Pós-graduação
Presencial

Psicomotricidade Clínica e Institucional

Pós-graduação em Psicomotricidade Clínica e Institucional

O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade Clínica e Institucional irá preparar o aluno para trabalhar atividades psicomotoras como instrumento de aprendizagem, elaboração de diagnósticos e avaliação psicomotora no âmbito da clínica relacional, tanto para crianças como para adultos, com foco na prevenção e na profilaxia.

Por que fazer o curso de Psicomotricidade Clínica e Institucional

A Psicomotricidade constitui um recurso pedagógico voltado para potencializar a capacidade motora, emocional e mental dos indivíduos, indispensável para o processo de ensino aprendizagem.

Justifica-se, assim, a necessidade deste curso de especialização, formando profissionais nesse campo do saber, para que possam atuar de forma multidisciplinar, mediando atividades psicomotoras, garantindo ao ser humano um desenvolvimento bio-psico-social pleno.

A Psicomotricidade Clínica e Relacional possibilita a ampliação do olhar pedagógico, da prática preventiva e da intervenção nas dificuldades de aprendizagem.

Além disso, amplia também o campo de atuação profissional, tais como: universidades, faculdades, escolas, creches, asilos, hospitais, clínicas e empresas.

Objetivos do curso de Psicomotricidade Clínica e Institucional

Trabalhar atividades psicomotoras como instrumento de aprendizagem, elaboração de diagnósticos e avaliação psicomotora no âmbito da clínica relacional, tanto para crianças como para adultos, com foco na prevenção e na profilaxia.

Estrutura do curso de Psicomotricidade Clínica e Institucional

Módulo I – Bases Neurofisiológicas

Fundamentos da Neurociência e Psicomotricidade • Anatomia e Fisiologia do Movimento Humano • Fundamentos da Neuroanatomia e Neurofisiologias da Psicomotricidade Princípios da Cinesiologia e da Biomecânica • Fisiologia do Exercício • MTP I

Módulo II – Epistemologia da Psicomotricidade

Fundamentos da Psicomotricidade • Diagnóstico e Avaliação em Psicomotora • Psicomotricidade na Infância • Psicomotricidade na Adolescência • Psicomotricidade na Idade Adulta e Senil • Psicomotricidade Relacional • Prática Psicomotora em Educação e Inclusão • Estágio em Psicomotricidade Institucional

Módulo III – Psicologia Aplicada A Psicomotricidade

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem • Introdução à Psicopatologia • Fundamentos da Psicofarmacologia • Contribuição da Psicanálise à Psicomotricidade • Contribuição da TCC à Psicomotricidade • Estágio Psicomotor Clínico • Seminário de Conclusão de Curso

Corpo docente

Coordenador(a)

Heloisa Delage

Psicopedagoga Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ Pedagoga -CES /JF | Consultora e Assessora Educacional |Diretora Apostilada SEE/MG/ Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós-graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos, técnicos e científicos, como seminários e encontro de educadores de abrangência nacional e internacional.

Professores(as)

Sérgio de Carvalho

Possui graduação em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002 – 2003), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela UCAM (2015), responsável pela formação continuada dos professores de educação física da Prefeitura Municipal de Vila Velha – ES – BRA nos anos de 2007 e 2008. Coordenador do Departamento de Educação Física do Colégio Equipe de Juiz de Fora. Treinador das Equipes de Voleibol do Sport Club Juiz de Fora. Professor de pós-graduação da Faculdade Estácio JF (2009-2016), Professor de pós-graduação no IESPE (2016 até atualmente), Coordenador da Pós-graduação em Educação Física Escolar no IESPE (2019), Professor de Pós-graduação na Unipac-Barbacena-MG, Professor de Anatomia e Neuroanatomia no Curso de Fisioterapia da Universo Juiz de Fora-MG, Professor efetivo no Estado de Minas Gerais desde 2018, Tem experiência na área de Educação Física escolar, Ensino Superior, em treinamento desportivo, Educação Especial, Política publica de esporte e lazer, Gestão de projetos, em Gestão de Negócios e Resolução de Conflitos.

Raphael Soares

Graduação em Educação Física (UFJF). Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Mestrado em Master of Science (MSc) in Human Movement and Sports Sciences, Universidade de Lausanne (Suíça).

Maritza Fabiany Breder Caruso

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Pós-graduada (“Latu Sensu”) em Fisioterapia Neurofuncional pela Universidade Castelo Branco (UCB). Graduanda em Psicologia (Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora – UNIVERSO-JF) com início em 2016. Atualmente é professora responsável pelas disciplinas de Neuroanatomia, Fisioterapia Pediátrica I, Fisioterapia Pediátrica II, TCC I e TCC II do Curso de Fisioterapia da UNIVERSO-JF e professora das das disciplinas de Anatomia, Neuroanatomia e Farmacologia do Curso de Psicologia da UNIVERSO – JF. Tem experiência clínica na área de Fisioterapia em Pediatria, Geriatria e Neurofuncional. Atuou como supervisora de estágio da Clínica Escola UNIPAC – JF de 2004 a 2013.

Marcelo Resende Machado

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e mestrado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2009). Atualmente é professor da pós-graduação em Fisioterapia Traumato-ortopédica com Ênfase em Terapias Manuais da UNIVERSO Juiz de Fora. Professor da Universidade Salgado de Oliveira nos cursos de Engenharia de Produção, Psicologia e Gestor Acadêmico e professor do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira Juiz de Fora. Avaliador do MEC / INEP para cursos de graduação. Membro da Comissão Própria de Avaliação Local da UNIVERSO Juiz de Fora. Tem experiência na área de Fisioterapia, Gestão Acadêmica e Gestão de Estágios Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrotermofototerapia, disfunções temporomandibulares, docência do ensino superior e estágio.

Daniel Godoy Martinez

Professor adjunto e atualmente Vice-diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, nível mestrado e doutorado, da Universidade Federal de Juiz de Fora em associação ampla com a Universidade Federal de Viçosa. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional, nível mestrado, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorado em Ciências com área de concentração em Cardiologia realizado no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) (2011). Possui especialização em Cond. Físico Aplic. à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2006). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista – UNESP- Bauru (2004) e graduação em Fisioterapia pela Universidade do Sagrado Coração- USC- Bauru (2004).Tem experiência na área de Educação Física e Fisioterapia, com ênfase na área de reabilitação cardiovascular, fisiologia do exercício, avaliação da capacidade cardiopulmonar, controle neurovascular e controle autonômico.

Ana Elisa Delage

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). É professora de Pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas, com ênfase em Gestão e Currículo. Atuou na Formação de Gestores da Rede Pública, na modalidade a distância. Foi colaboradora do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação – CAEd – FADEPE da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é palestrante e colaboradora da Escola Hub, uma escola inovadora, bilíngue, ensino personalizado e baseado na metodologia de projetos.

Perguntas frequentes

Preciso ter curso superior para fazer a Pós-Graduação em Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

Ela é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

O diploma da Pós-Graduação em Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto é o mesmo de uma pós presencial?
Sim, não existe distinção entre o diploma presencial e EAD.

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Matrícula

R$95,00

Planos de pagamento

18 x R$ 299,00

Limpar

Início das aulas

3 de julho de 2021

Duração do curso

480 horas

Público-alvo

Profissionais graduados nas áreas da Saúde e da Educação: Psicologia, Pedagogia, Medicina, Biomedicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Musicoterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social e demais profissionais que percebam as interfaces entre seus campos de atuação.

Material didático

Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos.

Certificado

Certificado emitido pela Faculdade Sensu e reconhecido pelo MEC.

Local das aulas

Faculdade EnsinE.

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