Acontece hoje, dia 19 de novembro, e amanhã (20/11), em Cuiabá (MT), a disciplina Distúrbios Oncohematológicos e Acidente Pediátricos, do curso de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal, da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) em parceria com a Faculdade EnsinE de Juiz de Fora.
Distúrbios hematológicos são aqueles que comprometem a produção dos componentes do sangue ou o funcionamento destes componentes, fabricados na medula óssea. Nos primeiros anos de vida, o diagnóstico precoce passa pela dificuldade de se identificar os sintomas na criança.
O Médico Intensivista se envolve em todos os aspectos do cuidado com a criança enferma ou com alto grau de dependência de cuidados. O médico lidera uma equipe multidisciplinar que atua na UTI, ao mesmo tempo em que age como interlocutor entre outros especialistas, assistentes, demais membros da equipe e familiares dos pacientes.
Mensalmente, durante os módulos, o aluno da disciplina Distúrbios Oncohematológicos e Acidente Pediátricos tem seu encontro com Médicos intensivistas de renome nacional e internacionalmente, apresentando as mais modernas tendências de tratamento e discussão de casos clínicos selecionados.
Nos módulos práticos, atividades com manequins vivos e de simulação de procedimentos e equipamentos clínicos, com os quais os alunos experimentam situações da rotina do tratamento em UTIs.
A Ementa
As principais alterações hematológicas e oncológicas que cursam com risco para as crianças e que necessitam de tratamento intensivo. Temas a serem analisados, finalizando com a Discussão de casos clínicos:
- Emergências oncológicas;
- Emergências hematológicas;
- Distúrbios plaquetários;
- Transfusão racional de hemoderivados;
- Coagulação intravascular disseminada (CIVD);
- Hemostasia e distúrbios da coagulação;
- Trombose venosa e anticoagulação.
Saiba mais sobre os curso da AMIB em parceria com a EnsinE, as próximas datas e veja qual curso começa em sua cidade CLICANDO AQUI