Tomou posse, no dia 3 de dezembro, a nova diretoria da AMIB para a gestão no biênio 2022-2023. Realizado na Casa Petra, em são Paulo, o evento foi prestigiado por importantes autoridades do Governo Federal, do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira, da Federação Nacional dos Médicos, além de parceiros de negócios, fornecedores, convidados e colaboradores, reunindo cerca de 130 convidados
Dra. Suzana Lobo, presidente da AMIB no biênio 2020-2021 afirmou, em seu discurso de despedida, “Aprendemos mais do que nunca que as decisões clínicas devem ser direcionadas pela eficiência, pelo cuidado humanizado e pela ciência. Aprendemos a importância da colaboração com outras sociedades e entidades.”
Dr. Marcelo Oliveira Maia recebeu a medalha oficial da Presidência da AMIB do Dr. Ederlon Rezende, atual presidente do Conselho Consultivo, oficializando sua posse no comando da AMIB para o novo biênio.
Em seu discurso, marcado pela gratidão e pela emoção, o Dr Marcelo Maia congratulou a todos os presentes, autoridades, diretoria passada e atual da AMIB, parceiros, colaboradores e, em especial, seus familiares. “A gratidão é o único tesouro dos humildes. As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo” concluiu, emocionado, o novo Presidente.
O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que acontecerá em Brasília, entre os dias 10 e 12 de novembro de 2022, também foi tema de seu discurso, antecipando em primeira mão a importância do Congresso na atual realidade dos médicos intensivistas, lembrando o esforço, a dedicação, o trabalho contínuo e exaustivo dos intensivistas ao longo da pandemia.
“Desta forma, queremos deixar uma palavra de respeito, afeto e solidariedade para os colegas que deixaram a segurança dos seus lares e compuseram a linha de frente das UTI Brasileiras. A cada um de vocês, nosso reconhecimento e gratidão”, pontuou Dr. Marcelo
O novo presidente finalizou seu discurso convidando a todos os Intensivistas a participarem de forma ativa da AMIB, a comprometerem-se com o país e com a saúde de todos. “Juntos somos mais fortes. Vamos ao trabalho!” bradou.
DIRETORIA EXECUTIVA AMIB 2022-2023
- Dr. Marcelo de Oliveira Maia
Diretor Presidente - Dr. Marcelo Barciela Brandão
Diretor Vice-Presidente - Dr. Cristiano Augusto Franke
Diretor Secretário Geral - Dra. Carmem Sílvia Valente Barbas
Diretora Científica - Dr. Licurgo Pamplona Neto
Diretor Tesoureiro - Dra. Suzana Margareth Ajeje Lobo
Diretora Presidente Passado (2020-2021) - Dra. Patrícia M. Veiga de Carvalho Mello
Diretora Presidente Futuro (2024-2025)
PRINCIPAIS OBJETIVOS
- Buscar um modelo centrado na gestão do conhecimento, valorizando os profissionais da saúde, garantindo melhores condições de trabalho, salvaguardando a dignidade e o exercício profissional.
- Fomentar o acesso a plataformas tecnológicas de informação e bases de dados, amparadas na melhor evidência científica e promover a formação e aprimoramento profissional.
- Atuar junto aos órgãos governamentais na busca de parcerias e desenvolvimento de recursos técnicos e humanos, com objetivo de atingir uma assistência de excelência.
- Estreitar a parceria, baseada no Termo de Cooperação entre a AMIB e o Ministério da Saúde, iniciada na gestão do Dr. Ciro Leite e consolidada na gestão da Dra. Suzana Lobo;
- Priorizar o cuidado humanizado em UTI, que passa obrigatoriamente pela valorização e atuação das equipes multiprofissionais e esta será uma das grandes marcas de nossa gestão.
- Pesquisa qualitativa e quantitativa, esperada há muitos anos por todos nós, realizaremos esse levantamento como forma de entender melhor os pensamentos, opiniões e demandas de nossos Associados.
- Fortalecer e ampliar as ações realizadas em gestões anteriores, dando continuidade à “Campanha Orgulho de Ser Intensivista’’, como forma de valorização e reconhecimento do trabalho incessante dos Intensivistas.