Educação física: expectativas e surpresas no primeiro dia de aula

Início de uma nova era na educação em Juiz de Fora! Na segunda-feira (2), aconteceu o primeiro dia de aula do curso de Educação Física da Faculdade Ensin.E. A aula inaugural, contou com a presença dos mantenedores da instituição, da equipe comercial e de professores. O discurso inicial foi proferido pelo mantenedor e coordenador pedagógico, Vitor Hugo Rangel. Durante sua fala, ele destacou a inovação do projeto e a importância daquele momento para a educação juiz-forana. “Esse é um projeto sonhado e construído há anos e que finalmente vira realidade. O ensino superior é para quem quer e gosta de estudar, por isso, como o APOGEU e IESPE, nosso nível de cobrança será grande”, afirmou.

O Diretor geral da Faculdade, Makerley Arimatéia, falou a respeito da ideia que fez toda a diferença na proposta. “A palavra Ensin.E foi pensada para abrigar dois conceitos: Ensinar e Empreender!”. Makerley, que também é fundador do APOGEU, ressaltou que a Faculdade vai mudar a educação no Brasil. “Estava na hora de um ensino voltado para o empreendedorismo. Além disso, vamos estimular o investimento mais importante. Que o aluno saiba investir em si mesmo. Vamos dar as ferramentas e estaremos junto com nossos alunos constantemente.”conclui.

Alunos concentrados e atentos a aula inaugural.

Palestra motivacional recordou a criação da maior rede de academias da cidade

A palestra motivacional, foi ministrada pelo também sócio e um dos fundadores da rede Fibratech, Rogério Tasca Nunes. Durante sua fala, ficou evidente a história de luta, aprendizado e sucesso. “Quando pensamos em montar uma academia não tínhamos ideia do primeiro passo. Então começamos a pesquisar linhas de crédito, formular um projeto e entender a complexidade do negócio. Temos que ter em mente que a maioria dos empreendedores no Brasil não conseguem se financiar.”Rogério também alertou aos alunos sobre a importância de escolher bem seus parceiros de negócio. “Não é porque ele é seu amigo que será um bom gestor. É preciso ter cautela e optar com pessoas que tenham afinidade e sintonia com sua forma de pensar e gerir.”, explicou.

Atualmente, a rede de academias Fibratech, possui quatro unidades e é considerada a maior da cidade. Rogério, inclusive citou a academia que foi a inspiração para o projeto. “Sempre considerei a Bodytech uma das melhores redes de academia e notava que em Juiz de Fora não existia nada parecido. Hoje posso afirmar que estamos apresentando um conceito ainda melhor e mais moderno.”

Após a palestra, os presentes confraternizaram em um coffee break oferecido pela instituição. Além do brunch, os estudantes receberam um kit do aluno. A ideia do kit foi já inclui-los no universo fitness, por isso todos os presentes tinham essa temática. Dentro da sacola, o aluno encontrou, brownie da Foodforfit, brigadeiro fit da Gaviolatta e suco natural do Hortifruti.

Metodologia exclusiva e criada para todos os cursos da Ensin.E foi explicada aos alunos

Ao final do encontro, o professor e coordenador de ensino, Sérgio de Carvalho, apresentou a metodologia e explicou passo a passo todas as especificações e singularidades. Além da andragogia, ciência de ensinar os adultos a aprender, toda a estrutura foi baseada em mais dois pilares. “Resgatamos o método de avaliação de Keller, em que cada aula é um ciclo completo incluindo processo de avaliação, adicionamos os conceitos de metodologias ativas para tornar a experiência de sala de aula mais eficiente levando ao nosso aluno processos de desenvolvimento baseado em evidências, o que garantirá aumento de desempenho real no processo de aprendizagem. Por fim, o terceiro pilar de nosso método é o deslocamento da figura do aluno como agente passivo do processo em agente ativo, e a figura do professor de detentora do conhecimento para promotor de experiências eficientes e mentor em todos os níveis de produção do saber”, explica.

Ainda segundo Sérgio, a ideia da metodologia é promover uma experiência personalizada de ensino com foco no desempenho e na construção de autonomia por parte do aluno, visando sempre instalar novas competências e desenvolver as habilidades necessárias para uma carreira de sucesso. Independentemente da escolha, o mercado tende a ser bastante desafiador em termos de complexidade e também no que se refere à velocidade das mudanças. Pensando nisso, o desenho metodológico de mentoria se estende para as aulas práticas e nos estágios. O aluno terá apoio integral em seu processo de desenvolvimento, com foco na melhor performance e desempenho de aprendizagem e aplicação do conhecimento.

Curso foi pensado levando em consideração a nova DCN

O desenho metodológico faz uso de ferramentas de qualidade, modificando a cultura de preparação, protocolos ágeis para gestão dos projetos e autonomia gerencial de sala de aula subsidiada pelo que há de mais moderno em metodologia de ensino. Assim, o pensamento empreendedor modifica as habilidades básicas da relação aluno-professor. “Recebendo as orientações que vão modificar a cultura diante das relações de trabalho, com a aquisição de competências e habilidades para a gestão, marketing e finanças, nosso aluno será preparado para enfrentar o mercado em todas as suas possibilidades de ganhos no presente e com perspectivas futuras de ganho real”, explica o coordenador.

A faculdade Ensin.E preparou-se por dois anos para estar de acordo com a nova Diretriz Curricular Nacional (DCN), trazendo as disciplinas específicas em um segundo momento e elevando as horas de preparação extra classe para um percentual jamais visto, “Desenhamos um processo de gestão horizontal em que todos colaboram para o êxito do programa, um exemplo disso são nossas salas de aulas integradas aos laboratórios. O objetivo é fazer com que o recurso didático esteja sempre disponível tanto para o professor quanto para subsidiar as intervenções com os alunos”.

Treinamento do corpo docente é diferencial na metodologia EnsinE

A equipe de professores da Ensin.E possui reconhecimento nacional, e destaca-se por ser formada de empreendedores bem sucedidos em suas áreas. “A Ensin.E montou uma seleção de talentos para atuar em seu corpo docente, com expertise não apenas acadêmica, mas que trazem para o ambiente formador a visão realista do mercado. Todos os professores são cases de sucesso em empreendimentos dentro dos diversos segmentos da educação física”, afirma Sérgio.

A Instituição preza pela busca constante da excelência. Por isso, os professores passaram por um processo de imersão na metodologia, em que vivenciaram as técnicas e elaboraram coletivamente as ações. Culminando assim na gestão horizontal do processo. “O processo é partícipe de todos os níveis da construção dessa fórmula de sucesso. Para garantirmos a implementação de um projeto tão ambicioso e por que não tão inovador, serão feitas reuniões semanais de ajustes de rumo e suporte metodológico para que o professor sinta-se plenamente seguro para aplicar sua expertise na gestão do conteúdo em sala de aula e nas atividades fins.”, finaliza.

Compartilhe!

Deixe um comentário

Estamos atendendo pelo WhatsApp

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, estamos trabalhando de home office temporariamente. Se precisar de atendimento, pode nos enviar um WhatsApp que responderemos o mais breve possível!