ENEM 2019: A Ensin.E te ajuda a se preparar para a prova!

As provas do ENEM serão realizadas nos próximos dois domingos, 3 e 10 de novembro em todo o país.

Momento de ansiedade e preparação para os vestibulandos. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando, a avaliação acontece nos próximos dias 3 e 10 de novembro de 2019.

No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Já na outra semana, será a vez de ciências da natureza e matemática. Os portões das escolas de todo o país serão abertos às 12h, horário de Brasília, e o limite para a entrada é até às 13h. O exame será aplicado a partir das 13h30, com duração máxima de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. Aliás, quem terminar a prova cedo, só poderá deixar o local do exame após 2 horas depois do seu início.

Embora este ano o ENEM tenha registrado o menor número de inscritos desde 2010, o número de participantes é alto. Entre os 6.384.957 de inscritos, apenas 5.095.308 tiveram a confirmação de inscrição após o pagamento da taxa ou a validação da taxa de isenção. Os estados que possuem mais inscritos são: São Paulo (816 mil), Minas Gerais (534 mil) e a Bahia (339 mil).

Dicas sobre como se preparar para o Enem

De acordo com Heloisa Delage, coordenadora acadêmica da Ensin.e, existem formas do estudante se preparar de forma mais efetiva para o exame. “Ter acesso às provas dos anos anteriores é uma boa estratégia, porque o estudante já vai entendendo sua dinâmica, como é o formato das questões e o tempo necessário para responder”, sugere.

Heloísa, também reitera a importância do candidato conhecer o edital e fazer o exame de forma segura, “Uma estratégia interessante para aumentar a autoconfiança do estudante no momento da realização das questões é começar por aquelas que ele considera mais fáceis. O candidato não deve perder muito tempo em uma só questão e nem voltar para alguma que ele já tenha feito com certeza. O controle do tempo de dedicação a cada questão também vai ajudá-lo a não correr com outras questões que teria chance de acertar e nem ter que deixar questões em branco ou chutar respostas. Redação ou prova objetiva, por onde começar? Vai depender do perfil, ritmo e prática de cada estudante”, indica.

Grande parte dos professores aponta a redação como o tópico mais polêmico da prova. Mas, calma! Segundo Heloísa, os temas sempre são elaborados a partir de eixos temáticos e contemporâneos, “Normalmente são temas que chamaram a atenção no primeiro semestre do ano. Talvez uma ótima sugestão de tema para este ano seja na área da saúde. Arrisco uma proposta sobre vacinas e o retorno de doenças já erradicadas, como o sarampo, a necessidade de vacinação e o compromisso de cada cidadão com a saúde pública”, finaliza.

Saiba o que levar no dia da prova do ENEM

Se liga no que você não pode esquecer!

• É obrigatório ter em mãos nos dois dias de exame, um documento oficial de identificação com foto. Sendo permitido, RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista e outros documentos listados no edital do ENEM. Porém, não vão ser aceitos documentos em formatos digitais ou cópias autenticadas dos mesmos.
  • Caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta.
  • O comprovante de inscrição não é obrigatório, mas aconselhamos a levá-lo. Ele pode lhe auxiliar com o local de prova e a sala de aplicação do exame.

Veja o que não é permitido no dia do exame:

• Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos, como fone de ouvido, relógio, entre outros, deverão ser desligados e guardados em um envelope lacrado. O qual, deverá permanecer de baixo da carteira.
  • Caso algum aparelho emita qualquer tipo de som, mesmo estando lacrado no envelope, o candidato será eliminado.
  • Não se esqueça que somente caneta de corpo transparente e tinta preta serão permitidas. Qualquer outro tipo do material, serão proibidos. Assim como, calculadoras, blocos de anotações, livros, corretivo, borracha, entre outros.
  • Já com relação ao vestuário, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros são vetados.

Não se esqueça do lanche

Para aguentar toda essa maratona chamada ENEM, além de precisar de um preparo físico e mental, sempre é bom contar com um lanchinho durante a prova. Mas, vale o alerta de que só serão aceitos alimentos que estejam fechados e também garrafas de água transparentes sem rótulos.

• Chocolate é sempre uma boa escolha, além de prático, o cacau te dá mais energia. Mas, cuidado para não exagerar na quantidade! Muito chocolate pode lhe dar sono, diminuir sua concentração e aumentar sua sede.
  • Optar por alimentos práticos, fáceis de consumir e leves, como por exemplo, barras de cereais, é sempre uma boa opção.
  • De forma alguma esqueça uma garrafinha de água! Ela será sua maior aliada neste dia.
  • Evite comidas gordurosas como, salgados fritos, hambúrguer e até alguns tipos de doces.

Agora você já sabe o que pode levar ou não para a realização da prova!

Além disso, buscando uma facilitação e interação do candidato, foi criado um aplicativo do ENEM, que pode ser baixado através da App Store ou do Google Play. Nele é possível você conferir o cronograma oficial, seus dados cadastrais e também dúvidas frequentes.

Por fim, fique ligado no gabarito oficial, que será disponibilizado no dia 13 de novembro, através do site do ENEM, aplicativo e portal do INEP. Os resultados devem ser liberados em Janeiro de 2020 e para conferi-los bastar ter seu CPF e senha em mãos. A Ensin.E te deseja boa prova!