Formação e gestão do professor

Professores passam por inúmeros desafios dentro de uma sala de aula, e um dos mais importantes é a mobilização dos alunos. Isso porque para um melhor aprendizado, é necessário que os mesmos estejam em um estado de atenção e envolvidos com as atividades propostas. Como cada vez mais os estudantes vivem em um mundo imediatista, tecnológico e imagético, isso dificulta a vida do professor. Principalmente no momento de alinhar a concentração do aluno para o ato de aprender.

Para o Professor Júlio Furtado, mestre em educação pela UFRJ e Doutor em Ciências da Educação, a melhor forma de captação é o investimento no conhecimento dos docentes “Infelizmente a nossa formação inicial não nos dá elementos suficientes para que a gente seja um bom gestor da sala de aula”. Júlio ainda ressalta que para alcançar o objetivo na classe, a formação e gestão do professor são de extrema importância. É recomendado muita reflexão, muita prática, e pré disposição para quebrar paradigmas e se reinventar.

Formação Continuada

O investimento na formação continuada e gestão do professor é essencial, pois busca o aumento da competência técnica do mesmo. Além de auxiliar o profissional a aperfeiçoar cada vez mais suas práticas dentro da sala de aula. De acordo com o professor Júlio Furtado, este também é o primeiro passo para a valorização financeira do educador “esse processo de busca do auto aperfeiçoamento é fundamental para essa virada que a profissão de professor precisa dar”. Além de ser uma forma do professor se reinventar, principalmente através de novos desafios.

A formação continuada, também é considerada por Júlio como um componente permanente do professor. Assim tornando-o um facilitador e não somente um transmissor de informações para seus alunos. Ainda ressaltando que “para que o professor faça intervenções coerentes no processo de aprendizagem dessas crianças e jovens é preciso entender todo o contexto social que está produzindo isso e acima de tudo é preciso aprender ferramentas, metodologias e técnicas, que deem conta deste processo de aprendizagem inserido nesse mundo que temos”, finaliza.