Webinário

Educação infantil: qual a nova realidade e como superar os desafios

Transmissão pelo Teams

dias
horas
min
seg

Inscrições encerradas

Data

Público-alvo

Profissionais da área de Educação

Palestrantes

Elayne Luciana Leite de Melo

Professora de Arte da Rede Municipal de Juiz de Fora desde 2004 e Artista Visual. Tem licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora e especialização em Fundamentos em Prática Interdisciplinar pela mesma instituição. É mestra em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Já atuou como Arte/Educadora no Museu Mariano Procópio e atualmente trabalha na Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação da Secretaria de Educação na realização de projetos de Arte e Literatura com escolas e de cursos voltados para a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Juiz de Fora.

Jaqueline Seabra

Pedagoga, bacharela em Ciências Humanas, especialista em Alfabetização e Linguagem e mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários – UFJF e formanda em Letras pela Universidade Estácio de Sá – JF. É coordenadora da rede municipal de Juiz de Fora há treze anos, com experiência de ensino tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mônica Jacomedes

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Ouro Preto Professora dos anos iniciais e Cordenadora Pedagógica atuando em escolas da rede municipal e da rede privada por 23 anos Docente de cursos de Formação de Professores na área de Metodologia do ensino da Matematica para os anos iniciais há 20 anos.Tecnica do DPPF da Secretaria de Educação de JF assessorando e ministrando cursos para profs e coord. Pedagogicos e para escolas da rede.

Mônica Mendonça

Especialista em psicopedagogia, graduada em Psicologia pela UFJF e com licenciatura em Psicologia pelo CES. Atualmente trabalha no Centro de Atendimento Educacional especializado de Juiz de Fora.

Ana Carolina Arantes

Psicóloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/PUC Minas); Educadora Parental em Disciplina Positiva (PDA/USA); Especialista em Saúde Mental da criança e do adolescente pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental/ UniRedentor; Especialista em Terapias Cognitivas pela Faculdade Governador Ozanam Coelho; Especialista em Psicopedagogia pela Estácio de Sá Juiz de Fora; Atua como psicóloga clínica na perspectiva da terapia cognitivo comportamental com ênfase, principalmente, nas demandas relacionadas às barreiras no processo de ensino aprendizagem; Ansiedade; Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH); Mutismo seletivo; Transtorno de Oposição Desafiante (TOD); Deficiência Intelectual; Depressão e Transtorno do Espectro Autista. É também Pedagoga Institucional em um Centro de Atendimento Educacional Especializado e possui diversos cursos de extensão na perspectiva da Educação Inclusiva na escola regular; Sistema de comunicação alternativa/aumentativa por troca de figuras, PECS e avaliação e intervenção precoce de atrasos do neurodesenvolvimento infantil.

Fernanda Roberta Rodrigues Queiroz

Graduada em Pedagogia, Especialista em Neuropsicologia Clínica e Educacional, Mestre em Literatura Brasileira Infantil, Doutoranda em Estudos Literários e Professora da Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora

Cristiano Antonio Fernandes Barbosa

Mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Artes Cênicas (teatro), pós-Graduado em Fundamentos em Práticas Interdisciplinares pela UFJF (2006) e Graduado em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2002). Exerce o cargo de Supervisor de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania pela Secretaria de Educação do município de Juiz de Fora. Representante da Secretaria de Educação no Conselho Municipal de Cultura. Ministra cursos de aperfeiçoamento para professores da rede municipal na área de teatro e de Contação de Histórias. Coordena os Grupos de Estudo “Dinamização da Leitura na Escola” e “Arte e Cultura” e as Mostras de Arte da Secretaria de Educação da rede municipal. Fundador, diretor e contador de histórias do Grupo Caravana de Histórias. Como coordenador da Biblioteca Municipal Delfina Fonseca Lima desenvolveu diversas ações de dinamização da leitura por meio do projeto Leitores e Mediadores em Ação, pelo qual foi premiado, em 2017, pelo Instituto Pró- Livro de SP como uma das três melhores ações de Incentivo à leitura do país. Presidente da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora, por meio da qual coordena e organiza a Campanha de Popularização Teatro&Dança de Juiz de Fora. Autor do livro infantojuvenil "Que cores os sonhos têm?". Ator e diretor registrado pelo SATED/MG. Contador de Histórias. Professor de Teatro da rede municipal de ensino.

Sérgio de Carvalho

Graduado em educação física pela UFJF, neurocientista especialista em psicomotricidade e neuropsicopedagogia pela UCAM. Coordenador de ensino da Ensin-E, professor de pós-graduação nas áreas de educação e saúde Ensin-e/IESPE.

Programação

26/04
17 às 18 horas – Neurociência cognitiva: como aprende o cérebro infantil Sérgio de Carvalho
20 às 21 horas – Disciplina: Berçário, creche e os desafios na Pandemia -Fernanda Roberta Rodrigues Queiroz

27/04
18 às 19 horas – Contação de Histórias na Educação Infantil em prosa e em verso – Cristiano Fernandes
20 às 21 horas – TDAH e TEA: quais estratégias favorecem a aprendizagem nessa especificidade do desenvolvimento? – Ana Carolina Arantes

28/04
18 às 19 horas – Literatura, brincar, alfabetizar: refletindo sobre a alfabetização de crianças pequenas em contexto de pandemia – Jaqueline Seabra
20 às 21 horas – Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva – Mônica Mendonça

29/04
18 às 19 horas – “O conhecimento matemático na Educação Infantil em tempo de pandemia: desafios e possibilidades.” – Mônica Jacomedes
20 às 21 horas – Uma abordagem estética na Educação Infantil – Elayne Leita

Programação sujeita a alteração.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.