Pós-graduação presencial oficial Amib

Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal

São Paulo (SP)

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Sobre a
pós-graduação

O médico intensivista neonatal e pediátrico é responsável por cuidar de crianças desde o primeiro dia de vida até a transição para a vida adulta, englobando uma diversidade de enfermidades graves, que necessitam de suporte adequado visando prevenir ou minimizar os impactos destas enfermidades na qualidade de vida destas crianças.

O que você vai aprender

Confira a estrutura do curso de Pós-graduação em Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal.

1-) DINÂMICA DA MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA E NEONATAL (10H)

Ementa:

  • Histórico epidemiologia e Objetivos da Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (TIPNN) na Assistência Intensiva às crianças e aos Recém Nascidos (RN).
  • As Normas legais da Terapia Intensiva e regulamentação para o funcionamento.
  • Critérios de internação e alta na UTI Pediátrica e neonatal.
  • Escores Prognósticos em UTI Pediátrica e em UTI Neonatal.
  • Indicadores de qualidade, segurança do paciente e monitoração de Eventos Adversos.
  • Discussão de caso de criança grave.
  • Admissão, Evolução e Prescrições Seguras.
  • Equipamentos e Monitoração de pacientes críticos.
  • Rotinas e Protocolos em Medicina Intensiva.

2-) BIOÉTICA E ÉTICA PROFISSIONAL EM MEDICINA INTENSIVA (10H)

Ementa:

  • Bioética aplicada na MIPNN.
  • Aspectos Éticos Profissionais e Legais no atendimento em UTI.
  • Como se deve dar Más Notícias.
  • Gerenciamento de conflitos em UTI.
  • A criança com dependência tecnológica.
  • Cuidados Paliativos (CP) na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal (UTIPNN).
  • A criança em fase terminal de doença irreversível.
  • Morte encefálica e Doação de Órgãos.
  • Declaração de Óbito.
  • Discussão de casos clínicos.
  • Ética em Pesquisas na Medicina Intensiva e como montar e programar um Trabalho de Conclusão de Curso

3-) PROCEDIMENTOS E HABILIDADES EM EMERGÊNCIAS MÉDICAS PHEM – CURSO DA AMIB (20H)

Ementa (Curso Teórico e Prático):

  • Identificação de Emergências Médicas Pediátricas e Neonatais (Sinais e Sintomas de Alertas).
  • Avaliação Primária e Secundária.
  • Estabilização da Permeabilidade das Vias Aéreas e Administração de Oxigênio.
  • Abordagem em criança Com Politraumatismo Reanimação Cárdio-Respiratória e Cerebral (RCR-C) Monitorações Básicas e Interpretação de Exames Laboratoriais Emergenciais.
  • Estabilização Hemodinâmica (Cárdio-Circulatória) Acesso venoso e Drogas vasoativas.
  • Arritmias e Terapias elétricas.
  • Práticas de Acesso Venoso Central; Técnica de Seldinger; Intubações Orotraqueias em RN, Lactentes e Jovens; Desfibrilação e Cardioversão; Toracocentese e Punção de Marfan; Vias Aéreas Difíceis.
  • Transferência de Crianças Graves. Discussão de Casos Clínicos

4-) ACIDENTES PEDIÁTRICOS (10H)

Ementa:

  • Abordagem Inicial do Paciente Politraumatizado.
  • Avaliação primária e secundária no politraumatismo.
  • Acidentes de submersão.
  • Grande Queimado pediátrico.
  • Queimadura Elétrica.
  • Lesão inalatória e intoxicação por gases tóxicos.
  • Intoxicações Exógenas Agudas.
  • Principais Síndromes toxicológicas.
  • Principais antídotos.
  • Drogas de abuso.
  • Acidentes por Animais Peçonhentos.
  • Discussão de Casos Clínicos.

5-) DISTÚRBIOS HIDROELETROLÍTICOS E ÁCIDO BÁSICO & DISTÚRBIOS METABÓLICOS. (10H)

Ementa:

  • Análise de todo o metabolismo da água, sua distribuição no organismo desde sua absorção e excreção, assim como suas alterações.
  • Manejo nos Distúrbios do Metabolismo ácido básico.
  • Assuntos selecionados: a) Metabolismo da água e desidratação; b) Distúrbios Eletrolíticos (do sódio, do potássio, do cálcio, do magnésio, do fósforo,); c) Distúrbios ácido básicos; d) Cetoacidose diabética; e) Erros inatos do metabolismo; f) Acidose; g) Alcalose.
  • Discussão de Casos Clínicos.

6-) RESPIRATÓRIO I (20 H)

Ementa:

  • Anatomia das Vias aéreas e Fisiologia Respiratória.
  • Troca gasosa. Fisiopatologia respiratória.
  • Mecânica e músculos respiratórios. Circulação pulmonar.
  • Monitoração Respiratória.
  • Troca gasosa e interpretação gasométrica.
  • Insuficiência Respiratória (Epidemiologia e Fisiopatologia).
  • ias aéreas difíceis.
  • Diagnóstico por Imagens nas patologias pulmonares.
  • Ventilação Pulmonar Mecânica (VPM) e a Interação Cardio-Pulmonar.
  • Sistemas e técnicas de fornecimento de oxigênio. Introdução à VPM (manejo, cuidados e complicações).
  • Discussão de Casos Clínicos.

7-) RESPIRATÓRIO II (20H)

Ementa:

  • Doenças Respiratórias obstrutivas altas.
  • Asma Aguda Grave.
  • Bronquiolite e bronquiolite obliterante.
  • VPM não invasiva.
  • Pneumonia associada à VPM.
  • Insuficiência Respiratória Crônica.
  • Síndrome da Angústia Respiratória Aguda: a) Fisiopatologia e Biologia molecular da lesão pulmonar aguda; b) Suporte Ventilatório com Pressão de suporte e cateter de alto fluxo; c) Manejo farmacológico. Hipertensão Pulmonar. Suporte ventilatório na Doença Neuromuscular.
  • Métodos de Resgate – Óxido Nítrico e Ventilação de alta frequência.
  • Desmame de Ventilação Mecânica e Extubação.
  • Complicações da Ventilação Mecânica e traqueostomia.
  • Cuidados com o paciente em VPM.
  • Discussão de Casos Clínicos.

😎 VENTIPED, CURSO AMIB (20h/a)

Ementa :

  • (Curso Teórico e Prático): Curso de Ventilação Mecânica Pediátrico e Neonatal – VENTIPED objetiva fornecer conhecimentos sobre fisiologia e mecânica respiratória aplicadas às patologias mais prevalentes na faixa etária pediátrica e neonatal que levem à necessidade de assistência ventilatória, capacitando o profissional que atua na área de saúde a iniciar a ventilação mecânica em crianças e recém-nascidos, conhecer modos ventilatórios básicos e avançados, bem como fazer os ajustes necessários no ventilador mecânico de acordo com a patologia do paciente.

9-) DISTÚRBIOS ONCOHEMATOLÓGICOS (10H)

Ementa:

  • As principais alterações hematológicas e oncológicas que cursam com risco para as crianças e que necessitam de tratamento intensivo.
  • Temas a serem analisados: a) Emergências oncológicas; b) Emergências hematológicas; c) Distúrbios plaquetários; d) Transfusão racional de hemoderivados; e) Coagulação intravascular disseminada (CIVD); f) Hemostasia e distúrbios da coagulação; g) Trombose venosa e anticoagulação. .
  • Discussão de Casos Clínicos.

10-) SEDAÇÃO, ANALGESIA E BLOQUEIO NEUROMUSCULAR (10H)

Ementa:

  • Anatomia e fisiopatologia da dor.
  • Manifestações Clínicas da Dor e repercussões fisiopatológicas.
  • Drogas sedativas.
  • Drogas analgésicas.
  • Drogas bloqueadoras da junção neuromuscular.
  • Indicações e manejo das drogas sedativas, analgésicas e neurobloqueadoras.
  • Novas drogas.
  • Métodos para avaliação da dor, sedação e bloqueio neuromuscular.
  • Tolerância, Abstinência e Dependência.
  • Definição e manejo no Dellirium.
  • Desmame da Sedoanalgesia e Uso de Drogas Substitutivas.
  • Discussão de Casos Clínicos

11-) ECOTIP, CURSO DA AMIB (20H)

Ementa (Curso Teórico e Prático):

  • Estudo dos princípios básicos de ultrassonografia em crianças; demonstração da aplicação da ultrassonografia do coração em seus aspectos funcionais; explicitação da aplicação da ultrassonografia pulmonar, apresentação e prática da ultrassonografia no trauma (princípios FAST), descrição da ultrassonografia transfontanelar; estudo da aplicação da ultrassonografia para realização de procedimentos e para a avaliação do estado volêmico e de hipertensão pulmonar.

12-) CARDIOINTENSIVISMO E CHOQUE (20 H)

Ementa:

  • Anatomia e fisiologia cardiovascular e interação cardiopulmonar.
  • Avaliação da Função cardiovascular e métodos diagnósticos em Arritmias cardíacas, Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Cardiomiopatia.
  • Crise hipertensiva.
  • Conceitos básicos: Transporte, consumo e extração de oxigênio.
  • Conceito e classificação de Choque.
  • Perfusão tecidual.
  • Microcirculação no choque séptico.
  • Efeitos sistêmicos do choque.
  • Síndrome da resposta inflamatória e sepse.
  • Disfunção de múltiplos órgãos e sistemas.
  • Reanimação fluídica, Drogas inotrópicas e vasoativas.
  • Monitoração hemodinâmica.
  • Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca.
  • Avaliação da volemia, função cardíaca, derrame pericárdico e tamponamento cardíaco pelo Ecocardiograma. ECMO.
  • Discussão de Casos Clínicos.

13-) ENDÓCRINO-INTENSIVISMO (10H)

Ementa:

  • Controle glicêmico no paciente crítico.
  • Cetoacidose diabética e coma hiperosmolar não cetótico.
  • Disfunção adrenal e corticoterapia.
  • Diabetes insípidus.
  • Secreção inapropriada de hormônio antidiurético e síndrome perdedora de sal cerebral.
  • Erro inato do metabolismo.
  • Resposta Metabólica ao trauma.
  • Distúrbios da tireoide na UTI.
  • Rabdomiólise e mioglobinúria.
  • Discussão de Casos Clínicos.

14-) NEFROINTENSIVISMO (10H)

Ementa:

  • Avaliação da Função Renal no Paciente Crítico. Lesão Renal Aguda – Conduta Conservadora.
  • Lesão Renal Aguda Métodos Dialíticos I.
  • Lesão Renal Aguda Métodos Dialíticos II.
  • Complicações em Síndrome Nefrótica.
  • Glomerulonefrites Agudas.
  • Emergências Hipertensivas.
  • Síndrome Hemolítico-Urêmico.
  • Oncológicas.
  • Discussão de Casos Clínicos.

15-) INFECÇÕES GRAVES (20H)

Ementa:

  • Imunidades inata e adquirida, infecção e resposta do hospedeiro.
  • Avaliação laboratorial do paciente com suspeita de infecção.
  • Controle de infecção na UTIPe NN/Precauções universais e tipos de isolamento.
  • Uso racional de Antibioticoterapia em Medicina Intensiva e resistência de microrganismos Pneumonia associada à ventilação mecânica.
  • Infecção relacionada ao cateter.
  • Infecção de Trato Urinários (ITU).
  • Infecções bacterianas.
  • Infecções fúngicas.
  • Principais Doenças causadas por vírus.
  • Malária e outras doenças tropicais.
  • Tuberculose.
  • Colite pseudomembranosa.
  • Endocardite infecciosa.
  • Infecção em pacientes imunodeprimidos.
  • Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS), Sepse.
  • Infecções no SNC.
  • Discussão de Casos Clínicos.

16-) CITIN PEDIÁTRICO –NEUROINTENSIVISMO, CURSO AMIB (20H)

Ementa:

  • Avaliação da criança em coma.
  • Estabilização inicial do paciente com insulto cerebral agudo.
  • Hipertensão Intracraniana – etiopatogenia e fisiopatologia.
  • Fisiopatologia da Lesão cerebral primária e secundária.
  • Monitoração neurológica.
  • Tratamento da hipertensão intracraniana – diretrizes.
  • Traumatismo crânio-encefálico.
  • Traumatismo raquimedular.
  • Convulsão e “status epilepticus”.
  • Meningites e meningoencefalites.
  • Acidente vascular encefálico.
  • Imagem em neurologia intensiva.
  • Encefalopatia hipóxico-isquêmica.
  • Encefalopatias Metabólicas.
  • Pós-operatório de lesões infratentoriais e supratentoriais, hidrocefalia e patologias da calota craniana.
  • Doenças neuromusculares e polineuromiopatia do paciente crítico.
  • Discussão de Casos Clínicos.

17-) GASTRINTENSIVISMO (10H)

Ementa:

  • Anatomia e Fisiologia do Trato Digestivo e os órgãos relacionados.
  • Abdome Agudo.
  • Abdome Agudo Não Traumático.
  • Hemorragia Digestiva.
  • Hipertensão Intraabdominal.
  • Diagnóstico e manejo na Síndrome Compartimental Abdominal.
  • Insuficiência Intestinal.
  • Insuficiência Hepática Aguda.
  • Pancreatite Aguda.
  • Profilaxia da hemorragia digestiva: Indicações e Interpretação de Exames Complementares por Imagens.
  • Discussão de Casos Clínicos

18-) TERAPIA INTENSIVA NUTRICIONAL (10H)

Ementa:

  • Avaliação nutricional e gasto energético no paciente criticamente doente.
  • Desnutrição, jejum e suas complicações.
  • Princípios da nutrição enteral e vias de acesso.
  • Tipos de dietas e suas indicações.
  • Prescrição da nutrição enteral e progressão da dieta.
  • Contra-indicações, complicações e dificuldades na progressão da nutrição enteral.
  • Princípios e indicações para nutrição parenteral.
  • Macronutrientes e micronutrientes.
  • Prescrição da nutrição parenteral e progressão da nutrição parenteral.
  • Complicações da nutrição parenteral.
  • Casos clínicos – nutrição enteral.
  • Casos clínicos – nutrição parenteral.
  • Discussão de Casos Clínicos

19-) PFCCS, CURSO – AMIB (20h)

  • Descrição (Curso Teórico e Prático): O PFCCS, assim como o FCCS, é um curso de imersão da Sociedade Norte-Americana de Medicina Intensiva franqueada à AMIB no Brasil e voltada aos princípios fundamentais do tratamento intensivo pediátrico nas primeiras 24 horas.
  • Tem por objetivos treinar intensivistas pediátricos e pediatras na reanimação dos pacientes pediátricos gravemente enfermos, além de prepará-los para reconhecer e tratar a deterioração aguda de pacientes previamente estáveis.
  • O curso, composto de módulos teóricos e práticos, ensina a priorizar as necessidades de avaliação dos pacientes pediátricos graves, a selecionar os testes diagnósticos mais apropriados, a identificar e tratar mudanças significativas nos pacientes pediátricos instáveis, a reconhecer e tratar as condições ameaçadoras à vida, e, a saber, referenciar os pacientes para centros de atendimento de maior complexidade.
  • Discussão de Casos Clínicos

20-) TERAPIA INTENSIVA NEONATAL I (20H)

Ementa:

  • Fisiologia cardiovascular do feto e do neonato.
  • Cardiopatias congênitas – diagnóstico. Cardiopatias congênitas – terapêutica.
  • Choque cardiogênico no período neonatal.
  • Abordagem do canal arterial no neonato.
  • Icterícia neonatal.
  • Distúrbios hematológicos no feto e no neonato.
  • Terapia intensiva neonatal.
  • Uso de hemocomponentes no período neonatal.
  • Patologias cirúrgicas do trato gastrointestinal.
  • Enterocolite necrosante.
  • Doenças hepáticas no período neonatal.
  • Distúrbio do metabolismo dos carboidratos.
  • Distúrbio do metabolismo do cálcio, fósforo e magnésio.
  • Distúrbio do metabolismo do sódio.
  • Distúrbio do metabolismo do potássio.
  • Necessidades hídricas no período neonatal.
  • Distúrbios da tireoide.
  • Casos clínicos

21-) TERAPIA INTENSIVA NEONATAL II (20H)

Ementa:

  • Reanimação neonatal.
  • Particularidades da reanimação do neonato prematuro.
  • Fisiologia Respiratória no neonato.
  • Insuficiência respiratória no neonato.
  • Taquipnéia transitória e síndrome adaptativa.
  • Síndrome do desconforto respiratório.
  • Síndrome de aspiração de mecônio.
  • Pneumonias.
  • Diagnóstico diferencial do desconforto respiratório no neonato.
  • Ventilação pulmonar mecânica não invasiva.
  • Ventilação pulmonar mecânica invasiva tipos de respiradores.
  • Ventilação pulmonar mecânica invasiva convencional.
  • Ventilação pulmonar mecânica invasiva – novos modos ventilatórios.
  • Ventilação de alta frequência.
  • Monitoração Ventilação pulmonar Mecânica invasiva.
  • Oxido nítrico.
  • Complicações da ventilação pulmonar mecânica.
  • Abordagem da doença pulmonar obstrutiva crônica.
  • Casos clínicos.

22-) TERAPIA INTENSIVA NEONATAL III (20H)

Ementa:

  • Doenças na gravidez e o seu impacto para o feto.
  • Encefalopatia hipóxico-isquêmica.
  • Hemorragia intracraniana.
  • Lesão de substância branca.
  • Convulsão no período neonatal.
  • Ultrassonografia Transfontanela doppler trancraniano.
  • Hipotonia e doença neuromuscular.
  • Terapia intensiva neonatal.
  • Infecções bacterianas.
  • Infecções por fungos e protozoários.
  • Infecções virais.
  • Sepse neonatal precoce.
  • Sepse neonatal tardia.
  • Choque séptico no período neonatal.
  • Nutrição enteral.
  • Nutrição parenteral.
  • Controle térmico do neonato.
  • Retinopatia da prematuridade.
  • Casos Clínicos.
    .

23-) PRÁTICA RACIONAL E SEGURA EM MEDICINA INTENSIVA, CURSO – AMIB (20H)

  • Ementa (Curso Teórico e Prático):
    É um curso de imersão da AMIB.
  • Entender as Tecnologias utilizadas na Saúde.
  • Uso Racional de Tecnologias em Saúde.
  • Ato médico.
  • A importância das Vigilâncias e Monitorações na Medicina Intensiva (Farmacovigilância, Tecnovigilância, Vigilância de Saneantes).
  • Investigação da “Causa Raiz” de Iatrogenias – Eventos Adversos. Prescrição Racional em Medicina Intensiva.
  • Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde.
  • Gestão e Indicadores de Qualidade em Medicina Intensiva.
  • Rotinas e Protocolos Terapêuticos.
  • Filosofia da prática “Choosing wisely”.
  • Importância da Atuação coesa da Equipe Multiprofissional e suas responsabilidades.
  • Discussão de Casos Clínicos.

Por que fazer esse curso

O médico intensivista neonatal e pediátrico é responsável por cuidar de crianças desde o primeiro dia de vida até a transição para a vida adulta, englobando uma diversidade de enfermidades graves, que necessitam de suporte adequado visando prevenir ou minimizar os impactos destas enfermidades na qualidade de vida destas crianças.

Mensalmente durante os módulos, o aluno terá seu encontro com instrutores intensivistas de renome nacional e internacional, apresentando as mais modernas tendências de tratamento e discussão de casos clínicos selecionados. Nos módulos práticos, atividades com manequins vivos e de simulação de procedimentos e equipamentos clínicos, com os quais os alunos experimentam situações da rotina do tratamento em UTIs.

Coordenação

Conheça a coordenação do curso de Pós-graduação em Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal.

Coordenação nacional

ensine amib Ricardo Maria Nobre Othon Sidou

Dr. Ricardo Maria Nobre Othon Sidou

Coordenador nacional do curso de Pós-graduação em Medicina Intensiva Pediátrica da AMIB

Coordenação local

Dr. Toshio Matsumoto

Dr. Toshio Matsumoto

Dúvidas frequentes

Preciso ter ensino superior para fazer o curso?

Sim. O aluno precisa ter curso superior completo de Medicina e CRM em dia para se inscrever no curso.

Após o pagamento da matrícula no site, nós entraremos em contato solicitando os seguintes documentos digitalizados:

  • Diploma ou CRM (frente e verso)
  • Título de eleitor (frente e verso)
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de moradia (conta de água, luz, telefone, etc.)
  • Certificado de reservista (para homens acima de 18 anos)

Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Sim, os alunos podem faltar e repor até 3 módulos de maneira gratuita. As reposições funcionam das seguintes formas:
Opção 1: O aluno repõe o módulo perdido no final do curso juntamente com outros alunos que também precisarão repor.
Opção 2: O aluno repõe o módulo perdido na próxima turma (na mesma cidade) de acordo com o calendário.
Opção 3: O aluno repõe o módulo perdido em outra cidade.

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Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação com foco em áreas emergentes e tecnológicas, capacitando nossos alunos com conhecimentos sólidos e habilidades práticas.

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