Como o cérebro aprende?

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Entender como o cérebro aprende é fundamental para promover um desenvolvimento cognitivo saudável na infância e adolescência.

Neste artigo, exploramos os principais mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem cerebral e como podemos estimulá-los.

Além disso, discutimos a importância das fases de desenvolvimento cerebral na infância, os fatores externos que podem afetar a aprendizagem e estratégias para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento cerebral.

Aprenda mais sobre como o cérebro aprende e como criar ambientes propícios à aprendizagem.

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Por que entender como o cérebro aprende?

Compreender como o cérebro aprende talvez seja o maior trunfo que pais, professores e pedagogos poderiam almejar.

Entender como se dá a formação do cérebro ao longo do amadurecimento pode evitar muita frustração, além de apresentar oportunidades de ouro para o desenvolvimento sadio da criança e adolescente.

Sim, porque a verdade é que o desenvolvimento do nosso cérebro é um processo demorado. De fato, pesquisas indicam que o cérebro só está estruturalmente formado quando chegamos aos 24 anos de idade.

Enquanto a estrutura básica do cérebro é estabelecida principalmente até os 5 anos de idade, as conexões entre diferentes regiões do cérebro continuam a crescer e mudar até meados dos 20 anos. Esse período de desenvolvimento cerebral contínuo é às vezes chamado de “segunda janela de oportunidade” para aprendizagem e desenvolvimento.

 

A longa formação cerebral

E depois que a estrutura finalmente amadurece… ele continua a se desenvolver.

Sim, o cérebro continua a se desenvolver e mudar ao longo de toda a nossa vida. Porém, são dois os momentos críticos do desenvolvimento cerebral:

  • Dos zero aos cinco anos (primeira janela de oportunidade)
  • Dos cinco aos 24 anos (segunda janela de oportunidade)

Felizmente, com o avanço da neurociência e o surgimento de especializações como a Neuropsicopedagogia Clínica, esses momentos têm ficado cada vez mais claros.

Como o cérebro funciona no processo de aprendizagem

Para aprender, nosso cérebro precisa receber estímulos através dos sentidos, que ativam diferentes conjuntos de neurônios conectados entre si. A atenção é essencial para selecionar as informações relevantes, e é o próprio cérebro que atribui significado a elas. Dessa forma, a aprendizagem ocorre por meio da conexão de diferentes áreas cerebrais e da construção de novas conexões neurais.

De acordo com o neurocientista Eric Kandel, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2000, a aprendizagem ocorre por meio de mudanças nas conexões entre os neurônios, o que leva a alterações estruturais e funcionais no cérebro.

A esse processo, damos o nome de plasticidade neuronal.

Desenvolvimento cerebral na infância e suas fases

Ao longo da infância, o cérebro passa por diversas fases de desenvolvimento.

Bebê que veste casaco amarelho, calças escuras e galocha azul escura dá a mão a mulher que veste calças cinzas, blusa cinza e galocha azul clara, os dois caminham sobre um tronco de madeira.
O cérebro aprende quando é estimulado

Segundo a neurocientista Carla Shatz, a fase mais crítica ocorre durante os primeiros anos de vida, quando ocorre um intenso crescimento e reorganização neural. Nessa fase as sinapses são formadas e eliminadas em maior quantidade, o que pode afetar diretamente a plasticidade cerebral e o desenvolvimento cognitivo da criança.

Esse período de crescimento intenso é influenciado por dois fatores que participam da estrututuração cerebral:

  • A quantidade e qualidade das experiências vivenciadas pela criança
  • A riqueza, segurança, desafio e complexidade das interações ambientais

Ou seja, quanto melhores forem os fatores externos, melhor será o desenvolvimento cognitivo e funcionamento cerebral da criança.

A influência de fatores externos no funcionamento cerebral

Se você acha que bebês e crianças vivem alheias ao mundo, está na hora de rever seus conceitos. Como o cérebro aprende a partir dos estímulos que recebe, é durante essa fase da vida que estamos mais ligados a tudo o que acontece ao nosso redor.

Porque, sim, fatores externos afetam o funcionamento cerebral e a aprendizagem na infância.

Um exemplo é a exposição a toxinas ambientais, como o chumbo, que pode causar danos permanentes ao cérebro em desenvolvimento.

Outro fator é o estresse, que pode afetar a capacidade de aprendizagem da criança e levar a problemas de saúde mental no futuro.

Os impactos da falta de estímulos no desenvolvimento cognitivo infantil

Se o cérebro se molda a partir dos estímulos, o que acontece quando eles são poucos?

A falta de estímulos pode ter um impacto severo no desenvolvimento cognitivo infantil. A privação sensorial, por exemplo, pode afetar a plasticidade neuronal e a capacidade de aprendizagem da criança.

A falta de estímulos cognitivos também pode levar a atrasos no desenvolvimento e problemas de aprendizagem.

Estratégias para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento cerebral

Existem diversas estratégias que podemos adotar para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento cerebral na infância. Muitas delas os cuidadores da criança – sejam eles familiares, professores, psicólogos ou pedagogos – já praticam intuitivamente.

Por exemplo:

  • Leitura em voz alta
  • Jogos educativos
  • Experiências sensoriais
  • Atividades físicas
  • Exposição a diferentes culturas e idiomas

Ao promover um ambiente rico em estímulos e oportunidades de aprendizagem, podemos ajudar a promover o desenvolvimento cognitivo saudável na infância.

Para finalizar, é importante destacar que a neurociência continua avançando e novas descobertas sobre como o cérebro aprende são divulgadas todos os dias!

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