Curso de extensão
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Mapeamentos e metodologias participativas para elaboração de diagnósticos socioambientais

Horários e dias das aulas

Dias 20 e 21 de agosto (sábado e domingo), das 8h30 às 11h30.

Cada vez mais estamos vivenciado a necessidade da construção processos participativos que legitimem escolhas feitas pela e para a sociedade. Aledo e Manãs (2018, p.31) apresentam que os processos participativos trazem dois tipos de benefícios: os pragmáticos e os políticos. A vantagem pragmática está no alcance dos objetivos; o benefício político (democrático) está relacionado ao empoderamento dos atores envolvidos.  

Identifica-se no processo participativo uma outra forma de produção de conhecimento mais abrangente, não só focada nos conhecimentos técnico-científicos, mas fundamentada na ciência pós-normal, que se baseia no reconhecimento da incerteza, da complexidade e da qualidade dos resultados da pesquisa, superando as comunidades isoladas de especialistas em direção a um diálogo que se estende a todos os afetados por determinada questão e que reconhece diferentes perspectivas e formas de saberes legítimos, aproximando-se de uma sociedade caracterizada pela ampla participação e tolerância à diversidade (FUNTOWICZ; RAVETZ, 1997; 2000). 

O curso proposto parte dessas premissas com intuito de apresentar possibilidades de construção de diagnósticos socioambientais participativos com base, principalmente, na Cartografia Social, uma ciência cartográfica que se vale de processos críticos, da construção de narrativas e experiência cotidianas que podem ser espacializadas por meio de mapas. 

Apresentar ao estudante conceitos e metodologias ativas e paricipativas e, a partir dessas metodologias, discutir possibilidades de aplicação. 

Discutir o uso da cartografia social e dos mapeamentos participativos como forma de produzir diagnósticos socioambientais. 

Dialogar sobre elementos básicos de cartografia e sobre a construção de mapas, apresentando noções básicas sobre Softwares de geoprocessamento e a utilização do Google Earth e MyMaps para elaboração de mapas temáticos. 

Apresentar experiências de aplicação de mapeamentos participativos. 

O curso terá duas aulas online de 3 horas cada. A aula 1 será dividida em três partes:

1) Importância e exemplos de metodologias participativas para elaboração diagnósticos socioambientais, com foco no uso da metodologia Café Mundial.

2) Apresentação de conceitos relacionados a cartografia social e mapeamentos participativos

3) Diálogo sobre experiências de utilização em casos práticos.

A aula 2 também será dividia em três partes:

1) Principais Softwares de geoprocessamento e aplicações.

2) Uso do Google Earth e MyMaps para contrução de mapas temáticos.

3) Exercício prático de construção de um mapa; 

 

 

Coordenador(a)

Aline Gouvêa Leite

Arquiteta e Consultora online em Arquitetura de Interiores e Iluminação. Pesquisadora e pós-doutoranda pela UFJF. Doutora em Ciências com ênfase em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia (USP-SC), com pesquisa em Iluminação com fibra óptica e luz natural. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG) e especialista em Iluminação de Design de Interiores (IPOG)

Professores(as)

Rodolfo Baesso Moura

Doutorando e Mestre em Planejamento e Gestão do Território (2018), Engenheiro Ambiental e Urbano (2015) e Bacharel em Ciência e Tecnologia (2013) pela Universidade Federal do ABC – UFABC. Pesquisador no Laboratório de Gestão de Riscos – LabGRis da UFABC e do Projeto Temático Fapesp “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face a variabilidade climática (2017-2022)” IEE-USP. Com passagem pelo setor público e trabalhando atualmente na revisão de metodologias para mapeamento de riscos, integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) de Gestão de Riscos da UFABC , e colabora com o Instituto Siades e a Sossé – Soluções Socioambientais. Com experiência em temas como: gestão de riscos socioambientais, desastres socioambientais, planejamento urbano, habitação, conflitos urbanos, mobilização social e permacultura

Fábio De Santis Campos

Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC – UFABC. Bacharel em Ciências e Tecnologia e em Engenharia Ambiental e Urbana pela UFABC. Colaborador e pesquisador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA-UFABC. Colaborador e pesquisador no Laboratório de Gestão de Riscos, LabGRis UFABC. Colaborador na OSCIP Instituto Siades. Consultor na equipe Sossé – Soluções Socioambientais. Atua em projetos participativos integrando as temáticas de Educação Ambiental, Engenharia e Permacultura e articulando instituições públicas, privadas e sociedade civil. Pesquisador nas temáticas: da agroecologia, agricultura urbana e infraestruturas verdes. Tem interesse nas temáticas: ecologia política, gestão de risco e desastre, cenários de riscos, educação ambiental, cartografia social e tecnologias sociais.

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Matrícula

R$110,00

Planos de pagamento

Parcela única

Início das aulas

20/08/2022 a 21/08/2022

Duração do curso

6h

Público-alvo

Profissionais formados nas áreas de arquitetura, ciências sociais, engenharia ambiental, gestão ambiental e afins, além de profissionais interessados na área.

Material didático

Disponibilizado durante a realização do curso

Certificado

Emitido no final do curso

Local das aulas

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