EnsinE participa do 57º Congresso Latino Americano de Investigação Pediátrica

Não é novidade que se o profissional de Medicina deseja assegurar o melhor atendimento possível aos seus pacientes deve estar sempre se qualificando. E uma das melhores formas de pôr em prática essa tarefa é a presença recorrente nos eventos médicos.

No cenário atual, existe uma gama de opções contemplando formatos como congressos, simpósios, jornadas e seminários.. A médica Ingrid Kandler, coordenadora do curso de pós-graduação em pediatria da Ensin.E e fundadora do Instituto Kandler Coutinho (IKAT), esteve presente no 57º Congresso Latino Americano de Investigação Pediátrica, que aconteceu na USP de Ribeirão Preto, nos dias 11 a 13 de novembro.

O objetivo do evento foi promover o desenvolvimento da pesquisa pediátrica em diversas disciplinas e estimular a relação entre pesquisadores latino americanos.

Ingrid apresenta seu trabalho no Congresso

Estavam presentes cerca de 250 médicos pesquisadores de toda América Latina. A professora, contribuiu e apresentou dois trabalhos científicos contendo dados de sua dissertação de Mestrado.

“Foi uma oportunidade muito interessante de interagir e compartilhar conhecimento com profissionais renomados de outros países. Adorei e voltei renovada!”, afirma Ingrid. Ela ainda salienta que pretende compartilhar as informações transmitidas no evento para alunos e corpo docente.

Ensin.E: foco na capacitação do corpo docente.

Você já conhece o IKAT?

Fundado em 2014, e situado em Vitória (ES), o  Instituto Kandler Coutinho (IKAT) tem como objetivo contribuir para a formação geral e técnica da comunidade médica, com cursos de pós-graduação EAD em Pediatria e Neonatologia. Ambos os cursos possuem certificados credenciados pelo MEC e aulas presenciais. Quer saber mais? Acesse: https://ikatvix.com.br/ 

Hoje, existem vários tipos diferentes de eventos científicos. Confira como funcionam os principais:

Congresso: consiste em um encontro de entidades de classe ou associações para a apresentação de conferências. Podem ser científicos ou técnicos.

Seminário: encontro de um grupo de estudos que reúne debates de assuntos apresentados pelos participantes. É uma exposição oral para acadêmicos que tenham conhecimento prévio do tópico a ser debatido. É dividido em três partes: exposição, discussão e conclusão.

Curso: grupo de matérias apresentadas em aulas, conferências ou palestras.

Mesa-redonda: encontro de especialistas para a discussão de um tema. Conta com a moderação de um coordenador, responsável por manter o debate em torno do tema principal.

Simpósio: encontro iniciado por uma classe técnica, artística ou científica para debater temas ligados a um assunto específico.

Conferência: preleção pública sobre assunto técnico, artístico, científico ou literário. O conferencista apresenta um tema escolhido antecipadamente, por um tempo determinado. Depois, responde às perguntas do auditório.

Fórum: reunião menos técnica, visando conseguir um público numeroso, que deve ser motivado.

Mas há pelo menos 6 razões para procurar se envolver em eventos desse tipo. Veja só:

1 – Para manter-se atualizado

Manter-se bem informado sobre o mercado e sobre o contexto em geral é importante em qualquer ramo estudantil ou profissional.

Para tanto, palestras, seminários, simpósios e congressos estudantis são alguns dos eventos mais recomendados, onde é possível informar-se com mais precisão sobre assuntos específicos de cada área ou setor.

Escolher eventos com a participação de referências em sua área de atuação é uma ótima dica para manter-se em atualização constante, seja ouvindo grandes palestrantes e captando ideias inovadoras, seja observando exemplos práticos de novos produtos, serviços e soluções.

2 – Para ampliar o networking

Durante eventos estudantis e profissionais, costumam haver alguns momentos de interação, como almoços e coffee-breaks, importantes para fazer contato com outros participantes.

A relevância de tais contatos está não apenas na troca de informações e nas reflexões conjuntas, mas também na possibilidade de novas parcerias.

Ou seja, participar de eventos assim pode ser uma boa estratégia para ampliar sua rede de contatos e quem sabe descobrir novos clientes ou até novas oportunidades profissionais.

3 – Para aprender mais rapidamente um assunto

Eventos como palestras e seminários oferecem conhecimento concentrado. Em vez de passar meses em um curso ou buscar informações fragmentadas em sites e blogs diversos, participando de um evento assim, você foca várias horas no aprendizado de um assunto (ou vários).

Essa concentração do aprendizado em pouco tempo ainda pode ser uma boa estratégia para quem não tem muita disciplina nos estudos ou não tem o hábito de buscar informações sozinho.

4 – Para encontrar novos parceiros

Feiras, palestras e seminários costumam atrair muitos empreendedores, donos de empresa, fornecedores, além de outros estudantes e profissionais. Ou seja, são ótimas momentos de fazer contatos e criar boas oportunidades de parcerias e negócios. Não é à toa que o cartão de visita costuma ser peça-chave em eventos assim.

5 – Para descobrir novos produtos e serviços do mercado

Muitos produtos e serviços novos são apresentados durante eventos profissionais.

Algumas vezes são os próprios fabricantes ou fornecedores que participam do evento e chegam até a oferecer descontos especiais pela aquisição no local.

Em outros casos, palestrantes e oradores recomendam produtos ou serviços que se destacam no mercado e podem acabar interessando aos participantes.

De qualquer forma, os eventos também cumprem a função de trazer novidades de produtos ou serviços de cada setor.

6 – Para encontrar soluções de negócios

Em palestras, congressos e seminários, é possível encontrar estudantes e profissionais que enfrentam desafios similares. A troca de experiências entre pessoas com diferentes habilidades que vivem os mesmos dilemas é enriquecedora. Além do mais, quem já passou por uma dificuldade similar e a superou provavelmente tem boas lições a ensinar. Essa pode ser uma forma mais prática e rápida de levar inovação e resolução de problemas para o seu negócio.

Trecho retirado do portal O Seu Dinheiro vale mais!

Compartilhe!

Deixe um comentário