Por que fazer o curso de MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competência de Liderança

O curso de MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competências de Liderança tem por objetivo formar profissionais que queiram atuar em cargos de gestão e liderança dentro de escolar particulares, garantindo o aprofundamento de conhecimentos nas diferentes áreas, levando em conta, além de aspectos administrativos e financeiros, aspectos políticos e pedagógicos, culturais e sociais que envolvem todo o processo educacional. O programa está dividido em módulos que contemplam temas desde a gestão administrativa a pedagógica, como Liderança e Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Finanças, Planejamento Estratégico, Marketing, Psicologia e Desenvolvimento Humano, Mediação de Conflito, Legislação, entre outros. A partir de uma visão ética e reflexiva, será discutido teorias, técnica e instrumentos de gestão que serão capazes de melhorar o desempenho dos profissionais e seus resultados, com a certeza de escolas bem-sucedidas e reconhecidas como organizações de excelência.

Objetivos do curso de MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competência de Liderança

Promover a formação de especialistas com as competências necessárias para gestão de escolas particulares. Formar profissionais capazes de desencadear transformações construtivas no ambiente escolar. Garantir conhecimentos e ferramentas pertinentes ao processo de Gestão e Liderança. Estimular pesquisas e análises de problemas do cotidiano de escolas particulares. Prepará-los para enfrentar os desafios da gestão escolar e questões contemporâneas dentro da educação.

Estrutura do curso de MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competência de Liderança

Legislação e Embasamento da Educação no Brasil

Política, Estado e Democracia: relações com a educação. Legislação, reformas e políticas educacionais. Planejamento, gestão e financiamento da educação. Escolarização. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

Legislação de Ensino Superior

Documentos Institucionais – Concepção do Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico de Cursos (PPC). Atos autorizativos – Autorização, reconhecimento e renovação de cursos superiores, bem como suas respectivas modificações. Pós-graduação – Novas regras para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. Organização Acadêmica – Faculdades, Centros Universitários e Universidades.

Currículo e Organização escolar

Conceituação, histórico e implicações do currículo. Aspectos legais do currículo. As teorias do currículo: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas; as políticas curriculares no Brasil; Tendências atuais na organização curricular. Planejamento curricular como um instrumento de viabilização do direito à educação. A Base Nacional Comum Curricular. Competências socioemocionais.

Mediação de Conflito

Paradigma na Resolução de Conflitos Escolares. Fundamento para Solucionar Conflitos. Fatores de Adoecimento do Profissional da Educação. Moderna Teoria do Conflito. Pirâmide de Maslow – Técnicas de Mediação – Escuta ativa, Parafraseamento, Perguntas, Geração de Opções, Teoria dos Jogos, Recontextualização. Procedimento – Etapas, Técnicas e Objetivos. Visão Estratégica do Ambiente Escolar. Foco na Solução. Projeto de Mediação na Escola.

Psicologia e Desenvolvimento Humano

Teorias contemporâneas da aprendizagem (seus pressupostos e suas relações pedagógicas). Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano. Desenvolvimento psicossexual, psicossocial, cognitivo, moral, emocional. Hereditariedade x ambiente. A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrados na infância, adolescência e vida adulta. Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e aprendizagem humanos. O ciclo vital.

Bases Neurocientíficas da Aprendizagem e Transtornos

Noções básicas de neuroanatomia. Distúrbios da aprendizagem. Fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem. Fisiologia e as funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central. Bases neurobiológicas da memória, inteligência e atenção. A neurociência e o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo. A relação entre cérebro e comportamento. Dificuldade de aprendizagem e o papel do professor e da coordenação/direção pedagógica. Possíveis diagnósticos e estratégias para avanços na aprendizagem. Educação Inclusiva e Tipos de deficiência.

Marketing em Educação Gestão Estratégica e Planejamento de Marketing. Inteligência Competitiva, Estratégia de Captação, Retenção e Fidelização. Marketing Digital e Mídias Sociais. Pesquisas de Satisfação (NPS, Cliente Oculto, Grupo Focal). Marketing de Relacionamento e Endomarketing. Atendimento ao Cliente.

Liderança e Gestão de Pessoas Cultura, poder e clima organizacional. Gestão versus liderança de pessoas. Autoliderança. Visão das pessoas como parceiros das organizações. Desenvolvimento do potencial humano e PNL. Auto-motivação. Inteligência emocional e liderança de pessoas. Recrutamento e seleção por competência. Mapeamento e análise de perfil. Processo de admissão e desligamento. Treinamento e desenvolvimento de equipe. Integração a equipe institucional. Avaliação de desempenho e feedbacks. Turnover. Remuneração estratégica e gestão de carreira. Técnicas de negociação e mediação de conflitos. Gestão do desempenho e coaching.

Direito do Consumidor em Educação e Análises jurídicas

Elaboração e análise de contrato de prestação de serviços. Lei do consumidor e orientações baseadas no PROCON. Condutas aplicáveis e previstas no Regimento Escolar e Contrato escolar. Convenções Sindicalistas de Trabalho. Legislações Trabalhistas. Código de ética e condutas institucionais.

Planejamento Estratégico

Principias aspectos, vantagens, metodologias e etapas do planejamento estratégico. A diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional. Análise da organização e do ambiente externo – Matriz Swot. Tomada de decisão. Definição e disseminação da missão, visão e valores institucionais. Conceito de BHAG. Organização das metas. Planos de ações trimestrais. Divisão de funções, atribuições e responsabilidades. Métricas dentro do planejamento estratégico (KPIs). Práticas de reuniões. Acompanhamento e avaliações dos resultados.

Gestão de Projetos

Estratégias, projetos e operações. Gerenciamento de projetos. Iniciação e planejamento de um projeto na prática. Execução, monitoramento, controle e encerramento de projetos, O gerente de projetos e o sucesso em projetos.

Metodologia Científica

Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos por módulos: resenhas, portfólio, estudo de caso e seminário. Elaboração e escrita de artigo científico. Orientação para o trabalho de final de cursos. Plano de Ação. Normas da ABNT.

Análises financeiras em Educação

Introdução a Gestão Financeira para Escolas. Considerações Contábeis, legais e societários. Conceituação – Receita, despes, lucro, orçamento, ativo e passivo, patrimônio líquido e custos. Balanços Financeiros e Orçamentários. Orçamento – Elaboração, definição de prioridades, Custo. Fluxo de Caixa – Despesa, receita extra. Gestão de preço, valor de mensalidade e venda ideal. Controle de Inadimplências, atrasos e leis.

Gestão da Qualidade

Introdução: Evolução histórica do conceito e da prática de gestão da qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade: conceituação e evolução. Ciclos de PDCA. Fundamentos e visão geral do Sistema da Qualidade ISO 9001:2000. Requisitos do Sistema da Qualidade ISO 9001:2000. Casos de implementação. Outros sistemas de gestão.

Inovações Pedagógicas

O desafio de ensinar a pensar no século XXI – Gerações de alunos, a influência da mídia na formação humana, estilos de aprendizagem. Educação 4.0. Como utilizar significativamente as Novas Tecnologias no contexto escolar e fora dele. Formação dos professores. Ferramentas do método ativo. Promover a formação de especialistas com as competências necessárias para gestão de escolas particulares; • Formar profissionais capazes de desencadear transformações construtivas no ambiente escolar; •.Garantir conhecimentos e ferramentas pertinentes ao processo de Gestão e Liderança • Estimular pesquisas e análises de problemas do cotidiano de escolas particulares; • Prepará-los para enfrentar os desafios da gestão escolar e questões contemporâneas dentro da educação.

Corpo docente

Coordenador(a)

Michelle Arimateia

Professores(as)

Perguntas frequentes

Preciso ter curso superior para fazer a Pós-Graduação em Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto? Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

Ela é autorizada pelo MEC? Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

O diploma da Pós-Graduação em Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto é o mesmo de uma pós presencial? Sim, não existe distinção entre o diploma presencial e EAD.

Pós-graduação
Ensino a distância

MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competência de Liderança

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Matrícula

R$150,00

Planos de pagamento

À vista R$ 4.437,00 ou 18 x R$ 290,00

Limpar
Início das aulas

03 de fevereiro

Duração do curso

360 horas

Público-alvo

Graduados em Curso Superior de qualquer área: Tecnólogos, Licenciaturas e Bacharelados.

Material didático

Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos.

Certificado

Emitido pela EnsinE e reconhecido pelo MEC.

Local das aulas

A distância.

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