Módulo I- Bases Neurofisiológicas
• Fundamentos da Neurociência e Psicomotricidade
• Anatomia e Fisiologia do Movimento Humano
• Fundamentos da Neuroanatomia e Neurofisiologias da Psicomotricidade Princípios da Cinesiologia e da Biomecânica
• Fisiologia do Exercício
• MTP I
Módulo II- Epistemologia da Psicomotricidade
• Fundamentos da Psicomotricidade
• Diagnóstico e Avaliação em Psicomotora
• Psicomotricidade na Infância
• Psicomotricidade na Adolescência
• Psicomotricidade na Idade Adulta e Senil
• Psicomotricidade Relacional
• Prática Psicomotora em Educação e Inclusão
• Estágio em Psicomotricidade Institucional
Módulo III- Psicologia Aplicada A Psicomotricidade
• Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
• Introdução à Psicopatologia
• Fundamentos da Psicofarmacologia
• Contribuição da Psicanálise à Psicomotricidade
• Contribuição da TCC à Psicomotricidade
• Estágio Psicomotor Clínico
• Seminário de Conclusão de Curso
Coordenadora
Heloisa Delage | Psicopedagoga
Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ Pedagoga -CES /JF | Consultora e Assessora Educacional |Diretora Apostilada SEE/MG/ Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós-graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos, técnicos e científicos, como seminários e encontro de educadores de abrangência nacional e internacional.
Sérgio de Carvalho
Possui graduação em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002 – 2003), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela UCAM (2015), responsável pela formação continuada dos professores de educação física da Prefeitura Municipal de Vila Velha – ES – BRA nos anos de 2007 e 2008. Coordenador do Departamento de Educação Física do Colégio Equipe de Juiz de Fora. Treinador das Equipes de Voleibol do Sport Club Juiz de Fora. Professor de pós-graduação da Faculdade Estácio JF (2009-2016), Professor de pós-graduação no IESPE (2016 até atualmente), Coordenador da Pós-graduação em Educação Física Escolar no IESPE (2019), Professor de Pós-graduação na Unipac-Barbacena-MG, Professor de Anatomia e Neuroanatomia no Curso de Fisioterapia da Universo Juiz de Fora-MG, Professor efetivo no Estado de Minas Gerais desde 2018, Tem experiência na área de Educação Física escolar, Ensino Superior, em treinamento desportivo, Educação Especial, Política publica de esporte e lazer, Gestão de projetos, em Gestão de Negócios e Resolução de Conflitos.
Raphael Soares
Graduação em Educação Física (UFJF). Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Mestrado em Master of Science (MSc) in Human Movement and Sports Sciences, Universidade de Lausanne (Suíça).
Maritza Fabiany Breder Caruso
Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Pós-graduada (“Latu Sensu”) em Fisioterapia Neurofuncional pela Universidade Castelo Branco (UCB). Graduanda em Psicologia (Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora – UNIVERSO-JF) com início em 2016. Atualmente é professora responsável pelas disciplinas de Neuroanatomia, Fisioterapia Pediátrica I, Fisioterapia Pediátrica II, TCC I e TCC II do Curso de Fisioterapia da UNIVERSO-JF e professora das das disciplinas de Anatomia, Neuroanatomia e Farmacologia do Curso de Psicologia da UNIVERSO – JF. Tem experiência clínica na área de Fisioterapia em Pediatria, Geriatria e Neurofuncional. Atuou como supervisora de estágio da Clínica Escola UNIPAC – JF de 2004 a 2013.
Marcelo Resende Machado
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e mestrado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2009). Atualmente é professor da pós-graduação em Fisioterapia Traumato-ortopédica com Ênfase em Terapias Manuais da UNIVERSO Juiz de Fora. Professor da Universidade Salgado de Oliveira nos cursos de Engenharia de Produção, Psicologia e Gestor Acadêmico e professor do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira Juiz de Fora. Avaliador do MEC / INEP para cursos de graduação. Membro da Comissão Própria de Avaliação Local da UNIVERSO Juiz de Fora. Tem experiência na área de Fisioterapia, Gestão Acadêmica e Gestão de Estágios Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrotermofototerapia, disfunções temporomandibulares, docência do ensino superior e estágio.
Daniel Godoy Martinez
Professor adjunto e atualmente Vice-diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, nível mestrado e doutorado, da Universidade Federal de Juiz de Fora em associação ampla com a Universidade Federal de Viçosa. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional, nível mestrado, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorado em Ciências com área de concentração em Cardiologia realizado no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) (2011). Possui especialização em Cond. Físico Aplic. à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2006). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista – UNESP- Bauru (2004) e graduação em Fisioterapia pela Universidade do Sagrado Coração- USC- Bauru (2004).Tem experiência na área de Educação Física e Fisioterapia, com ênfase na área de reabilitação cardiovascular, fisiologia do exercício, avaliação da capacidade cardiopulmonar, controle neurovascular e controle autonômico.
Ana Elisa Delage
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). É professora de Pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas, com ênfase em Gestão e Currículo. Atuou na Formação de Gestores da Rede Pública, na modalidade a distância. Foi colaboradora do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação – CAEd – FADEPE da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é palestrante e colaboradora da Escola Hub, uma escola inovadora, bilíngue, ensino personalizado e baseado na metodologia de projetos.