Pós-Graduação em Arquitetura

A Pós-graduação em Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologias e Projeto vai te preparar para assumir a liderança de grandes projetos. De uma residência a um shopping, gerencie tudo de forma integrada, com qualidade, eficiência e menor custo.

Por que fazer o curso de Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto

O desenvolvimento de técnicas de tecnologias que envolve as áreas de arquitetura, design e paisagismo, aumentam e diversificam constantemente, tornando a atualização do conhecimento a única forma de qualificar o profissional que atua nessas áreas. Sob esse enfoque, o curso pretende ampliar um conjunto de conhecimentos técnicos, aprofundando em aspectos necessários ao seu cotidiano, capacitando o profissional em novas áreas e proporcionando novas perspectivas de atuação no mercado de trabalho.

Objetivos do curso de Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto

O curso objetiva formar especialistas com capacidade de avaliar e acompanhar obras com novas tecnologias existentes no mercado de trabalho objetivando a atualização do profissional na área e seu maior conhecimento técnico. Ainda tem o objetivo de capacitar o profissional em áreas de projeto que não são contempladas em cursos de graduação normalmente.

Estrutura do curso de Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto

Projetos Sustentáveis: Materiais e Métodos
Ecoeficiência e influência na análise do custo do ciclo de vida. Indicadores de impactos ambientais. Impactos ambientais dos materiais de construção civil. Materiais e produtos que minimizam o uso de recursos naturais. Materiais e produtos que contribuem para a minimização do consumo de água, energia e efeito de ilha de calor. Materiais e produtos que minimizam os riscos para a saúde humana e ecossistemas. Bioclimatismo.

Materiais de Acabamento
Sistemas Construtivos: identificação e propriedades. Argamassa. Concreto. Materiais cimentíceos. Gesso. Materiais cerâmicos e hidráulicos. Madeira. Materiais Metálicos. Tintas e vernizes. Materiais poliméricos. Materiais Têxteis.

Orçamento e Gerenciamento de Obras/PMI
Orçamento e planejamento de obras; diagramas de precedência – redes PERT/CPM; diagrama de blocos; linhas de balanço; MS- Project; BDI; técnicas avançadas de gerenciamento de obras. PMI.

Iluminação de Interiores
Conceitos Fundamentais de Iluminação (Luz e Cores / A Luz e suas Grandezas). A Iluminação como Elemento de Composição dos Ambientes (arandelas, abajures, pendentes e luminárias de chão). Fontes de Luz Artificial. Técnicas de Iluminação Artificial.

Elementos e Projeto de Paisagismo
História dos jardins e diversidade das paisagens. Identificação das espécies vegetais por famílias e avaliação de seu desempenho nas condições encontradas em parques e jardins da cidade. Execução de um projeto paisagístico com toda a técnica de representação gráfica de paisagismo. Projetos paisagísticos nacionais e internacionais.

Instalações e Projeto em Dry Wall
Instalações: hidráulica, elétrica, gás, telefone, ar condicionado, combate à incêndio, TV e dados. Dry Wall: conceitos, desempenho e projeto.

Tecnologia BIM e Softwares
Histórico e evolução da Tecnologia da Informação e da Comunicação. Introdução ao BIM: definições. Usos do BIM no ciclo de vida da edificação. Benefícios do BIM. Conceitos de Modelagem. Implementação Integrada de Empreendimentos – IPD. Interoperabilidade – parte I (IDM – Information Delivery Manual / MVD – Model View Definition). Interoperabilidade – parte II (IFC – Industry Foundation Classes / IFD – International Framework for Dictionaries). BIM & Sustentabilidade. Implantação de BIM em empreendimentos.

Conforto Térmico, Lumínico e Acústico 
Conforto Térmico: Materiais e Projeto. Ar Condicionado: modelos e cálculo. Conforto Acustico: Materiais e Projeto. Conforto lumínico: incidência da luz natural ou artificial no ambiente.

Acessibilidade, Ergonomia e Vigilância Sanitária
Ergonomia: conceitos e aplicações. Acessibilidade: Conceitos e norma ABNT. Desenho de mobiliário.

Projeto de Interiores Comerciais e Shoppings
Desenvolvimento de projetos comerciais de pequeno e médio porte, considerando as etapas metodológicas de elaboração de projetos (tema, pesquisa, proposta teórica, programa de necessidades, estudo preliminar, anteprojeto, projeto executivo, memorial justificativo). Projeto de Interiores voltado para a organização de espaços comerciais e de serviços. Espaços coletivos e privativos. Fluxos e circulações. Mobiliário e equipamentos. Transformações de uso e suas adaptações. Análise de projeto de interiores. Shoppings. Abordagem de aspectos técnico-construtivos, ergonômicos, socioeconômicos, culturais, estéticos, comportamentais, legais e de acessibilidade.

Estilo no Design de Interiores e Projeto de Interiores Residencial
Evolução do móvel através dos tempos: os usos e os costumes. Materiais e estilos: móveis e sua época. Revolução Industrial e o Design: a boa forma, praticidade e funcionalidade no mobiliário moderno. Restauração de peças antigas. Estudo dos: estofados, cortinas e persianas, tecidos, objetos decorativos e tapetes. As opções existentes no mercado e como ocorre a sua definição em um ambiente. Estudo dos conceitos de estilo, harmonia, proporção, contraste e funcionalidade para composição dos ambientes. Cores nas paredes, no chão, nos tecidos, nos tapetes, nos móveis. Uso das cores quentes e frias, modernas e antigas, jovens e clássicas nos diversos estilos de decoração. Os diferentes materiais utilizados na decoração contemporânea. Os profissionais de decoração da atualidade e seus diferentes estilos. As características dos ambientes contemporâneos.

Detalhamento de mobiliário

Estudo do mobiliário abrangendo as características dos materiais: substratos e revestimentos, dimensões comerciais e aproveitamento dos materiais, tendências de design e questões ergonômicas. Desenvolvimento de projetos de mobiliário personalizado para ambientação de espaços interiores, considerando os contextos sociais, culturais, econômicos e ambientais, as dimensões funcionais e simbólicas, as necessidades dos usuários e as demandas do mercado. Detalhamento de mobiliário de uso residencial, comercial, de serviços e institucional e as possibilidades de uso de materiais em marcenaria, serralheria, vidraçaria. Pedras: mármores, granitos e sintéticas. Pisos e bancadas.

Trabalho de Conclusão de Curso

O aluno deverá entregar um memorial crítico com um projeto de sua própria autoria ou não em que apresentará análise crítica e elaboração de soluções abordando o enfoque de no mínimo 8 das disciplinas estudadas. O trabalho terá uma carga-horária de 60 horas para seu desenvolvimento. Deverá ser entregue em até 3 meses após a conclusão do curso. As orientações podem começar a partir da 4ª disciplina do curso.

Corpo docente

Coordenador(a)

Aline Gouvêa Leite

Arquiteta e Consultora online em Arquitetura de Interiores e Iluminação. Pesquisadora e pós-doutoranda pela UFJF. Doutora em Ciências com ênfase em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia (USP-SC), com pesquisa em Iluminação com fibra óptica e luz natural. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG) e especialista em Iluminação de Design de Interiores (IPOG).

Professores(as)

Henrique Soares Schychof

Engenheiro Civil pela Universidade de Taubaté. MBA em Gestão da Produção pela Universidade de Araraquara. Planejamento de Obras e Implementação do Programa de Excelência Empresarial – EMBRAER. Gerenciamento de Projetos e Administração de obras industriais, infraestrutura urbana e edificações diversas. Professor Universitário – Kroton Educacional e Universidade Cândido Mendes. Conhecimento do Sistema Lean e Sistema Integrado de Gestão, tendo participado como facilitador na implementação desses programas em indústria de grande porte.

Silvia Senra

Mestre em Ambiente Construído pela Universidade Federal de Juiz de Fora- MG. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora- MG e curso técnico profissionalizante em Decoração e Design de Interiores pela Escola de Decoração Denise Goldman de Porto Alegre- RS. Atualmente é proprietária da Silvia Senra Arquitetura e pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luciana de Lacerda

Doutora em Ciências Humanas pela PUC-Rio , Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Investiga sobre o espaço e arquitetura na educação e formação de professores. Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Trabalha com Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em arquitetura de interiores, acessibilidade e engenharia de segurança do trabalho.

Wenderson Fontenelle Lobo

Arquiteto e urbanista, engenheiro de segurança do trabalho, professor dos cursos de Engenharia Civil e Produção da FAP-CE, especialista em construção a seco (Drywall e LSF) e sócio fundador do Trígono Arquitetos Associados.

Roberta Paulina Tertolino da Silva

Mestre em Ambiente Construído - PROAC/UFJF. Pós Graduada em MBA de Gestão de Projetos na ESALQ, USP. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Licenciada em Química pela UFJF. Atualmente é sócia na empresa Roma consultoria e projeto que desenvolve projeto arquitetônico residencial, comercial e industrial; estudo de viabilidade econômica; desenvolvimento de projetos complementares; projeto paisagístico e entre outras atividades.

Mara Medina Bastos

Ana Carolina Veraldo

Arquiteta mestre em Engenharia na área de Eficiência Energética e Sustentabilidade, com especialização em paisagismo. Atua com pequenas construções, reformas e sistemas construtivos não convencionais, tendo expertise na técnica da taipa de pilão. Também é consultora de ambientes e professora EAD de projetos sustentáveis.

Daniel de Oliveira Amaral

Arquiteto e Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável na EA-UFMG. Trabalha com ênfase em eficiência energética, sustentabilidade, conforto ambiental e desempenho de edificações como consultor e como projetista. Desenvolve simulações computacionais para grandes empresas, visando certificações como LEED, AQUA, e PROCEL Edifica (RTQ-C e RTQ-R), além do atendimento à Norma de Desempenho.

Luciana Lacerda

Especialista e consultora em Acessibilidade, Ergonomia e projetos para idosos. Doutora em Ciências Humanas pela PUC-Rio e Mestre em Educação pela UCP. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Pedagogia pela UFJF. Trabalha na área, com ênfase em arquitetura de interiores, acessibilidade e engenharia de segurança do trabalho.

Nathália Maria Mockdece Lacerda

Arquiteta e Urbanista pela UFJF, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Estácio de Sá, cursou um período da graduação na Universidade de Coimbra (Portugal). Atua no mercado de arquitetura com escritório especializado em arquitetura comercial, há mais de 5 anos. O escritório já desenvolveu mais de 100 projetos comerciais e também atende projetos residenciais e corporativos.

Silvia Senra

Mestre em Ambiente Construído pela Universidade Federal de Juiz de Fora- MG (2019), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora- MG (2016) e curso técnico profissionalizante em Decoração e Design de Interiores pela Escola de Decoração Denise Goldman de Porto Alegre- RS (2006). Atualmente é proprietária do escritório Silvia Senra Arquitetura e pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora

Alana Nobre Torres

Graduada em Design de Moda pela Estácio de Sá e em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF. Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Estácio de Sá. Atua no mercado de arquitetura com escritório especializado em arquitetura comercial, há mais de 5 anos. O escritório já desenvolveu mais de 100 projetos comerciais e também atende projetos residenciais e corporativos.

José Ricardo da Silva Maciel Munch

Pós-graduado em Engenharia Civil e Sistemas Construtivos de Edificações (UGF/RJ). Foi coordenador de projetos na Mafra Arquitetura. BIM Manager pela 1ª edição do International Master BIM Manager (Zigurat). Consultor em BIM na Habite-se. BIM Manager e arquiteto na Skylab Arquitetos. Cursando MBA em Tecnologias Emergentes na Indústria 4.0 (IGTI). Profissional certificado Autodesk Revit.

Perguntas frequentes

Preciso ter curso superior para fazer a Pós-Graduação em Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

Este curso é autorizado pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

O diploma da Pós-Graduação em Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto é o mesmo de uma pós presencial?
Sim, não existe distinção entre o diploma presencial e EAD.

Pós-graduação
Ensino a distância

Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto

Inscreva-se aqui

Matrícula

R$250,00

Planos de pagamento

À vista R$ 7.578,00 ou 18x R$ 468,00

Limpar
Início das aulas

30 de junho

Duração do curso

420 horas

Público-alvo

Profissionais formados nas áreas de arquitetura, design de interiores, engenharia civil e afins

Material didático

Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos

Certificado

Emitido pela EnsinE e reconhecido pelo MEC

Local das aulas

Plataforma online

Faça sua pré-inscrição

Preencha seus dados abaixo e seja o primeiro a saber quando as matrículas para o curso estiverem abertas.