Para atender às ênfases curriculares dos cursos de graduação, serão criados eixos profissionais vinculados às linhas de pesquisas do curso, cujo escopo dos temas estará interligado com os domínios das ênfases curriculares definidas no projeto pedagógico. Os eixos profissionais serão organizados respeitando as especificidades da realidade regional e da formação teórica e metodológica do corpo docente dos cursos.
Os eixos serão multidisciplinares e têm como objetivo atender às demandas sociais, à demanda dos próprios cursos envolvidos, à missão da Faculdade EnsinE e às exigências das Diretrizes Curriculares de cada curso. O grupo tem como objetivo principal orientar os Trabalhos de Conclusão de Curso de forma a proporcionar ao acadêmico o desenvolvimento de habilidades e competências que o permitam continuar com uma veia pesquisadora após a conclusão do curso de graduação.
O Grupo de Pesquisas em Ciências do Movimento (GECIM) é um grupo que pertence à Faculdade EnsinE com parceria de outras instituições nacionais (Universidade Federal do Amapá (AP), Instituto Federal de Roraima (RR), Centro Universitário ITOP – Palmas (MT), Instituto Federal do Amapá (AP), Faculdade do Norte Pioneiro FANORPI (PR). Ao participar de um grupo de pesquisa, os estudantes têm acesso a diferentes textos, palestras, discussões, atividades interativas e informações que possibilitam o contato com diferentes pontos de vista e troca de experiências com docentes e discentes das outras instituições. Isso contribui para a construção de uma visão mais crítica e analítica sobre os assuntos. Além do aprendizado e divulgação através de palestras interativas que serão proporcionadas com discussões com grandes nomes da Educação Física e comunidade científica e publicação de artigos e participação de eventos.
O Laboratório de Estudos em Educação Brasileira (LEEB-EnsinE) fundamenta-se na necessidade crítica de gerar conhecimento aplicável diante da persistente estagnação dos indicadores de qualidade educacional, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Programme for International Student Assessment (PISA). A missão primordial do Laboratório é, portanto, a produção de pesquisa que não apenas descreva a realidade, mas que atue diretamente na promoção da equidade e na inovação social no campo educativo. A visão de longo prazo do LEEB-EnsinE é estabelecer-se como uma referência regional, influenciando de forma significativa a formulação e a avaliação das políticas públicas em educação.
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura e Gastronomia é um grupo multidisciplinar que investiga a interface entre cultura e gastronomia. Atuando na Faculdade EnsinE, o grupo pretende reunir, além dos estudantes do Curso de Gastronomia da Faculdade EnsinE, pesquisadores de diversas áreas. Nossas pesquisas se concentram em analisar a relação das práticas e discursos culturais com o fenômeno gastronômico. Busca-se, portanto, contribuir para o avanço do conhecimento sobre a gastronomia como um campo de estudo interdisciplinar e relevante para a sociedade.
Um estudo sobre o perfil comportamental de estudantes como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior
Este trabalho buscará associar o uso de uma metodologia de perfil comportamental, nomeada como DISC, que é amplamente utilizada no meio corporativo, a favor do processo de ensino-aprendizagem, no campo da Educação. Mais especificamente, terá como objetivo averiguar, por meio de uma amostra de cem estudantes do curso de Educação Física na Faculdade EnsinE, se é possível estabelecer um padrão entre os quatro tipos de perfis comportamentais da metodologia DISC e o comportamento de atraso na entrega de atividades acadêmicas dos estudantes. O atraso na entrega das atividades acadêmicas pode trazer impactos negativos em todo o ecossistema de aprendizagem, impactando não somente o discente com relação ao desempenho acadêmico, como também, suas relações presentes e futuras, no campo pessoal e profissional. Para tanto, serão correlacionados os relatórios individuais do perfil comportamental dos estudantes com a porcentagem de atraso nas entregas das atividades acadêmicas durante um ciclo acadêmico no segundo semestre de 2023. Ao final da mesma, espera-se estabelecer uma relação entre os quatro tipos de perfis comportamentais e um padrão de propensão à procrastinação. Diante destas novas informações, será possível adotar novas estratégias didáticas intencionais, por parte dos docentes e dos próprios discentes, a fim de evitar e/ou diminuir tal comportamento e seus efeitos negativos aos envolvidos.
Neste dia 15 de outubro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.
Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!
Bom descanso!