Estágio na Pós-graduação é diferencial da Ensin.E

Alunos do curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia estagiam aos sábados na Clínica Policonsultas

O estágio supervisionado é considerado o momento em que as teorias aprendidas pelos acadêmicos são aliadas à prática bem como o momento em que o futuro profissional experimenta e atua efetivamente em seu campo de formação. Pensando em aliar, conhecimento a prática, a Ensin.E possui a disciplina de estágio, realizada na Clínica Policonsultas, para os alunos do curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia. O estágio acontece aos sábados na parte da tarde, e as sessões são feitas gratuitamente. De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Ensin.E, Heloísa Delage, essa opção é um diferencial na cidade, “O estágio está previsto na matriz curricular do curso e é uma disciplina obrigatória para obtenção do título de especialista. Ele proporciona aos alunos uma hipótese diagnóstico das dificuldades, dos distúrbios, ou então dos transtornos de aprendizagem, partindo da observação de uma criança ou de um adolescente, que estão cadastrados na clínica e posteriormente o aluno vai traçar intervenções adequadas para cada tipo de situação. Sempre sob a supervisão do professor do curso”. 

Criança sendo atendida por estagiárias do curso.

A pós-graduação em Neuropsicopedagogia forma profissionais das áreas de Saúde e Educação para lidar com os diversos sujeitos e sua aprendizagem, ampliando os conceitos referentes às questões neurológicas, psicopedagógicas, educação especial, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento bem como apresenta recursos e técnicas para que os profissionais estejam aptos a lidar com o desenvolvimento, comportamento e a aprendizagem. A estudante da pós, Andreza Giacomini, afirma que o estágio na Policonsultas está fazendo toda a diferença nessa nova formação, “Aqui a gente conta com uma excelente estrutura física, além de professores e orientadores capacitados para nos oportunizar a prática de tudo que aprendemos no curso. Estou conseguindo aprofundar meu conhecimento teórico, através do estágio clínico”, afirma.

Além dos alunos, o estágio têm ajudado muitas famílias, que antes enfrentavam problemas comportamentais com as crianças e hoje conseguem perceber resultados notáveis. De acordo com a dona de casa, Divânia Eloy Souza, tia de Ícaro Daniel, 10 anos, o menino têm mostrado mudanças significativas, “O Ícaro é autista, por isso ele tinha um comportamento muito arredio e não gostava de contato físico. Hoje, ele está bem mais sociável, carinhoso e melhorou o convívio com toda a família. Ele fica animado de ir as consultas”, elogia. Outro exemplo de satisfação com o tratamento oferecido, é o de Simone Batista Leite, mãe de Kaliandra Aparecida, 15 anos,  ela garante que a filha continuará o tratamento religiosamente, “A Kaliandra é muito dispersa, e quando a psicóloga da escola, sugeriu esse tratamento oferecido pelos alunos da Ensin.E na Policonsultas, logo viemos procurar. Noto que ela está animada e se sente cuidada e amparada aqui”, assegura.

Turma de Neuropsicopedagogia: estágio aliado ao conhecimento teórico.

Atualmente, faz-se necessário profissionais que saibam interagir e articular com diferentes práticas educativas. Já é uma exigência do mercado esse tipo de profissional. “Existe essa demanda, não só na cidade, como no Brasil. Esse curso viabiliza a inclusão e trabalha para transformar o modelo educacional vigente e inovar.”, explica Alessandra Boliano Celestino, aluna do curso. A Coordenadora, Heloísa Delage, ainda corrobora essa importância, “O estágio constitui-se uma modalidade de aprendizagem significativa e reflexiva, porque se deve aliar a teoria a prática, como forma de potencializar a ação humana. Então é o momento dos alunos colocarem em prática tudo que aprenderam no curso. Fazendo o diagnóstico, avaliação e a intervenção, tudo isso sobre orientação do professor. Assim ele estará preparado para atuar no mercado de trabalho”. 

O Curso de Neuropsicopedagogia da Ensin.E já está com matrículas abertas para uma nova turma em 2020. Vale ressaltar que a Pós é presencial e contém carga horária de 600 horas. Os interessados devem acessar o site e se inscrever. Inscreva-se!

Porque fazer estágio em seu curso de Pós-graduação? Conheça os principais benefícios:

1. Experiência em novas áreas

O estagiário participa do cotidiano de uma área. Consequentemente, tem contato com os benefícios, problemas e pessoas, entendendo mais sobre as questões práticas da carreira escolhida. É uma forma, portanto, de criar experiência e, assim, melhorar o currículo na busca por colocações e promoções no futuro.

2. União entre teoria e prática

Outro benefício é exercitar o que foi visto no material didático, recebendo orientações de profissionais mais experientes. Muitas vezes, o estudante só alcança uma compreensão dos temas quando coloca os assuntos da pós-graduação em prática, e o estágio é o momento ideal para desenvolver atividades nesse sentido. Afinal, a pessoa estará inserida no ambiente de trabalho.

3. Networking

Também é um meio importante para ampliar a rede de contatos. Ao conhecer os profissionais da área, será muito mais fácil receber indicações, trocar experiências, conhecer as boas práticas, participar de eventos, entre outros benefícios.

Além disso, para quem busca uma mudança de segmento, é a oportunidade de não iniciar do zero, ou seja, de construir relações antes de abandonar a colocação atual, facilitando o planejamento de carreira.

4. Mais oportunidades de emprego

Por fim, ao ampliar a experiência e desenvolver competências, o profissional não apenas aumenta sua capacidade de entregar valor para os contratantes, mas coloca um diferencial no currículo. Logo, ao concluir a pós-graduação, terá mais oportunidades dentro do segmento escolhido, além de sempre ter chances de ser efetivado após o estágio.

Compartilhe!

Deixe um comentário

Estamos atendendo pelo WhatsApp

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, estamos trabalhando de home office temporariamente. Se precisar de atendimento, pode nos enviar um WhatsApp que responderemos o mais breve possível!