Foco do marketing deve ser relacionamento com o cliente

O que você vai ler

Por Cláudia Figueiredo

Você sabia que as marcas, empresas e profissionais que investiram em relacionamento com o cliente foram as que tiveram menos perdas no momento de crise pandêmica? Sim, marketing hoje em dia não é mais sobre vendas e publicidade, é sobre relacionamento!

O momento é de expor mais a pessoa física que habita a jurídica 

É por isso que eu sempre afirmo: se até agora você não está investindo nas redes sociais, é hora de dar mais atenção para elas!

Nada melhor para o relacionamento com o cliente do que criar conteúdos interessantes para estreitar laços, conhecer seu público, interagir com eles. E não se preocupe, hoje em dia já existem inúmeras ferramentas e dispositivos para isso.

Não sabe usá-los? Tudo bem, poste fotos do seu dia-a-dia, escreva como está se sentindo, grave vídeos sobre sua rotina, se disponha a ajudar com dicas que você pode passar pela internet, faça lives. O momento é de expor mais a pessoa física que habita a jurídica.

Relacionamento com o cliente na virada digital

Mulher negra de camisa branca e homem branco de camisa preta e máscara olham para prancheta
Crédito: Mikhail Nilov, Pexels

Se as empresas foram forçadas a aderir ao ambiente digital, os consumidores também. Durante o período mais difícil da pandemia mais consumidores tiveram que se adptar à digitalização de seus comportamentos.

Por exemplo, os consumidores idosos podem ter ficado desconfortáveis ​​com a compra de mantimentos ou outros produtos on-line, mas o coronavírus os forçou a encarar o e-commerce. 

O que acontece é que quando um novo hábito entra na rotina de uma pessoa e ela se acostuma com a facilidade de entrega à sua porta, pode achar desconfortável voltar a frequentar a loja física, tendo contato com desconhecidos e se expondo ao vírus, que continua circulando no mundo todo. 

É novidade para muita gente!

Os números mostram que quase 40% dos atuais compradores on-line fizeram sua primeira compra em março de 2020, de acordo com estudo da SmartCommerce, plataforma de comércio eletrônico para marcas de produtos embalados.

Quando um novo hábito entra na rotina de uma pessoa e ela se acostuma com a facilidade de entrega à sua porta, pode achar desconfortável voltar a frequentar a loja física

Com um “novo normal” mais digital do nunca, as empresas precisam desenvolver sensibilidade para entender que os consumidores gostam de tecnologia, mas também necessitam lembrar de quem eles realmente são. Por essa razão, ser mais humano nos canais virtuais é a grande sacada.

É hora de explorar e testar abordagens inovadoras. Então, pense em como sua empresa pode oferecer um relacionamento mais humanizado aos clientes e fazê-los apaixonar por sua marca. 

Atenção às políticas de relacionamento com o cliente

No ambiente virtual, a gestão de relacionamento com o cliente pode atingir pessoas de todas as partes do mundo, impactando as vendas.

Seu contato com os clientes pode ser mais constante, mas você precisará respondê-los rapidamente. Para isso, você pode lançar mão de robôs e automatização de e-mails.

Criar uma loja online é mais barato do que manter uma loja física, porque você não precisa se preocupar com despesas de aluguel ou compra de um espaço para montar seu negócio, por exemplo.

É possível divulgar seu negócio com publicidade gratuita, também conhecido como marketing de conteúdo. Porém, é importante saber que apenas esse tipo de publicidade pode demorar para trazer retorno. Por isso, é sempre importante investir em mídias pagas.

A verdade é que não existe mágica na internet. No ambiente virtual segue valendo a lógica do esforço e persistência: é preciso se dedicar e trabalhar duro para obter resultados. 

Profissionalismo é tudo

Afinal de contas, a concorrência é muito alta! Você terá que competir com outros empreendedores como você e com grandes marcas mundialmente conhecidas, caso atue em um nicho similar.

Você precisa pensar na logística de entrega de seus produtos. O mínimo que você precisa oferecer é uma entrega por Correios, o que gera gastos além do valor do produto.

Por fim, lembre-se que mesmo que seu negócio seja on-line, é necessário que ele seja profissional. Você vai precisar emitir nota fiscal e ter várias formas de pagamento.

Aliás, tentar criar uma loja on-line com pagamentos apenas em depósito bancário e como pessoa física pode agregar uma imagem amadora para seu negócio. 

Pronto, agora você já entendeu porque o segredo do marketing hoje são boas práticas e políticas de relacionamento com o cliente! Agora, se quiser conferir mais dicas de marketing digital e como empreender no mundo virtual, dá uma olhada nos textos que separei para você:

2 comentários em “Foco do marketing deve ser relacionamento com o cliente”

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Gastronomia

6 dicas de ouro para negócios gastronômicos 

Desde que iniciei meu propósito de ajudar empresários e profissionais liberais a gerirem seus negócios, alcançando a melhor versão deles, me deparo com o delicioso desafio de auxiliá-los a prosperar. E aqui não vou esconder nenhum segredo que aprendi nas centenas de aulas que frequentei ou lecionei, nas milhares de páginas de livros que li, ou mesmo nos incontáveis cursos que participei. Existem diversas técnicas para incrementar seu negócio. Eu vou descrever, rapidamente, algumas que você pode começar a aplicar

Continuar lendo »
Marketing

Marketing para nutricionistas: o guia da presença digital

Você já conhece alguma estratégia de marketing para nutricionistas?  Se sim, sabe que informação de qualidade nunca é demais. Nesse caso, aproveite o texto a seguir para se atualizar sobre as tendências e conversas que acontecem nas redes. Agora, se você quer divulgar aos quatro cantos seus serviços em nutrição e não sabe como, então é melhor pegar papel e caneta e ler esse texto até o final. Leia também 6 dicas de ouro para negócios gastronômicos A história de

Continuar lendo »
Marketing

5 tendências do Marketing Digital para 2023

O Marketing Digital tem caminhado cada vez mais para experiências mediadas pela tecnologia e também humanização. Reunimos alguns caminhos que ele deve continuar trilhando no ano de 2023.  5 – Inteligência Artificial e Aprendizagem dos robôs.  Iniciamos esta lista com a comercialização de inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquinas (ML) – Machine Learning. Embora essas tecnologias não sejam novas, recentemente elas foram impulsionadas devido aos avanços nos algoritmos computacionais.  Já é possível, por exemplo, personalizar o envio de e-mail

Continuar lendo »
Marketing

4 tendências do marketing digital para você conhecer

Os acontecimentos dos últimos anos fizeram surgir novas necessidades e provocaram uma aceleração na forma como os consumidores compram através da internet.  Logicamente, as empresas tiveram que acompanhar. Muitas das que não atuavam no mundo digital tiveram que marcar presença na web a fim de não perder clientes.  Todas essas mudanças têm a ver com o comportamento do consumidor e com a captura de novas oportunidades de crescimento. Pensando nisso, elencamos quatro tendências de marketing digital que todo empresário deve

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste fim de ano!

Do dia 19 de dezembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Boas festas!