29 e 30 de setembro de 2023
Trade Hotel - Juiz de Fora (MG)

Av. Presidente Itamar Franco, 3800,
ao lado do Independência Shopping

Dr. Augusto Cury
Palestra de abertura SIEC 2019

Educar hoje

Educar é um ato que está para além de uma sala de aula. Passa pela missão de plantar as sementes para uma transformação profunda no cenário brasileiro e mundial. Buscamos incansavelmente criar um ambiente de aprendizado que nutra não apenas o conhecimento acadêmico, mas também a saúde mental, o bem-estar emocional e as habilidades sociais dos alunos. Comprometemo-nos a promover uma abordagem holística da educação, com foco na formação integral dos indivíduos. Por meio de parcerias colaborativas, práticas pedagógicas inovadoras e uma atenção constante às necessidades dos alunos e educadores, aspiramos a capacitar as futuras gerações a enfrentar os desafios do amanhã com sabedoria, compaixão e uma determinação inabalável.

Olhar adiante, enxergar o terreno fértil para um amanhã onde a educação seja uma força transformadora, moldando não apenas indivíduos capacitados, mas também uma sociedade consciente, solidária e preparada para construir um futuro promissor. Desejamos um futuro onde o ambiente escolar seja um espaço verdadeiramente saudável, seguro e inspirador para todos. Visualizamos um cenário no qual as escolas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento não apenas do intelecto, mas também das emoções e valores das novas gerações. Acreditamos em uma sociedade onde a empatia, a compaixão e o respeito sejam cultivados desde cedo, proporcionando um ambiente propício para o florescimento de indivíduos conscientes, responsáveis e comprometidos com um mundo melhor.

Transformar o amanhã

Confira a galeria de fotos do SIEC 2023

Plantar boas sementes hoje para qualificação da educação no amanhã. 

Com essa importante motivação, a Faculdade EnsinE e a Delage Educação realizarão, nos dias 29 e 30 de setembro, a sétima edição do Seminário Internacional de Educação Contemporânea e o segundo Simpósio de Formação e Gestão da Escola Contemporânea. Voltado para a promoção de pessoas, com base na Educação e desenvolvimento pessoal, o SIEC é o maior evento de educação da Zona da Mata Mineira e conta em sua trajetória com a participação de nomes como Augusto Cury, Mário Sérgio Cortella, Monja Coen e Leandro Karnal.

Para 2023, trouxemos muito mais temas e pessoas interessantes para você!

Palestrantes

Rossandro Klinjey (SP)

Inspirador palestrante de Campina Grande, Rossandro é doutor em Psicanálise e mestre em Saúde Coletiva. Além de ser amplamente reconhecido como um renomado psicólogo clínico e escritor, é um fenômeno de mídia, com mais de 1,5 milhão de seguidores em suas redes sociais. Tem como temas de trabalho a saúde mental, educação emocional e autoestima, encantando e impactando positivamente a todos por onde passa.

Marcelo Cunha Bueno (Palestra Internacional On-line)

Com uma herança de conhecimento, sendo filho de uma pedagoga, Marcelo escolheu seguir os passos da mãe, sendo um pedagogo renomado. Sua expertise se estende à especialização em Pedagogia das Diferenças (FLASCO). Atualmente, ele desempenha o importante papel de Diretor Pedagógico na Escola Estilo de Aprender, além de brilhar como Consultor Educacional e Palestrante, inspirando a todos com seu entusiasmo pela área.

Marta Relvas (RJ)

Marta Relvas, Doutora e Mestre em Psicanálise, é uma renomada neurocientista da Aprendizagem, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga, especializada em Fisiologia Humana. Membro efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, ela também é uma inspiradora escritora e palestrante, dedicada a desvendar os mistérios do cérebro e compartilhar seu conhecimento.

Lucelmo Lacerda de Brito

Lucelmo Lacerda de Brito (SC)

Lucelmo é um professor psicopedagogo e doutor em Educação, com Pós-Doc em Psicologia. Aos 38 anos, junto ao diagnóstico de seu filho, descobriu sua própria condição de TEA. Agora, como pesquisador, se dedica apaixonadamente a estudar o autismo e promover a inclusão.

Carolina Bezerra (MG)

Carolina é Doutora e Mestra em Educação pela USP, com licenciatura em Pedagogia. Ex-Diretora de Ações Afirmativas da UFJF, hoje atua como professora no Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII. Por sua vida e trajetória, se dedica com imensa competência à Educação para Relações Étnico-raciais, gênero, sexualidade, história africana, afro-brasileira e indígena, manifestações culturais, antropologia educacional e comunidades quilombolas. Sua atuação reflete um compromisso sólido com a expansão do conhecimento e a promoção da diversidade.

Sérgio de Carvalho (MG)

Acadêmico dedicado à área de Neurociências, atualmente desenvolvendo seu doutorado. Seu foco de pesquisa abrange a Neuropsicopedagogia e a Psicomotricidade. Compartilha seu conhecimento como Professor e Palestrante, encontrando satisfação em desvendar os mistérios da mente.

Lily Lu Vaz

Lily Lu Vaz (PR)

Graduada em Design Gráfico pela UFPR, com mais de 23 anos como Professora, Mentora de Professores e Educadora, Lily é uma talentosa Designer Instrucional e especialista em Experiência de Aprendizado. Sua paixão por Gamificação, Inovação e E-Learning Ecologies é evidente em seu trabalho, onde já ajudou centenas de professores a planejar aulas únicas e criar conteúdos envolventes, tornando suas aulas e cursos relevantes, interessantes e inesquecíveis.

Marcos Raggazzi (MG)

Graduado em Química, Mestre em Ensino de Ciências (UFOP) e especialista em Neurociências, Tecnologia Educacional, Psicanálise da Criança e do Adolescente (PUC-MG). Membro do Conselho Diretor do Bernoulli Educação, autor de livros, Consultor Educacional e Palestrante. Seu interesse em ferramentas de educação, como Inteligência Artificial, o impulsiona a explorar as tecnologias do presente que influenciarão o futuro da aprendizagem.

Antônia Burke (RJ)

Graduada em Letras-Literatura pela UFF, Antônia é uma psicanalista formada pelo EBEP e especialista em Mediação de Conflitos pela UERJ. Além disso, é líder no Programa Raízes, onde trabalha para capacitar alunos a serem protagonistas em sua formação intelectual e subjetiva. Sua dedicação à educação emocional é evidenciada através de sua coluna no jornal O Globo.

David Sender (MG)

Médico Psiquiatra, é graduado pela UFRJ e possui vasta experiência na área. Além disso, é pós-graduado em Terapias Cognitivas, Psiquiatria e Saúde Mental. Fundador do Espaço Calmamente, também é reconhecido como um talentoso escritor. Sua abordagem inovadora e única de ensino, o método Sender, tem revolucionado o ensino de Psiquiatria, cativando seus alunos.

Fernando Guilhon (MG)

Mestre em Direito Econômico pela UFJF, especializado em Mediação de Conflitos pelo ICFML. Seu envolvimento com Mediação e Mediação Comunitária Interdisciplinar o levou a fundar o Centro de Mediação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Sua atuação destaca-se pela promoção da empatia e busca pela convivência harmoniosa na sociedade.

Programação

29 de setembro

HorárioEvento
18hCredenciamento
19h30Abertura oficial do evento / Apresentação cultural
20hPalestra: Autoconhecimento: ressignificação humana em um cenário educativo disruptivoPalestrante: Rossandro Klinjey (SP)
21h30Encerramento
 

30 de setembro

HorárioPalestraPalestrante
09hEnsinar aprendendo: nove passos para uma educação criativa e generosa – Palestra Internacional On-lineMarcelo Cunha Bueno (Moçambique)
09h35O desafio de ser professor na era da inclusãoLucelmo Lacerda de Brito (SC)
10h40Neurociência: como motivar os estudantes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem?Marta Relvas (RJ)
11h25Seja um professor memorável: experiências de aprendizado e engajamento discenteLily Lu Vaz (PR)
12h15Intervalo de almoço
14hInteligência artificial e a educação: quais tecnologias do presente dominarão o futuro?Marcos Raggazzi (MG)
14h55Estratégias didáticas assimétricas: a aprendizagem baseada em evidências científicasSérgio de Carvalho (MG)
15h40Diversidade e subjetividade: Desafios contemporâneos para uma educação integral e inclusivaCarolina Bezerra (MG)
16h25Intervalo de 15 minutos
16h45Roda de conversa: Educação socioemocional, mediação de conflitos e a saúde mental dos estudantes: conexões e inspiração para liderarem no futuroDavid Sender (MG), Antônia Burke (RJ) e Fernando Guilhon (MG)
18hEncerramento

Já tem lugar para ficar? Pega essa dica!

O SIEC será realizado no palco do Centro de Convenções do Trade Hotel. Veja as vantagens de se hospedar no Trade:

Normas gerais para comunicações orais e pôsteres

A Comissão Organizadora e Científica do VII Seminário Internacional de Educação Contemporânea de Juiz de Fora – SIEC, fazem saber que estão abertas, de 01º de junho de 2023 até 31 de agosto de 2023, as inscrições para envio de trabalhos científicos para o II Simpósio de Formação e Gestão da Escola Contemporânea a ser realizado nos dias 29 e 30 de setembro de 2023, na cidade de Juiz de Fora – MG.

Prazo para a submissão dos trabalhos científicos estendido até dia 08 de setembro de 2023.

Os participantes poderão inscrever-se pelo site educacaodelage.com.br e os resumos ampliados deverão ser enviados para o e-mail: siec.anais@ensin-e.edu.br até o dia 08 de setembro de 2023, após a realização da inscrição no site.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma Comissão Científica.

Para enviar o Resumo Ampliado é obrigatório o pagamento da inscrição dos autores e coautores. Cada pessoa poderá submeter até 2 trabalhos (comunicação ou pôster), sendo: 1 como autor(a) principal e 1 como coautor(a).

Cada comunicação oral ou pôster poderá ter um máximo de quatro autores.

Não será possível corrigir ou modificar as comunicações orais ou pôsteres após o envio.

Não serão considerados os trabalhos em que o autor(a) ou coautor(es) não estejam inscritos no Simpósio.

Os trabalhos inscritos para apresentação deverão inserir-se em um dos seguintes eixos temáticos:

  1. Currículo e planejamento da educação.
  2. Políticas e gestão da educação.
  3. Educação básica e formação de professores.
  4. Educar para tecnologia em um mundo automatizado por máquinas.
  5. Avaliação do/no processo de alfabetização.
  6. Traumas coletivos e o ensino de temas socialmente vivos.

3.1 – FORMATO E APRESENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS

O envio das comunicações requerem a apresentação de um Resumo Ampliado de 5 a 9 mil caracteres (com espaço).
As comunicações podem incluir estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência.
O Resumo Ampliado deverá ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou superior, com as seguintes descrições:
Papel A4;
Margens de 03 cm;
Fonte Times New Roman, tamanho 12;
Espaço entrelinhas de 1,5;
Alinhamento justificado;
Não numerar as páginas.
O título deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento central.
Os nomes dos autores/autoras devem aparecer debaixo do título da obra, alinhado à esquerda, seguido da identificação da instituição e com o e-mail dos autores/autoras.
Resumo ampliado deve conter: Introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando-se as normas habituais para a publicação de artigos científicos.
Conteúdo da Comunicação Oral deve fazer referência ao Simpósio e ao respectivo Eixo Temático escolhido pelo(s) autor(es).
Não serão considerados trabalhos enviados em PDF.

3.2 – APRESENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL

Os autores deverão comparecer ao local e horário indicados pela comissão para entrega do pendrive, com apresentação em power-point, no dia da sessão de apresentação, em Juiz de Fora – MG. Durante a sessão de apresentação da comunicação oral é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores para apresentação ao público, bem como para responder aos questionamentos dos membros da Comissão Científica presentes. O tempo máximo de apresentação oral será de 10 minutos, seguidos de mais 05 minutos para perguntas e respostas. O autor que não cumprir os prazos estabelecidos terá o seu trabalho reprovado pela Comissão.

4.1 – FORMATO E APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES

O envio dos pôsteres requer a apresentação de um Resumo Ampliado de 3 a 5 mil caracteres (com espaço).
O título deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento central.
Os nomes dos autores/autoras devem aparecer debaixo do título da obra, alinhado à esquerda, seguido da identificação da instituição e com o e-mail dos autores/autoras.
O Resumo Ampliado deve conter: Introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando-se as normas habituais para a publicação de artigos científicos.
Conteúdo do pôster deve fazer referência ao Simpósio e ao respectivo Eixo Temático escolhido pelo(s) autor(es). O conteúdo deve conter o título e o desenvolvimento do trabalho, a discussão dos resultados e as conclusões.
O Resumo Ampliado deverá ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou superior.
Não serão considerados trabalhos enviados em PDF.

4.2 – APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

Os autores deverão comparecer ao local e horário indicados pela Comissão para entrega de seus pôsteres no dia da sessão de apresentação, em Juiz de Fora – MG e para sua retirada após a sessão. Durante a sessão de apresentação dos pôsteres é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores junto ao pôster para atender ao público interessado e fazer sua integração com o conjunto dos autores que participam da sessão de pôsteres, além de ter sua presença registrada pela secretaria do SIEC.

4.3 – ESTRUTURA E DIMENSÕES DO PÔSTER

Terão a seguinte formatação:

Dimensão: 1,20m de altura por 0,90m de largura; b) Título: deverá ser o mesmo utilizado no resumo, escrito em letras maiúsculas que permitam a leitura a 03 (três) metros de distância. c) Abaixo do título e com letras tamanho 40, devem constar os nomes dos autores, laboratório (caso envolva), instituição, cidade, estado. d) Corpo textual: Fonte Times New Roman de tamanho mínimo 30, contendo introdução, objetivo, método, resultados/discussão, considerações finais e referências (até cinco). e) Recomenda-se usar o mínimo possível de texto e o máximo possível de ilustrações (figuras, esquemas, tabelas e fotos) para facilitar a comunicação visual.

Os trabalhos aprovados pela comissão científica serão divulgados no dia 11 de setembro de 2023 no site www.ensin-e.edu.br/siec.

  • Clareza na formulação e desenvolvimento do tema;
  • A consistência e a precisão no tratamento teórico e metodológico;
  • Correção na linguagem do texto e cumprimento das normas da ABNT;
  • O cumprimento das condições de apresentação e as regras de formato.

ATENÇÃO!
Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão publicados em Anais do Simpósio, no site do SIEC. É responsabilidade ética dos autores e coautores as informações e resultados de pesquisas divulgados. Para obter a publicação nos ANAIS do Simpósio, os autores deverão estar presentes para apresentação dos trabalhos nos horários estabelecidos pela Comissão Científica, no dia 30 de setembro de 2023, a partir de 07h30.

Comissão Científica
Prof. Dr. Leandro Couto Carreira Ricon (Universidade Católica de Petrópolis)
Prof.ª Dr.ª Fabiana Eckhardt (Universidade Católica de Petrópolis)
Prof. Dr. Karl Schurster (Universidade de Vigo – Espanha)
Prof. Dr. Marcelo Mocarzel (Universidade Estácio de Sá | Universidade Católica de Petrópolis)
Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Carius (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro | Universidade Católica de Petrópolis)
Prof.ª Dr.ª Cintia Chung Marques Correa (Universidade Católica de Petrópolis)
Prof.ª Dr.ª Débora Bastos (Ensin.e)
Prof.ª Dr.ª Sandra Cristina Bortolotti (Universidade Católica de Petrópolis)

Realização:

Patrocínio:

Exponha sua marca no SIEC 2023 e esteja bem próximo do seu público.

Baixe a proposta comercial do SIEC 2023 e conheça os benefícios que a sua marca terá com profissionais da Educação e todo o público do evento.

Últimos ingressos

Passaporte: R$280
Sexta-feira: R$80
Sábado: R$150
(em até 12x no cartão de crédito)

*Segundo o Art. 49 do CDC, devoluções podem ocorrer até 07 (sete) dias após a compra do ingresso.

Estamos de recesso nesta quinta-feira

No dia 13 de junho, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Até logo!