Curso de extensão
Online / Ao vivo

Teoria da Restauração em Arquitetura

A disciplina de Restauração é sempre muito desafiadora, por conter diversas nuances e possíveis atuações.  

A partir do século XIX alguns teóricos começaram a entender a importância da preservação de monumentos e, de início, tiveram uma postura muito ou nenhum pouco intervencionista. Com o passar do tempo, no entanto, novos téoricos surgiram e passaram a apresentar técnicas e regras muito mais coerentes com a evolução do pensamento arquitetônico. 

Junto a esse movimento, surgem os primeiros órgãos responsáveis pela Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de cada região, com atuação respaldada de acordo com várias regras que permeiam esse universo. As Cartas Patrimonias, por exemplo, são utilizadas constantemente para dar direcionamento ao processo de tombamento. 

Ao observar o cenário atual, nota-se um interesse muito grande de estudiosos que se identificam com a História da Arquitetura e das Artes, e percebem nas construções tombadas a possibilidade de respirar (literalmente) conhecimento. No entanto, ainda temos em nossa sociedade aqueles que não dão o devido valor a esses monumentos vivos. 

As intervenções projetuais contemporâneas em edifícios históricos surge para tornar mais atrativo à qualquer tipo de público, inclusive os mais novos, esses espaços, despertando a curiosidade e o senso de importância para preservá-los. Hoje é possível analisar projetos desenvolvidos em qualquer parte do mundo, com técnicas bem atuais e modelos a serem seguidos. 

Dar ao aluno uma visão crítica sobre o tratamento dos monumentos arquitetônicos e da cidade histórica dentro de seus diferentes contextos. Desenvolver noções básicas de diagnose de lesões e identificação de patologias em edifícios tombados, e traçar estratégias de conservação e restauração arquitetônica.  

Conscientizar o aluno sobre as múltiplas possibilidades de comunicação entre os contextos urbanos antigos e modernos, com visão crítica essencial para o desenvolvimento de projetos de forma lúcida e consciente. 

Apresentar os pensadores clássicos e os italianos, e a explicação da aplicação das suas premissas em exemplos expostos em aula. Fornecer conteúdo e repertório teórico, através da análise aprofundada dos projetos alinhados às novidades do mercado e mostrar como os principais órgãos de defesa do patrimônio atuam no Brasil. 

Após o acesso a esse conteúdo, o aluno, estará mais maduro para transformar qualquer referência estudada em inspiração para a sua própria produção profissional. Entendendo, inclusive, a importância de fazer adaptações de projeto, de acordo com os diferentes níveis de tombamento das construções

  • Conceito de valor, conceito de arte e obra de arte, monumento e monumentalidade;  
  • Início da teoria da restauração (Brandi); 
  • Metodologia da pesquisa de arquivo e bibliografia, memória x história, roteiro de investigação do monumento; 
  • Teoria da restauração, metodologia do projeto de restauração; 
  • História do Restauro, diagnose das lesões (unidade e cedimentos), adequação de uso do bem restaurado; 
  • Cartas de restauro internacionais e nacionais;
  • Órgãos internacionais e nacionais de proteção aos bens culturais; 
  • Preservação de conjuntos arquitetônicos e centros históricos; 
  • Conteúdo programático prático: É desenvolvido em aplicação direta dos conceitos teóricos, mediante os trabalhos práticos, em sala, com caráter de desenvolvimento projetual. 

Coordenador(a)

Meriellen Nuvolari Pereira Mizutani

Arquiteta e Urbanista e Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE), MBA em Gestão de Projetos (FCV), Tecnóloga em Gestão na Construção Civil (IFSP) e Pedagoga (FALC). Tem experiência de mais de 20 anos na área de Construção Civil, com ênfase em Engenharia, Arquitetura e Gestão, atuando principalmente em planejamento e orçamento, gestão de contratos e obras, projetos residenciais e corporativos, políticas urbanas e tecnologia da informação. Docente no curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho – SP e Pesquisadora na área de Construções e Urbanismo Sustentável, Plataforma BIM e Metodologias Ativas, com diversos artigos já publicados em periódicos científicos.

Aline Gouvêa Leite

Arquiteta e Consultora online em Arquitetura de Interiores e Iluminação. Pesquisadora e pós-doutoranda pela UFJF. Doutora em Ciências com ênfase em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia (USP-SC), com pesquisa em Iluminação com fibra óptica e luz natural. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG) e especialista em Iluminação de Design de Interiores (IPOG). Supervisora de Ensino, Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação na Instituição Ensin_E nos cursos de Arquitetura e Engenharia. Professora de cursos de pós-graduação e extensão na Ensin_E.

Márcia Gois de Menezes Fernandes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes (2000), Pós-Graduação em Gestão Urbana e Ambiental (2004) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Participou da estruturação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Nossa Cidade. Atualmente é docente na área de exatas da Universidade Nove de Julho e integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da mesma. Leciona disciplinas presenciais, na cadeira de Projeto e de Teorias, e em EAD (Ensino à distância). Tem experiência na área de projeto de Arquitetura e de Urbanismo, com ênfase em novas construções e reformas, atuando principalmente nos seguintes temas: edificações e estudos urbanos.

Qual a forma de Avaliação? 

O Aluno será avaliado aula a aula, por meio da sua participação nas discussões, entrega dos exercícios e apresentação de projeto no final do curso.  

 Para quais profissionais o curso é direcionado?  

A qualquer pessoa interessada no estudo e aprofundamento do restauro de edificações e obras arquitetônicas. 

É necessário ter formação superior para fazer o curso? 

Não. Qualquer pessoa, independente no estágio de sua formação, pode fazer o curso. 

Saiba mais

Ainda tem dúvidas se este é o curso certo para você? Preencha o formulário abaixo e um consultor especializado entrará em contato!
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Inscreva-se aqui

Matrícula

R$120,00

Planos de pagamento

Início das aulas

Setembro/2023

Duração do curso

20h

Público-alvo

Profissionais formados nas áreas de arquitetura, engenharia civil, história da arte, designer de interiores, decoradores e afins, além de profissionais interessados na área.

Material didático

Disponibilizado durante a realização do curso.

Certificado

Sim. Válido em todo o território nacional.

Local das aulas

Plataforma Google Meet ou Teams

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.