Entender como o cérebro aprende é fundamental para promover um desenvolvimento cognitivo saudável na infância e adolescência.
Neste artigo, exploramos os principais mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem cerebral e como podemos estimulá-los.
Além disso, discutimos a importância das fases de desenvolvimento cerebral na infância, os fatores externos que podem afetar a aprendizagem e estratégias para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento cerebral.
Aprenda mais sobre como o cérebro aprende e como criar ambientes propícios à aprendizagem.
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Por que entender como o cérebro aprende?
Compreender como o cérebro aprende talvez seja o maior trunfo que pais, professores e pedagogos poderiam almejar.
Entender como se dá a formação do cérebro ao longo do amadurecimento pode evitar muita frustração, além de apresentar oportunidades de ouro para o desenvolvimento sadio da criança e adolescente.
Sim, porque a verdade é que o desenvolvimento do nosso cérebro é um processo demorado. De fato, pesquisas indicam que o cérebro só está estruturalmente formado quando chegamos aos 24 anos de idade.
Enquanto a estrutura básica do cérebro é estabelecida principalmente até os 5 anos de idade, as conexões entre diferentes regiões do cérebro continuam a crescer e mudar até meados dos 20 anos. Esse período de desenvolvimento cerebral contínuo é às vezes chamado de “segunda janela de oportunidade” para aprendizagem e desenvolvimento.
A longa formação cerebral
E depois que a estrutura finalmente amadurece… ele continua a se desenvolver.
Sim, o cérebro continua a se desenvolver e mudar ao longo de toda a nossa vida. Porém, são dois os momentos críticos do desenvolvimento cerebral:
- Dos zero aos cinco anos (primeira janela de oportunidade)
- Dos cinco aos 24 anos (segunda janela de oportunidade)
Felizmente, com o avanço da neurociência e o surgimento de especializações como a Neuropsicopedagogia Clínica, esses momentos têm ficado cada vez mais claros.
Como o cérebro funciona no processo de aprendizagem
Para aprender, nosso cérebro precisa receber estímulos através dos sentidos, que ativam diferentes conjuntos de neurônios conectados entre si. A atenção é essencial para selecionar as informações relevantes, e é o próprio cérebro que atribui significado a elas. Dessa forma, a aprendizagem ocorre por meio da conexão de diferentes áreas cerebrais e da construção de novas conexões neurais.
De acordo com o neurocientista Eric Kandel, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2000, a aprendizagem ocorre por meio de mudanças nas conexões entre os neurônios, o que leva a alterações estruturais e funcionais no cérebro.
A esse processo, damos o nome de plasticidade neuronal.
Desenvolvimento cerebral na infância e suas fases
Ao longo da infância, o cérebro passa por diversas fases de desenvolvimento.
Segundo a neurocientista Carla Shatz, a fase mais crítica ocorre durante os primeiros anos de vida, quando ocorre um intenso crescimento e reorganização neural. Nessa fase as sinapses são formadas e eliminadas em maior quantidade, o que pode afetar diretamente a plasticidade cerebral e o desenvolvimento cognitivo da criança.
Esse período de crescimento intenso é influenciado por dois fatores que participam da estrututuração cerebral:
- A quantidade e qualidade das experiências vivenciadas pela criança
- A riqueza, segurança, desafio e complexidade das interações ambientais
Ou seja, quanto melhores forem os fatores externos, melhor será o desenvolvimento cognitivo e funcionamento cerebral da criança.
A influência de fatores externos no funcionamento cerebral
Se você acha que bebês e crianças vivem alheias ao mundo, está na hora de rever seus conceitos. Como o cérebro aprende a partir dos estímulos que recebe, é durante essa fase da vida que estamos mais ligados a tudo o que acontece ao nosso redor.
Porque, sim, fatores externos afetam o funcionamento cerebral e a aprendizagem na infância.
Um exemplo é a exposição a toxinas ambientais, como o chumbo, que pode causar danos permanentes ao cérebro em desenvolvimento.
Outro fator é o estresse, que pode afetar a capacidade de aprendizagem da criança e levar a problemas de saúde mental no futuro.
Os impactos da falta de estímulos no desenvolvimento cognitivo infantil
Se o cérebro se molda a partir dos estímulos, o que acontece quando eles são poucos?
A falta de estímulos pode ter um impacto severo no desenvolvimento cognitivo infantil. A privação sensorial, por exemplo, pode afetar a plasticidade neuronal e a capacidade de aprendizagem da criança.
A falta de estímulos cognitivos também pode levar a atrasos no desenvolvimento e problemas de aprendizagem.
Estratégias para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento cerebral
Existem diversas estratégias que podemos adotar para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento cerebral na infância. Muitas delas os cuidadores da criança – sejam eles familiares, professores, psicólogos ou pedagogos – já praticam intuitivamente.
Por exemplo:
- Leitura em voz alta
- Jogos educativos
- Experiências sensoriais
- Atividades físicas
- Exposição a diferentes culturas e idiomas
Ao promover um ambiente rico em estímulos e oportunidades de aprendizagem, podemos ajudar a promover o desenvolvimento cognitivo saudável na infância.
Para finalizar, é importante destacar que a neurociência continua avançando e novas descobertas sobre como o cérebro aprende são divulgadas todos os dias!