Carcinogênese – fatores de risco e protetores: definição de câncer, tumor, neoplasia; IARC; INCA; nomenclaturas e estadiamento do câncer; câncer no Brasil e no mundo; carcinogênese e ciclo celular; fatores de risco intrínsecos e extrínsecos; agentes carcinogênicos; prevenção primária e secundária.
Metabolismo da célula tumoral e farmacologia: glicólise, gliconeogênese e glicogenólise; glicerol, lipogênese e catabolismo de lipídios; antioxidantes e espécies reativas de oxigênio; características das células tumorais; alterações metabólicas no câncer; principais quimioterápicos; farmacologia básica e farmacodinâmica; interações entre alimentos e fármacos.
Terapias nutricionais em oncologia: oral, enteral e parenteral: conceito de nutrição enteral; vias de acesso na nutrição enteral; critérios de seleção de formulações enterais; osmolaridade e osmolalidade; categorização das dietas enterais; métodos de administração da nutrição enteral; aferição de resíduo gástrico; complicações gastrintestinais na nutrição enteral; nutrição parenteral total, periférica e intradialítica; complicações da nutrição parenteral.
Interpretação de exames laboratoriais em oncologia: solicitação de exames por nutricionista; importância da avaliação laboratorial; avaliação bioquímica nutricional; avaliação laboratorial da anemia e do metabolismo da glicose; avaliação de perfil lipídico e risco cardiovascular; avaliação laboratorial da função hepática, pancreática, tireoidiana e renal; marcadores tumorais.
Diagnóstico do câncer e bases de tratamento clínico e cirúrgico: história da oncologia; fisiopatologia do câncer; métodos diagnósticos; conceitos gerais em cirurgia oncológica; cirurgias curativas e paliativas; princípios da radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e transplante de medula óssea.
Avaliação Nutricional: triagem e avaliação de risco nutricional; anamnese nutricional; inquéritos dietéticos; exames físicos e semiologia nutricional; desnutrição, sarcopenia e caquexia no câncer; Avaliação Subjetiva Global Produzida Pelo Próprio Paciente (ASG-PPP).
Recomendações nutricionais em oncologia: taxa metabólica basal; métodos para avaliação do gasto energético; macronutrientes em oncologia; recomendações nutricionais na quimioterapia; na hormonioterapia, na imunoterapia, transplantes de células tronco hematopoiéticas e em cirurgias do trato gastrintestinal; manejo de sintomas e “comfort food”.
Mitos, verdades e suplementação em oncologia: dieta cetogênica e “lowcarb” para pacientes oncológicos; fitoterapia; leite; soja; dieta alcalina; gengibre; camomila e glutamina; folha de graviola; none; suplementação com ômega 3; vitamina D; Whey protein, peptídeos de colágeno, Ácido β-hidróxi-β-metilbutírico (HMB) e aminoácidos; probióticos.
Micronutrientes em oncologia: metabolismo dos micronutrientes no paciente com câncer; recomendações e biodisponibilidade; função e toxicidade das vitaminas e minerais; prescrição de micronutrientes.
Pacientes críticos e pediátricos oncológicos: pacientes oncológicos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI); terapia nutricional especializada; estresse metabólico do paciente crítico; sepse; falência orgânica e transtornos intestinais no paciente crítico; câncer pediátrico; avaliação nutricional e recomendações nutricionais pediátricas em oncologia.
Gastronomia, psico-oncologia e atividade física em câncer: conceitos de gastronomia voltada para o paciente oncológico; psicologia para o pacientes em todas as fases de tratamento desde o diagnóstico; definição de sedentarismo, atividade física, exercício físico e esporte; aptidão física; tipos e níveis de atividade física; mecanismos biológicos na relação entre atividade física e risco de câncer; efeitos do exercício durante e após o tratamento e a importância do tratamento multidisciplinar no câncer.
Cuidados paliativos, “Home Care” e metodologia científica: princípios fundamentais dos cuidados paliativos; aspectos bioéticos em cuidados paliativos; quando começar o cuidado paliativo; importância do nutricionista no cuidado paliativo; conforto e qualidade de vida para o paciente com câncer avançado; conceito de Home Care e critérios de inclusão, terapias nutricionais aplicáveis ao Home Care; vantagens e desafios do Home Care; métodos e instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico.