Formação e gestão do professor

Professores passam por inúmeros desafios dentro de uma sala de aula, e um dos mais importantes é a mobilização dos alunos. Isso porque para um melhor aprendizado, é necessário que os mesmos estejam em um estado de atenção e envolvidos com as atividades propostas. Como cada vez mais os estudantes vivem em um mundo imediatista, tecnológico e imagético, isso dificulta a vida do professor. Principalmente no momento de alinhar a concentração do aluno para o ato de aprender.

Para o Professor Júlio Furtado, mestre em educação pela UFRJ e Doutor em Ciências da Educação, a melhor forma de captação é o investimento no conhecimento dos docentes “Infelizmente a nossa formação inicial não nos dá elementos suficientes para que a gente seja um bom gestor da sala de aula”. Júlio ainda ressalta que para alcançar o objetivo na classe, a formação e gestão do professor são de extrema importância. É recomendado muita reflexão, muita prática, e pré disposição para quebrar paradigmas e se reinventar.

Formação Continuada

O investimento na formação continuada e gestão do professor é essencial, pois busca o aumento da competência técnica do mesmo. Além de auxiliar o profissional a aperfeiçoar cada vez mais suas práticas dentro da sala de aula. De acordo com o professor Júlio Furtado, este também é o primeiro passo para a valorização financeira do educador “esse processo de busca do auto aperfeiçoamento é fundamental para essa virada que a profissão de professor precisa dar”. Além de ser uma forma do professor se reinventar, principalmente através de novos desafios.

A formação continuada, também é considerada por Júlio como um componente permanente do professor. Assim tornando-o um facilitador e não somente um transmissor de informações para seus alunos. Ainda ressaltando que “para que o professor faça intervenções coerentes no processo de aprendizagem dessas crianças e jovens é preciso entender todo o contexto social que está produzindo isso e acima de tudo é preciso aprender ferramentas, metodologias e técnicas, que deem conta deste processo de aprendizagem inserido nesse mundo que temos”, finaliza. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

Estamos atendendo pelo WhatsApp

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, estamos trabalhando de home office temporariamente. Se precisar de atendimento, pode nos enviar um WhatsApp que responderemos o mais breve possível!