Dica de livro: Marketing 4.0 do tradicional ao digital

A EnsinE te explica porque o livro é um dica preciosa para quem empreende ou trabalha com marketing.

Você sabe o que é Marketing 4.0 e sua importância para o desenvolvimento de estratégias nas empresas? O professor americano Philip Kotler, conhecido mundialmente como o guru do Marketing, explica o conceito e muito mais no best-seller, Marketing 4.0. Do Tradicional ao Digital. Antes de Kotler o marketing não era considerado um trabalho tão importante nas instituições como é hoje. O americano trouxe o marketing da marginal operacional das empresas para o centro das estratégias de vendas e gestão. A obra, de 2016, continua sendo uma das mais vendidas e sempre figura na lista das mais importantes sobre o tema.

O livro comprova porque Philip Kotler é considerado o pai do marketing digital moderno. Em suas obras anteriores, ele explica a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

O livro mostra as principais tendência dos Marketing 4.0

Agora, junto com os professores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). O livro mostra, não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing. Para alcançar o sucesso em um ambiente tão complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.

Este livro ensina as novas tendências e aplicações do marketing digital 4.0:

• Como o peso da opinião de familiares e amigos alterou o caminho do consumidor, que agora passa pelos cinco As (assimilação, atração, arguição, ação e apologia);
  • Qual é o papel das subculturas digitais mais ativas na defesa da marca – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet);
  • De que maneira o marketing on-line e o off-line devem se complementar para proporcionar ao cliente um envolvimento mais profundo;
  • Como o marketing de conteúdo aumenta a curiosidade pela marca ao criar valor para o consumidor

De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor atual e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz. De acordo com o americano, as 3 primeiras fases do processo devem ser operadas pelo marketing e os demais pelo setor de vendas. Com essa distinção, Kotler afirma que os processos estarão nas mãos dos que realmente entendem sobre o assunto.

Entendas as fases

Conheça os conceitos do Marketing e sua transição durante os anos

O Marketing 4.0 é peça fundamental para empreendedores que estejam em início de carreira e que querem crescer e ter sucesso. Pois ele ajuda de forma eficaz na identificação da persona e na jornada de compra.

Você conhece os conceitos de Marketing?

Marketing 1.0

O conceito nasce com a Revolução Industrial, com a produção em massa e a padronização, na qual o objetivo era o produto. Era suficiente dizer que um produto existia para vendê-lo. A concorrência era praticamente inexistente e o mercado consumidor estava nascendo. Antes, tudo era feito de forma artesanal, agora podia-se comprar utensílios e artefatos industrializados e baratos.

Marketing 2.0

Surge com a Era da Informação, com a evolução da televisão, por exemplo, no qual os consumidores já podiam comparar e definir as suas preferências. Portanto, obter a preferência do consumidor era o objetivo. Nascia a concorrência e a ciência do consumo. Os profissionais de marketing precisavam competir entre si e diferenciar seus produtos. Surgiram os famosos 4 P’s (Preço, Praça, Produto e Promoção), também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing, representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing.

Marketing 3.0

Na virada para o século XXI, o Marketing 3.0 surge com enfoque em criar empresas mais humanas, com valores mais próximos de seus consumidores, com objetivo no sustentável. É entendido que os consumidores apresentam anseios e necessidades, eles querem se realizar como seres humanos a cada compra. Essa terceira fase do marketing foi tão forte que ganhou até um museu em Bali, considerado o lugar mais espiritualizado do mundo.