Pós-graduação presencial oficial Amib

Medicina Intensiva Adulto

Niterói (RJ)

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Sobre a
pós-graduação

A Pós-Graduação em Medicina Intensiva Oficial AMIB promove atividades científicas e propicia o aperfeiçoamento na especialidade, além de possuir a maior carga horária presencial do mercado.

O curso tem a missão de viabilizar sua atuação profissional com bases teóricas e práticas sobre os principais aspectos relacionados à atuação médica nos cuidados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), considerando a complexidade dos pacientes adultos críticos e as evidências relacionadas aos diagnósticos.

O curso capacita o médico a identificar e solucionar problemas do paciente gravemente enfermo, desenvolver, em seus aspectos conceituais e práticos, a liderança necessária para o trabalho em equipe, próprios da multiprofissionalidade e transdisciplinariedade assistencial do paciente grave.

Além disso, desenvolve um espírito profissional observador e crítico, capaz de promover mudanças da realidade e formar novos intensivistas.

O que você vai aprender

Confira a estrutura do curso de Pós-graduação em Medicina Intensiva Adulto.

A ESPECIALIZAÇÃO MEDICINA INTENSIVA. AVALIAÇÃO CLINICA DO PACIENTE GRAVEMENTE ENFERMO (10 H/A)

Ementa:

  • Histórico da especialidade Medicina Intensiva no mundo e no Brasil. A AMIB.
  • Abordagem inicial ao paciente crítico: semiologia, semiotécnica, imagenologia e rotina laboratorial.
  • Estabelecimento de relações entre a estrutura alterada e a resposta clínica observada no paciente em terapia intensiva.
  • A prescrição do paciente grave.
  • Critérios de internação e alta na UTI.
  • Escores de avaliação de prognóstico.
  • O prontuário médico.
  • Protocolos em terapia intensiva.

VIA AÉREA E REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR E CEREBRAL (10 H/A)

Ementa:

  • Anatomia e fisiologia da via aérea.
  • Indicações de acesso à via aérea.
  • Intubação traqueal: avaliação clínica, preparo do material, metodologia.
  • Via aérea difícil e abordagens alternativas.
  • Cricotireostomia e traqueostomia: indicações, técnica e complicações.
  • Crico e traqueostomia percutânea.
  • Demonstração prática.
  • Reanimação cardiopulmonar e cerebral: conceito, epidemiologia, algoritmo universal: ABCD primário e secundário, fármacos utilizados, algoritmo universal e perspectivas futuras.

NEFROINTENSIVISMO E EQUILÍBRIO HIDRO-ELETROLÍTICO (20 H/A)

Ementa:

  • Distúrbios hidro-eletrolíticos (avaliação da volemia e eletrólitos mais importantes: Na, Ca, K, Mg e P).
  • Diagnóstico e tratamento dos distúrbios ácido-base.
  • Ânion-gap; gap osmolar.
  • Análise Stewart.
  • Rabdomiólise.
  • Diabetes insipidus.
  • Síndrome da secreção inapropriada do ADH e SIAD.
  • Síndrome perdedora sal.
  • Abordagem ao paciente oligúrico.
  • Insuficiência renal aguda: epidemiologia, fisiopatologia, prevenção e tratamento, métodos dialíticos.
  • Intercorrências comuns durante a terapia dialítica.

CARDIOINTENSIVISMO (20 H/A)

Ementa:

  • Anatomia e fisiologia do coração.
  • Emergências hipertensivas.
  • Dissecção aórtica.
  • Abordagem ao paciente com dor torácica (diagnóstico diferencial e abordagem diagnóstico-terapêutica inicial).
  • Síndromes coronarianas agudas: epidemiologia, reconhecimento pré-hospitalar e tratamento.
  • Arritmias cardíacas.
  • Pós-operatório de cirurgia cardíaca.
  • Insuficiência cardíaca (esquerda e direita).
  • Pericardite.
  • Endocardite.
  • Tamponamento cardíaco.
  • Métodos diagnósticos no paciente crítico.
  • Utilização de ecocardiografia na avaliação da volemia.
  • Marca-passo transcutâneo e transvenoso: indicações, procedimento e monitorização.

EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA. METODOLOGIA CIENTÍFICA. BIOESTATÍSTICA (20 H/A)

Ementa:

  • Metodologia cientifica básica: definição, métodos de pesquisa, planejamento de pesquisa científica, definição de monografia.
  • Introdução a epidemiologia clínica e Bioestatística para médicos (Revisão sistemática e meta-análise.
  • Estatística descritiva e analítica.
  • Cálculo de tamanho da amostra.
  • Métodos qualitativos e quantitativos.
  • Estudos descritivos.
  • Estudos analíticos.
  • Critérios de causalidade de Bradford Hill.
  • Fase de experimentação em seres humanos.
  • Validação e testes diagnósticos etc.).
  • Como montar e programar uma monografia e um artigo para publicação.
  • Conceitos de bases de dados e estratégias de busca.
  • Análise crítica de artigos científicos: a pergunta científica do estudo, material e métodos, critérios de inclusão e exclusão, validade interna e externa, vieses, erros aleatórios e sistemáticos.
  • Grau de recomendação das evidências.
  • Visão crítica: da MI baseada em evidências à tomada de decisões.

INFECÇÃO – (CURSO AMIB, 20 H/A)

Ementa:

  • Introdução doenças infecciosas em pacientes graves;
  • Tópicos em antibioticoterapia;
  • Avaliação de febre no doente grave;
  • Sepse;
  • Pneumonia comunitária grave (com caso clínico);
  • Meningoencefalites (com caso clínico);
  • Febres hemorrágicas (com caso clínico);
  • Infecções abdominais (peritonites);
  • Endocardite infecciosa (com caso clínico);
  • Definição e prevenção de infecções relacionadas à assistência de saúde (IRAS);
  • Resistência antimicrobiana (com caso clínico);
  • Pneumonia associada a ventilação mecânica (com caso clínico);
  • Infecção de corrente sanguínea associada a cateter (com caso clínico);
  • Infecções fúngicas invasivas;
  • Diarreia aguda e doença por Clostridium difficile;
  • Infecções graves de pele e partes moles;
  • Infecções no paciente imunocomprometido (com caso clínico)

CHOQUE E MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA – (CURSO AMIB, 20 H/A)

Ementa:

  • Conceitos.
  • Diagnóstico.
  • Mecanismos fisiopatológicos.
  • Transporte de oxigênio; metabolismo do oxigênio em condições normais patológicas.
  • Classificação.
  • Reposição volêmica.
  • Drogas vasoativas.
  • Monitorização invasiva e não invasiva.
  • Objetivos terapêuticos.
  • Choque hipovolêmico; choque cardiogênico; choque obstrutivo; choque séptico; choque anafilático.
  • Balão intra-aórtico.
  • Módulo prático (casos clínicos e monitorização).

SEPSE – (CURSO AMIB, 20 H/A)

Ementa:

  • O curso de Sepse da AMIB, elaborado em parceria com o Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS), é composto de aulas teóricas e simulações de casos clínicos, e tem por objetivo principal fornecer, aos profissionais que atuam em terapia intensiva, medicina de urgência ou setores com alta incidência de infecções graves, informações gerais e as diretrizes atuais do tratamento da Sepse.

TERAPIA INTENSIVA DO APARELHO DIGESTIVO (10 H/A)

Ementa:

  • O tubo gastrintestinal no paciente grave.
  • Infarto êntero-mesentérico.
  • Hemorragia digestiva alta e baixa.
  • Balão esofágico.
  • Diagnóstico e terapêutica (balão, endoscopia, colonoscopia, cintilografia, arteriografia, uso de octreotídeo em varizes de esôfago).
  • Insuficiência hepática; coma hepático (diálise hepática); abdômen agudo no paciente crítico – como decidir o momento cirúrgico.
  • Colangite aguda.
  • Pancreatite aguda grave.
  • Pós-operatório de cirurgia abdominal.
  • Pós-operatório de transplante hepático.
  • Avaliação do paciente com diarreia na UTI.

DISFUNÇÕES HEMATOLÓGICAS E COAGULOPATIAS (10 H/A)

Ementa:

  • Fisiologia e alterações da coagulação.
  • Avaliação da coagulação.
  • Coagulação intravascular disseminada; fibrinólise; coagulopatia de consumo; trombólise, anticoagulação e antiagregação plaquetária no paciente grave (indicações e complicações).
  • Uso de hemoderivados e substitutos do plasma (indicações, dose, monitoração do resultado, reconhecer principais complicações).
  • Avaliação de risco de TVP e tromboprofilaxia na UTI.

DISTÚRBIOS METABÓLICOS. ALTERAÇÕES ENDÓCRINAS (10 H/A)

Ementa:

  • Crise tireotóxica.
  • Coma mixedematoso.
  • Interpretando provas tireoidianas no paciente critico.
  • CAD.
  • CHHNC.
  • Coma hipoglicêmico.
  • Controle glicêmico na UTI.
  • Emergências no diabético: casos clínicos.
  • Insuficiência adrenal aguda no paciente crítico.
  • Manejo do paciente obeso na UTI.

NEUROINTENSIVISMO – CITIN (CURSO AMIB, 20 H/A)

Ementa:

  • Anatomia do sistema nervoso.
  • Metabolismo cerebral.
  • Métodos de monitorização do paciente neurocrítico.
  • Métodos de imagem.
  • Estados alterados da consciência: diagnóstico e conduta; acidentes vasculares encefálicos isquêmicos e hemorrágicos; tratamento fibrinolítico no AVE isquêmico; hipertensão intracraniana; traumatismo craniencefálico e raquimedular; infecções do sistema nervoso central; doenças neuromusculares; estado de mal epiléptico; morte cerebral e conduta na manutenção do doador de órgãos.

PNEUMOINTENSIVISMO (20 H/A)

Ementa:

  • Fisiologia respiratória.
  • Insuficiência respiratória aguda e crônica agudizada (definição, epidemiologia, diagnóstico, abordagem inicial, tratamento).
  • Pneumonia adquirida na comunidade.
  • Pneumonia nosocomial (adquirida no hospital e associada à ventilação mecânica).
  • Gasometria arterial (definição, como coletar, aplicação clínica, indicação, interpretação).
  • Disfagias orofaríngeas e síndromes aspirativas agudas e crônicas.
  • Interpretação de radiografia e tomografia de tórax em UTI.
  • Tromboembolismo pulmonar, TVP e embolia maciça.
  • Asma brônquica (enfoque na doença e tratamento, menos em ventilação mecânica).
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (enfoque na doença e tratamento, menos em ventilação mecânica).
  • Broncoscopia em UTI – aspectos do exame e cuidados no paciente crítico.
  • Traqueostomia em UTI (breve revisão técnicas, foco em indicação e complicações).
  • Ventilação mecânica no paciente crítico crônico. Cor pulmonale agudo: cuidados com o coração e a hemodinâmica na ventilação mecânica.
  • Introdução à ventilação mecânica básica (visando deixar o assunto iniciado para ser retomado no VENUTI)

VENUTI (CURSO AMIB, 20 H/A)

Ementa:

  • Conteúdo teórico: fisiologia respiratória aplicada a ventilação mecânica.
  • Modos e ciclagens básicos de ventilação mecânica.
  • Monitor.
  • Respiratória I – trocas gasosas.
  • Monitor. Respiratória II – mecânica pulmonar.
  • Interação cardiopulmonar.
  • Modos e ciclagens especiais em ventilação mecânica.
  • PAV. Ventilação mecânica nas doenças obstrutivas (asma e DPOC).
  • VILI. Ventilação mecânica na SARA.
  • Ventilação mecânica em situações especiais.
  • Assincronia paciente-ventilador.
  • Ventilação mecânica não invasiva.
  • Retirada da ventilação mecânica – conteúdo prático (aulas com ventiladores e simuladores mecânicos com a turma dividida): – conhecendo o ventilador, modos e curvas (VCV). PCV e PSV.
  • Monitorização da mecânica ventilatória.
  • Alarmes.
  • Ventilação não-invasiva.
  • Casos clínicos.

TERAPIA INTENSIVA CIRÚRGICA E TRAUMA (20 H/A)

Ementa:

  • Avaliação do risco cirúrgico.
  • Alterações neuroendócrinas no pré, no pós-operatório e no trauma.
  • Conduta inicial no traumatizado de tórax, TCE e TRM.
  • Pós-operatório do paciente com transplante de órgãos e grandes cirurgias: cirurgia abdominal, torácica, cardíaca, de aneurisma de aorta abdominal, de transplantado de fígado, de transplante pulmonar, de transplante renal, de transplante cardíaco.
  • Cirurgia no paciente oncológico.
  • Abdome agudo clínico e cirúrgico.
  • Sepse abdominal: diagnóstico e conduta.
  • O paciente grande queimado.
  • Síndrome compartimental.
  • Embolia gordurosa.

INTOXICAÇÕES EXÓGENAS E ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS, AGENTES FÍSICOS E QUÍMICOS (10 H/A)

Ementa:

  • Abordagem diagnostica e terapêutica inicial do paciente intoxicado.
  • História clínica, exame físico e exames complementares.
  • Síndromes Toxicológicas (simpaticomimética, parassimpaticomimética, colinérgica, anticolinérgica, serotoninérgica etc.). Intoxicações exógenas mais comuns.
  • Diagnóstico dos distúrbios metabólicos, cardiocirculatórios, respiratórios, hematológicos, neurológicos, hidroeletrolíticos e ácido-base do paciente.
  • Prever e reconhecer a toxicocinética e a toxicodinâmica dos agentes envolvidos para determinar o acompanhamento intensivo ou semi-intensivo.
  • Conhecer as estratégias de redução da exposição ao tóxico, de aumento da excreção e remoção do tóxico.
  • Remoção de toxinas por processo extracorpóreo.
  • Desintoxicação por oxigenioterapia hiperbárica.
  • Uso de antídotos e antagonistas.
  • Tratamento sintomático e de suporte.
  • Reconhecer possíveis diagnósticos diferenciais.
  • Acidentes por animais peçonhentos: serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, taturanas, peixes, sapos e lacraias.
  • Lesões por Agentes Físicos (Acidentes por raios, Choque elétrico, Insolação (heat stroke), Afogamento, Hipotermia. Metais Pesados.
  • Botulismo.

ANALGESIA, SEDAÇÃO E DELIRIUM EM UTI (10 H/A)

Ementa:

  • Conceitos básicos de farmacocinética e farmacodinâmica.
  • Farmacologia clínica dos fármacos sedativos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares (BMN) utilizados em UTI.
  • Promoção não farmacológica do conforto aos pacientes gravemente enfermos.
  • Analgossedação em curto prazo do paciente crítico.
  • Analgossedação prolongada do paciente crítico.
  • Analgossedação do paciente grave em situações específicas.
  • Especificidades da prescrição de bloqueadores neuromusculares em pacientes graves.
  • Sedo analgesia e bloqueio neuromuscular do paciente grave: como monitorar – Tolerância e abstinência aos fármacos sedo-analgésicos: como evitar e como tratar.
  • Delírio em UTI : como evitar e como tratar.
  • Discussão de casos clínicos.

 

TENUTI (CURSO AMIB, 20 H/A)

Ementa:

  • Fisiologia dos alimentos.
  • Avaliação nutricional.
  • Calorimetria indireta.
  • Indicações de terapia nutricional (tipos e vias de acesso).
  • Nutrição parenteral e enteral.
  • Monitorização da terapia nutricional.
  • Suporte nutricional em situações especiais.

CUIDADOS PALIATIVOS (CURSO AMIB, 20 H/A)

Ementa:

  • Princípios bioéticos pertinentes à prática da Medicina Intensiva.
  • Direitos e deveres do paciente em tratamento intensivo.
  • Distanásia e eutanásia.
  • Não reanimar em tratamento intensivo.
  • A terminalidade.
  • A humanização em ambientes intensivos.
  • A ética das relações no gerenciamento de conflitos em UTI.
  • Futilidade e obstinação terapêutica.
  • Doação de órgãos e transplantação.
  • Código de ética médica e resoluções dos conselhos e AMIB.
  • Trabalho interdisciplinar.
  • O luto, a morte e o morrer – tanatologia.
  • Normas de ética em pesquisa.
  • A equipe multidisciplinar da UTI.
  • O ato médico.

ECOTIN (CURSO AMIB, 20 H/A)

Ementa:

  • Conteúdo teórico: Importância da ecografia na UTI.
  • Conceitos básicos.
  • Cortes anatômicos da ecocardiografia transtorácica.
  • Av global da função sistólica ventricular esquerda.
  • Avaliação das cavidades direitas.
  • Acesso vascular Guiado por ecografia.
  • Ultrassom pleuropulmonar.
  • VTI e medidas de DC.
  • Avaliação da volemia e responsividade a fluidos.
  • Diagnóstico de tamponamento cardíaco e técnica de pericardiocentese.
  • Ecografia na perirresuscitação –  protocolo FAT e FEEL.
  • Conteúdo prático: Acesso vascular. Janelas ecocardiográficas e manuseio do transdutor.
  • Cortes paraesternais e apicais.
  • Corte subcostal.
  • Ultrassom de pulmão. Casos clínicos.

CONSTRUINDO UMA UTI DE ALTA PERFORMANCE (CURSO AMIB, 20 H/A)  

  • O Curso é dividido em quatro importantes módulos: Gestão e Qualidade; Segurança em UTI; Organização e Gerenciamento da UTI com apresentação conceitual / teórica e Oficinas Práticas;Objetivos do Curso:
  • Conhecer as normas mínimas para funcionamento de UTIs ( ANVISA, MS e AMIB);
  •  Conhecer os princípios básicos de Gestão e qualidade em Medicina Intensiva;
  • Aprender a rodar ciclos de PDCA utilizando de modo adequado indicadores de qualidade;
  • Conhecer e aprender a utilizar escores prognósticos em medicina intensiva;
  • Aprender a planejar para atingir metas, sejam elas pessoais, conjuntas e financeiras;
  • Aprender a valorizar as pessoas como principais impulsionadoras de qualquer empresa;
  • Conseguir uma adequada comunicação dentro de uma Unidade de Cuidados Intensivos;
  • Saber trabalhar com processos adequadamente estabelecidos que garantam a segurança;
  • Aprender a utilizar as principais ferramentas para melhora da qualidade e segurança no ambiente de UTI.

Por que fazer esse curso

  • Conhecer as normas mínimas para funcionamento de UTIs ( ANVISA, MS e AMIB).
  • Conhecer os princípios básicos de Gestão e qualidade em Medicina Intensiva.
  • Aprender a rodar ciclos de PDCA utilizando de modo adequado indicadores de qualidade.
  • Conhecer e aprender a utilizar escores prognósticos em medicina intensiva.
  • Aprender a planejar para atingir metas, sejam elas pessoais, conjuntas e financeiras.
  • Aprender a valorizar as pessoas como principais impulsionadoras de qualquer empresa.
  • Conseguir uma adequada comunicação dentro de uma Unidade de Cuidados Intensivos.
  • Saber trabalhar com processos adequadamente estabelecidos que garantam a segurança.
  • Aprender a utilizar as principais ferramentas para melhora da qualidade e segurança no ambiente de UTI.

 

Coordenação

Conheça a coordenação do curso de Pós-graduação em Medicina Intensiva Adulto.

Coordenação nacional

ensine-amib-Dr-Fernando-Suparregui-Dias

Dr. Fernando Suparregui

Coordenador nacional do curso de Pós-graduação em Medicina Intensiva Adulto da AMIB

Coordenação local

ensine amib Rogerio Silva

Dr. Rogério Silveira

ensine amib Matheus Silva Vaz

Dr. Matheus Silva Vaz

Dúvidas frequentes

Preciso ter ensino superior para fazer o curso?

Sim. O aluno precisa ter curso superior completo de Medicina e CRM em dia para se inscrever no curso.

Após o pagamento da matrícula no site, nós entraremos em contato solicitando os seguintes documentos digitalizados:

  • Diploma ou CRM (frente e verso)
  • Título de eleitor (frente e verso)
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de moradia (conta de água, luz, telefone, etc.)
  • Certificado de reservista (para homens acima de 18 anos)

Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Sim, os alunos podem faltar e repor até 3 módulos de maneira gratuita. As reposições funcionam das seguintes formas:
Opção 1: O aluno repõe o módulo perdido no final do curso juntamente com outros alunos que também precisarão repor.
Opção 2: O aluno repõe o módulo perdido na próxima turma (na mesma cidade) de acordo com o calendário.
Opção 3: O aluno repõe o módulo perdido em outra cidade.

Quer saber mais?

Ainda tem dúvidas? Preencha o formulário abaixo e um consultor especializado entrará em contato!

A Faculdade EnsinE é parceira oficial da AMIB

A Faculdade EnsinE é uma instituição inovadora e comprometida com a excelência educacional. Nossa missão é transformar o mundo do trabalho por meio de uma educação de alta qualidade, preparando nossos alunos para os desafios do futuro.

Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação com foco em áreas emergentes e tecnológicas, capacitando nossos alunos com conhecimentos sólidos e habilidades práticas.

Desde 2004, a AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira vem realizando convênios acadêmicos e científicos com renomadas Instituições de Ensino Superior para a realização de cursos de pós-graduação lato sensu por todo o Brasil.

A Faculdade EnsinE faz parte deste seleto grupo com pós-graduação lato sensu nos cursos de Pós-Graduação em Medicina Intensiva Adulto e Pós-Graduação em Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal.

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Estamos de recesso neste fim de ano!

Do dia 19 de dezembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Boas festas!