comparado a outros meios.
Mesmo com um orçamento menor, é possível conseguir resultados equivalente a grandes empreendimentos desde que suas ações sejam estratégicas e focadas em um público mais segmentado.
2. Segmentação do Público
Falar com quem realmente importa é outro grande diferencial do marketing digital que impacta diretamente em melhores resultados para a sua marca.
Além de se posicionar no mundo online e aumentar a visibilidade do seu negócio, essa é também uma ótima oportunidade para competir com grandes marcas, desde que você fale com o público certo.
Diferente de outros meios, a internet permite que você se comunique diretamente com o público-alvo do seu empreendimento e com aqueles que têm interesse pela sua marca.
Dessa forma, é possível planejar uma estratégia mais específica para esse público, de acordo com as fases da jornada de compras, melhorando, inclusive, a experiência do consumidor.
3. Mensuração de Resultados
Ter controle sobre seus resultados, saber o que deu certo, quantas pessoas acessaram sua página ou compraram seu produto através de um anúncio é uma vantagem indispensável do marketing digital.
Através dessas informações é possível calcular precisamente o ROI (retorno sobre investimento) e o custo de aquisição do cliente dentro da sua empresa.
Além disso, esses dados também são importantíssimos na hora de definir quais serão as próximas estratégias utilizadas no marketing da sua empresa.
Dessa forma, além de ter o controle sobre o que vem sendo melhor para o seu negócio, também é possível definir onde o investimento deverá ser aplicado, otimizando os resultados e diminuindo os custos.
5 Dicas de Marketing Digital essenciais para a sua empresa
Agora que você já sabe o porquê o marketing digital é essencial para o seu negócio, aqui estão algumas dicas indispensáveis para torná-lo um sucesso na sua empresa.
1. Escolha os Canais Certos
Essa é uma das dicas de marketing digital mais importantes para qualquer empreendimento.
Como o mundo online é muito vasto e cheio de possibilidades, é preciso escolher com critério onde você vai concentrar seus esforços e investimentos em marketing na sua empresa.
Para pequenos e médios negócios, redes sociais, sites profissionais e blogs são as melhores opções para atrair clientes, criar uma relação com a marca e facilitar a jornada de compra.
Outro ponto importante nesse quesito, é saber como se comunicar em cada um desses canais, estabelecendo uma estratégia de atuação em cada um deles.
Para isso, conheça seu público, crie personas e tenha foco na linguagem e conteúdos adequados para os espaços escolhidos.
2. Crie Conteúdos de Qualidade
Dentre as dicas de marketing digital, essa é uma das mais valiosas e merece toda a sua atenção.
Não basta seguir as recomendações do item anterior, escolher bem os canais e ter uma ótima visão sobre o seu público. É preciso criar conteúdo de qualidade.
Isso porque, nessa estratégia de marketing, o conteúdo é o grande protagonista responsável pelos bons resultados do seu investimento.
É através dele que se torna possível atrair e educar o público, produzindo conteúdos em uma lógica de funil de vendas, além de guiar a jornada de compra do seu cliente.
Esses conteúdos podem ser feitos em diferentes formas, desde posts em redes sociais, até textos para blog, e-mail marketing ou materiais ricos, como e-books e infográficos.
3. Conheça as ferramentas
Uma das principais dicas de marketing digital é conhecer e saber como utilizar algumas ferramentas que podem ajudar – e muito – a melhorar os resultados da sua estratégia.
Existem ferramentas para diversos aspectos importantes do marketing online, como, por exemplo, plataformas para sites e blogs, escolha de palavras-chave, disparo de mensagens e mensuração de dados.
Pode parecer muita coisa, mas a maioria delas é de fácil acesso, uso intuitivo e, a melhor parte, sem custos!
Utilizar essas ferramentas pode ajudar o seu negócio a ter melhor visibilidade no mundo online, dar um up no seu conteúdo, melhorar a divulgação da sua marca e ter controle sobre os resultados.
Conheça aqui algumas ferramentas gratuitas do Google para usar na sua empresa.
4. Acompanhe as métricas
Essa, muito além de uma das dicas de marketing digital, é a parte mais importante dessa estratégia!
Acompanhar as métricas e resultados é essencial para ver de forma clara o retorno do seu investimento e pensar novos caminhos para o marketing da sua empresa.
Com os relatórios desenvolvidos por ferramentas responsáveis por esse controle, é possível perceber o sucesso ou falha de uma estratégia e a necessidade de buscar outro caminho.
Alguns dados básicos oferecidos por relatórios padrão são: número de visitas e tempo de permanência do usuário na página, qual a origem do seu tráfego, entre outros.
5. Conheça as melhores estratégias
Não apenas conhecer, mas dominar e colocá-las em práticas é fundamental para aumentar o engajamento e a conversão do marketing digital na sua empresa.
Estratégias como marketing de conteúdo e utilização de SEO para melhorar o desempenho do seu material ajudam na atração e engajamento com o público.
Para redes sociais, apostar em vídeo marketing pode ser uma ótima estratégia para aumentar ainda mais sua visibilidade, através de práticas como stories, lives e webinars.
Trabalhe o branding – ou estratégia de marca – da sua empresa, buscando passar sempre um posicionamento consistente e que gere valor e segurança para o seu cliente.
São vários os tipos possíveis de estratégias para otimizar o marketing da sua empresa no meio digital, basta estudar e procurar qual se adequa melhor ao seu negócio.
Agora que você já entendeu o quão importante e vantajoso essa prática pode ser para pequenas e médias empresas, por que não começar a utilizá-la agora mesmo?
Gostou das dicas de marketing digital que preparamos para você? Se quiser aprender mais sobre o assunto, confira o nosso guia completo para iniciantes.