Dica de livro: Marketing 4.0 do tradicional ao digital

Sumário

A EnsinE te explica porque o livro é um dica preciosa para quem empreende ou trabalha com marketing.

Você sabe o que é Marketing 4.0 e sua importância para o desenvolvimento de estratégias nas empresas? O professor americano Philip Kotler, conhecido mundialmente como o guru do Marketing, explica o conceito e muito mais no best-seller, Marketing 4.0. Do Tradicional ao Digital. Antes de Kotler o marketing não era considerado um trabalho tão importante nas instituições como é hoje. O americano trouxe o marketing da marginal operacional das empresas para o centro das estratégias de vendas e gestão. A obra, de 2016, continua sendo uma das mais vendidas e sempre figura na lista das mais importantes sobre o tema.

O livro comprova porque Philip Kotler é considerado o pai do marketing digital moderno. Em suas obras anteriores, ele explica a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

O livro mostra as principais tendência dos Marketing 4.0

Agora, junto com os professores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). O livro mostra, não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing. Para alcançar o sucesso em um ambiente tão complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.

Este livro ensina as novas tendências e aplicações do marketing digital 4.0:

  • Como o peso da opinião de familiares e amigos alterou o caminho do consumidor, que agora passa pelos cinco As (assimilação, atração, arguição, ação e apologia);
  • Qual é o papel das subculturas digitais mais ativas na defesa da marca – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet);
  • De que maneira o marketing on-line e o off-line devem se complementar para proporcionar ao cliente um envolvimento mais profundo;
  • Como o marketing de conteúdo aumenta a curiosidade pela marca ao criar valor para o consumidor

De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor atual e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz. De acordo com o americano, as 3 primeiras fases do processo devem ser operadas pelo marketing e os demais pelo setor de vendas. Com essa distinção, Kotler afirma que os processos estarão nas mãos dos que realmente entendem sobre o assunto.

Entendas as fases

Conheça os conceitos do Marketing e sua transição durante os anos

O Marketing 4.0 é peça fundamental para empreendedores que estejam em início de carreira e que querem crescer e ter sucesso. Pois ele ajuda de forma eficaz na identificação da persona e na jornada de compra.

Você conhece os conceitos de Marketing?

Marketing 1.0

O conceito nasce com a Revolução Industrial, com a produção em massa e a padronização, na qual o objetivo era o produto. Era suficiente dizer que um produto existia para vendê-lo. A concorrência era praticamente inexistente e o mercado consumidor estava nascendo. Antes, tudo era feito de forma artesanal, agora podia-se comprar utensílios e artefatos industrializados e baratos.

Marketing 2.0

Surge com a Era da Informação, com a evolução da televisão, por exemplo, no qual os consumidores já podiam comparar e definir as suas preferências. Portanto, obter a preferência do consumidor era o objetivo. Nascia a concorrência e a ciência do consumo. Os profissionais de marketing precisavam competir entre si e diferenciar seus produtos. Surgiram os famosos 4 P’s (Preço, Praça, Produto e Promoção), também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing, representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing.

Marketing 3.0

Na virada para o século XXI, o Marketing 3.0 surge com enfoque em criar empresas mais humanas, com valores mais próximos de seus consumidores, com objetivo no sustentável. É entendido que os consumidores apresentam anseios e necessidades, eles querem se realizar como seres humanos a cada compra. Essa terceira fase do marketing foi tão forte que ganhou até um museu em Bali, considerado o lugar mais espiritualizado do mundo.

 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Empreendedorismo

Qual a importância da identidade visual no seu negócio?

Primeiro vamos falar sobre o que é identidade visual e  qual a importância dela no seu negócio. A identidade visual incide em um conjunto de símbolos que são construídos para representar uma empresa, um produto ou um serviço. Esses símbolos são as cores, formas e fontes que compõem o conceito por trás de um negócio.

Continuar lendo »
Marketing

Público-alvo e persona: qual a diferença e como utilizar no seu negócio?

Público-alvo e persona: qual a diferença e como utilizar no seu negócio? Muitas vezes, não conhecer a diferença entre os conceitos pode dificultar as estratégias do seu negócio. Uma das principais lógicas para a eficiência do marketing é saber o direcionamento correto do conteúdo, ou seja, para quem os conteúdos são elaborados. Portanto, conhecer sua

Continuar lendo »
Empreendedorismo

Dicas essenciais de Marketing Digital para profissionais liberais e empresas

Preparamos algumas dicas essenciais de Marketing Digital que todos profissionais liberais e pequenas empresas deveriam aprender. Mas, será que todo mundo sabe o que é Marketing Digital que tanto se fala? Marketing Digital é um conjunto de ações on-line com o objetivo de atrair negócios e fortalecer a marca pessoal de profissionais e o branding

Continuar lendo »
Características do Empreendedor até o sucesso
Educação Física

Características do Empreendedor de sucesso

As dez Características do Empreendedor de sucesso e como Anitta as usou em seu favor para ser a única brasileira no Top Global do Spotify Para se obter sucesso, existe uma série de comportamentos empreendedores que vão orientar na direção do sucesso. Vamos ler nesse texto as dez principais Características Comportamentais do Empreendedor e, desta

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.