A Ouvidoria da EnsinE será um elo entre a comunidade acadêmica ou externa e as instâncias administrativas da Instituição, visando agilizar a administração e aperfeiçoar a democracia.
São objetivos da Ouvidoria da EnsinE:
- assegurar a participação da comunidade na EnsinE, para promover a melhoria das atividades desenvolvidas;
- reunir informações sobre diversos aspectos da EnsinE, com o fim de subsidiar o planejamento institucional.
Assim sendo, a Ouvidoria é um canal de ligação entre a EnsinE e a comunidade acadêmica, com a finalidade de estabelecer uma comunicação democrática, identificar necessidades e entraves existentes e buscar soluções para as queixas e indagações apresentadas, bem como coletar propostas visando à busca da excelência no atendimento e o fortalecimento da cidadania, ao permitir a participação da comunidade acadêmica e externa.
A Ouvidoria tem por objetivo facilitar o encaminhamento das demandas da comunidade aos canais administrativos competentes da EnsinE, visando contribuir para a solução de problemas e, melhoria dos serviços prestados. A Ouvidoria recebe, analisa, encaminha e responde ao cidadão/usuário suas demandas e garantirá o direito à informação.
A Ouvidoria da EnsinE atua ouvindo as reclamações, denúncias, elogios, solicitações, sugestões ou esclarecendo as dúvidas sobre os serviços prestados. Recebe, analisa e encaminha as manifestações aos setores responsáveis; acompanhará as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão/usuário informado; e responderá com clareza as manifestações no menor prazo possível.
A implantação da Ouvidoria na EnsinE é considerada como peça fundamental para implementação de todas as políticas institucionais, representando um espaço democrático para escuta da comunidade externa e interna.