Pós-graduação

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Desenvolver ações preventivas e terapêuticas para os problemas de aprendizagem em nível institucional e clínico.

Início do curso

A definir

Mensalidade

R$ 299,00

Modalidade

Presencial

Cidade

MG - Juiz de Fora

Público-alvo

Profissionais formados em nível superior e interessados em atuar na área da Psicopedagogia.

Material didático

Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos.

Certificado

Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.

Carga horária

Quinzenal. 600 horas/30 meses (curso presencial)

Por que fazer este curso

A Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional se aprofunda nas ações preventivas e terapêuticas, em nível institucional e clínico, a partir de padrões normais e patológicos do aprender e também da influência do meio. O curso possibilita o domínio dos aspectos cognitivos, afetivos, orgânicos e sociais da construção de conhecimento, aplicando atividades e avaliações de diagnóstico e intervenção. A prática psicopedagógica contribuirá para a flexibilização da atuação docente, principalmente no que se refere ao quadro de comprometimento do aluno/instituição,que apresenta dificuldades múltiplas, envolvendo as competências cognitivas,emocionais,atitudinais, relacionais e comunicativas almejadas e necessárias à nossa atual sociedade.

Objetivos do curso

O Psicopedagogo está presente em todos os níveis de ensino nas instituições escolares, empresas e hospitais. Sua atuação é concentrada nas relações de aprendizagem e suas disfunções, e para tal é necessário o envolvimento no contexto familiar de cada aluno avaliando aspectos diversos como econômicos e emocionais para se obter melhores evoluções.

2019 • Fundamentos da Neurociência e da Neuropsicopedagogia (40h) Ms. Adriana Sleujtes • Psicomotricidade e Aprendizagem (40h) Esp. Sérgio de Carvalho • Metodologia da Pesquisa I (10h) Ms. Ana Delage • Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano (20h) Ms. Kárla Gabriel • Diagnósticos: Jogos, Testes e Provas (30h) Dra. Léa Staltimish • Práticas Inclusivas e Diversidade (30h) Dra. Mylene Santiago – Palestrante Convidada •Educação e Tecnologias (10h) Dr. Thiago Almeida •Projetos Interdisciplinares (10h) Ms. Ana Delage •A contribuição da Psicanálise para Educação (20h) Celi Oliviere – Especialista em Saúde Mental •Psicopatologias e Doenças Psiquiatras (20h) Ms. Adriana Sleutjes •Tratamentos Farmacológicos e Distúrbios de Aprendizagem (30h) Dr. Giovanni Montesano Schettino •Fonoaudiologia e Aprendizagem (20h) Dr. Maria do Carmo •Dificuldades e Transtornos na Aprendizagem (30h) Ms. Luciana Ribeiro •Educação de Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Autismo, Altas Habilidades/Superdotação (30h) Dr. Mylene Cristina •Psicologia Social, Comunicação e Vínculo (20h) Dr. Anderson Córdova •Neurolinguística e Alfabetização: Precursores da Leitura e Métodos de Alfabetização (20h) Ms. Leandro Rocha •Avaliação Diagnostica/Intervenção Psicopedagógica (40h) Dr. Juliana Célia de Oliveira •Práticas Clinicas Psicopedagógicas (30h) Cristina Coronha Lima Vieira- Especialista em Neuropsicopedagogia •Estágio Supervisionado Institucional (40h) Dr. Márcia Fernanda Carneiro •Estágio Supervisionado Clinico (80h) Esp. Sérgio de Carvalho •Seminário de Conclusão de Curso (30h) Ana Delage

Ementa

FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA Introdução aos fundamentos da psicopedagogia. Noções básicas de neuroanatomia. Distúrbios da aprendizagem.Normas técnicas.Fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem. Fisiologia e as funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central. Bases neurobiológicas da memória, inteligência e atenção. A neurociência e o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo.A relação entre cérebro e comportamento. PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM Conceito e história da psicomotricidade. Bases neuroanatômicas e psicológicas do desenvolvimento motor. Psicomotricidade e estimulação precoce. Desenvolvimento psicomotor da criança. Avaliação e identificação dos distúrbios psicomotores. Intervenções na área de psicomotricidade. Controle encefálico do movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Construção da linguagem oral e escrita atrelada ao funcionamento cerebral. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções. Importância da respiração na aprendizagem. Ritmos do encéfalo e as síndromes motoras. Ciclo do sono. Vigíla, Ritmos circadianos e cronobiologia. Movimentos expressivos (Percepção e Comportamento). METODOLOGIA CIENTIFICA I Código de Ética; Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos por módulos: resenhas estudo de caso e seminário. Orientação para o trabalho de final de cursos – Projeto de Intervenção Psicopedagógica; Normas da ABNT. DESENVOLVIMENTO HUMANO E A APRENDIZAGEM Teorias contemporâneas da aprendizagem (seus pressupostos e suas relações pedagógicas). Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano. Desenvolvimento psicossexual, psicossocial, cognitivo, moral, emocional. Hereditariedade x ambiente. A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrados na infância, adolescência e vida adulta. Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e aprendizagem humanos. O ciclo vital. DIAGNÓSTICOS: JOGOS, TESTES E PROVAS Oficina de reflexão teórico-prática sobre o jogo e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional do ser humano. Vivência e análise de jogos. Procedimentos e recursos para a observação, análise e intervenção na situação lúdica. PRÁTICAS INCLUSIVAS E DIVERSIDADE Política Nacional de Inclusão na perspectiva da Educação Inclusiva. Atendimento educacional especializado. Conceitos de inclusão. Barreiras no processo de ensino aprendizagem. Culturas, políticas e práticas de inclusão. Preconceito e diferenças na escola. Educação para todos. Gestão escolar. Formação de Educadores para a Diversidade. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem. Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia dentre outros. PROJETOS INTERDISCIPLINARES Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento.Construção de projeto interdisciplinar. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar. Interdisciplinaridade e trabalho em equipe. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar. A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO Bases teóricas do pensamento psicanalítico. Vínculos entre as questões sintomáticas e a representação corporal. Correntes que vinculam Psicanálise à Educação. Sintomas somatopsíquicos e psicossomáticos. PSICOPATOLOGIAS E AS DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental, normal e patológico. Noções de psicopatologia. Distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos. Modos de subjetivação na infância e na adolescência. Agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional. A depressão na infância. TRATAMENTOS FARMACOLÓGICOS E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM Medicalização na educação e o impacto na saúde do estudante; Transtornos de aprendizagem;Desconstrução de diagnósticos e desmedicalização; A epidemia de diagnósticos medicalizantes que acabam por transformar problemas de educação em problemas de saúde. Farmacodinâmica das drogas mais conhecidas: ação, principio ativos, efeitos colaterais x efeitos adversos, desmames. Práticas efetivas para auxiliar a aprendizagem de estudantes com transtornos; Estudo de casos- trabalhos multidisciplinar; Recursos medicamentosos para down, autismo e TOC / TOD. Aspectos nutricionais e terapia off-label (lactose, glúten, canabidiol, dentre outros). CONTRIBUIÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA PARA APRENDIZAGEM Análise,compreensão e intervenção junto ao PAC. Apraxia da fala(autismo e outras comorbidades). Consciência Fonológica. Método de alfabetização (fonético). Perda auditiva. DIFICULDADES E TRANSTORNOS NA APRENDIZAGEM TDHA / TDA / Hiperatividade / Impulsividade. Discalculia. Disgrafia. Dislexia. Dislalia. Dificuldades de aprendizagem. Síndrome de Down. Síndrome de Riley-Day (Visual). Baixa visão. Síndrome Cri-Du-Chat (Síndrome do Gato). EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO AUTISMO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Transtornos gerais do desenvolvimento –TGD, deficiência intelectual, educação especial e os diferentes tipos de necessidades especiais. Transtornos, síndromes e potencialidades no âmbito da aprendizagem: distúrbio de atenção, memória, linguagem, dislexia, disgrafia, dislalia. Hiperatividade e déficit de atenção. Dinâmica neuropsicológica do conhecimento. Teoria da complexidade e da subjetividade na organização do conhecimento. Plasticidade cerebral e os estímulos neurais no processo de aprendizagem. Epilepsia. DSM V. CID 10. CID 11. Oficinas de materiais. Adaptação neurofuncional e neuroplasticidade (estimulação). Condição neurológica e funcional do down, autista e paralítico cerebral. Terminologias e Definições. Principais mitos e concepções errôneas acerca das Altas Habilidades / Superdotação. Principais características: Inteligência, Criatividade e Motivação. Arcabouços teóricos. Procedimentos para a avaliação e identificação das Altas Habilidades / Superdotação. Promoção de desenvolvimento e estratégias de inclusão. Atendimento educacional especializado, enriquecimento curricular e aceleração. PSICOLOGIA SOCIAL, COMUNICAÇÃO E VÍNCULO Psicologia Social e Psicologia Comunitária; Temas Clássicos e atuais em Psicologia Social; O processo de aprendizagem.Trabalhando o grupo e o processo vivencial. Diversas dinâmicas com diferentes integração tomada de decisão, comunicação, planejamento, elaboração de metas de aprendizagem. Pichon- Riviére e a teoria dos vínculos. NEUROLINGUÍSTICA E ALFABETIZAÇÃO: PRECURSORES DA LEITURA E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO Métodos de Alfabetização. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Intervenção psicopedagógica, e a solução dos problemas de aprendizagem. O diagnósticos psicopedagógicos; Avaliar as funções cognitivo-sensoriais, como: atenção,percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas. Estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos e/ou grupos de pacientes com disfunções adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas ou secundariamente a outros distúrbios. Prevenção, avaliação e intervenção relacionadas à aprendizagem; Instrumentos de avaliação psicopedagógico; questionários; atividades matemáticas, como resolução de cálculos, problemas, exercícios de lógica; escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia (qualidade da letra ou caligrafia); ortografia e produção textual; leitura (decodificação e compreensão); desenhos; jogos de construção, jogos simbólicos e com regras; interações grupais e testes de neurofeedbacks. PRÁTICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS DA PSICOPEDAGOGIA Elementos da Prática Psicopedagógica (EOCA / Anammese / Provas e testes Piagetianos / devolutiva). – Oficina e confecção de materiais para intervenção para dificuldades/transtornos de aprendizagem/deficiências; Aulas específicas sobre TDHA / TDA / Disgrafia / Discalculia / TOD / Síndrome de Irlem. Análise/compreensão/intervenção junto ao PAC; Apraxia da fala; – Considerações/análise e aplicação das provas/testes piagetianas; – Consciência fonológica e a memória de trabalho; – Testes/aplicação na Neuropsicopedagogia; – TEA/ alfabetização e o atendimento.psicanálise na prática psicopedagógica. Técnicas do brincar.Projetos de Trabalho e Oficinas Temáticas. Psicopedagogia Hospitalar . O Psicopedagogo no ambiente hospitalar. A aprendizagem sob o enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia Hospitalar / Contribuições da Psicopedagogia: Princípios para Trabalhar com Grupos em Hospitais / Contribuições da Psicopedagogia no Uso do Lúdico / Contribuições da Psicopedagogia no Trabalho com Projetos. Psicopedagogia Empresarial. Programas de treinamento / programa de comunicação de colaboradores / avaliação de treinamento e desenvolvimento / Aprendizagem organizacional. ESTÁGIO SUPERVISIONADO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL Proceder a construção de casos institucionais a partir de sua prática e/ou de leitura comentada de casos clínicos. Enfoque na avaliação diagnóstica psicopedagógica. ESTÁGIO SUPERVISIONADO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA Proceder a construção de casos clínicos a partir da discussão de sua prática, e/ou da leitura comentada de casos clássicos. Enfoque na intervenção psicopedagógica. SEMINÁRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Artigo Científico. Estrutura e normas técnicas para a produção dos trabalhos de acordo com as normas da ABNT.

Heloisa Delage | Coordenadora Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ Pedagoga -CES /JF | Consultora e Assessora Educacional |Diretora Apostilada SEE/MG/ Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós-graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos, técnicos e científicos, como seminários e encontro de educadores de abrangência nacional e internacional. Sérgio de Carvalho Possui graduação em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002 – 2003), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela UCAM (2015), responsável pela formação continuada dos professores de educação física da Prefeitura Municipal de Vila Velha – ES – BRA nos anos de 2007 e 2008. Coordenador do Departamento de Educação Física do Colégio Equipe de Juiz de Fora. Treinador das Equipes de Voleibol do Sport Club Juiz de Fora. Professor de pós-graduação da Faculdade Estácio JF (2009-2016), Professor de pós-graduação no IESPE (2016 até atualmente), Coordenador da Pós-graduação em Educação Física Escolar no IESPE (2019), Professor de Pós-graduação na Unipac-Barbacena-MG, Professor de Anatomia e Neuroanatomia no Curso de Fisioterapia da Universo Juiz de Fora-MG, Professor efetivo no Estado de Minas Gerais desde 2018, Tem experiência na área de Educação Física escolar, Ensino Superior, em treinamento desportivo, Educação Especial, Política publica de esporte e lazer, Gestão de projetos, em Gestão de Negócios e Resolução de Conflitos. Adriana Sleutjes  Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFMU (1999). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF). Mestre em Ciências, área de concentração: Neurologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).Especialista em Neuropsicologia pelo CNA/UFRJ. Especialista em Hipnose Ericksoniana pelo Instituto Milton Erikson de Juiz de Fora. Atualmente é Psicóloga Clínica, Professora de Pós- Graduação de várias IES e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da UFJF. Ana Elisa Delage Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). É professora de Pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas, com ênfase em Gestão e Currículo. Atuou na Formação de Gestores da Rede Pública, na modalidade a distância. Foi colaboradora do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação – CAEd – FADEPE da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é palestrante e colaboradora da Escola Hub, uma escola inovadora, bilíngue, ensino personalizado e baseado na metodologia de projetos Karla Gabriel Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2011); Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992); Pós-graduação em Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva(2018); Pós-graduação em Psicopedagogia (1997); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), com ênfase em Educação Inclusiva. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade do Sudeste Mineiro (FACSUM) e de Pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Metodista GRANBERY. Atualmente atua como Supervisora do Núcleo de Psicopedagogia da Faculdade Metodista GRANBERY , orientando os atendimentos dos acadêmicos frente aos pacientes com dificuldades de aprendizagem, com deficiência, dislexia, discalculia, transtorno de escrita e de leitura, Transtorno do Espectro Autista (TEA), superdotação/altas habilidades . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento, Avaliação Educacional e inclusão em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, inclusão e exclusão, , temporalidades, complexidade, rotina escolar, lógicas escolares, planejamento , diversidade e inclusão. Experiência em atendimento psicopedagógico a pacientes com TEA. Léa Staltimish Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, educação a distância e atendimento psicopedagógico. Desenvolve estudos na área de Neurociências e Aprendizagem e Psicopedagogia. Mylene Santiago | Palestrante Convidada Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto e vice coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, currículo e atendimento educacional especializado. Thiago Almeida | Doutor em educação Celi Olivieri | Especialista em Saúde Mental Adriana Sleutjes | Mestre em Neurologia Giovanni Montesano | Doutor em Engenharia Biomédica Maria do Carmo | Doutora em Fonoaudiologia Luciana Ribeiro | Mestre em Educação Mylene Cristina | Doutora em Educação Anderson Córdova | Doutor em Educação Leandro Rocha Juliana Célia | Doutora em Psicologia Cristina Vieira | Especialista em Neuropsicopedagogia Márcia Fernanda | Doutora em Educação 

Perguntas frequentes

Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação? Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso. Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC? Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.
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Psicopedagogia Clínica e Institucional

Matrícula: R$ 95

Planos de pagamento:
À vista R$ 7.624,00
18 x R$ 448,50 = R$ 8.073,00
24 x R$ 355,00 = R$ 8.520,00
30 x R$ 299,00 = R$ 8.970,00 (valor normal)

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