Fundamentos Técnicos dos Cronogramas Físico, de Suprimentos e Financeiro

A elaboração de um planejamento de serviços, através de um cronograma, é de primordial importância para que as atividades sigam o curso programado e que atendam, ao final do projeto, o prazo e o custo previstos.
O curso vem suprir essa demanda oferecendo conteúdo, materiais, técnicas e experiência para a prática profissional, utilizando as diversas formas de segmentação e de composição de um cronograma, incluindo o de suprimentos e o físico-financeiro.
Você vai aprender com um profissional experiente no setor, podendo tirar dúvidas em tempo real.
No cronograma físico da obra trabalharemos os conceitos de caminho crítico, atividades predecessoras e sucessoras, incluindo a necessidade de análise do histograma das atividades, os prazos necessários de maturação (cura) dos produtos aplicados entre tantos outros itens que independem do software utilizado, pois são os conceitos para a criação de um planejamento.
Você também vai aprender a prever o fluxo financeiro para o projeto e, principalmente, acompanhar por ele, em paralelo ao cronograma físico, o avanço da obra.
Dia 1 – 18 de outubro
Cronograma Físico
Detalhamento técnico do que compõe um cronograma físico, como caminho crítico de um projeto; o que são recursos, sequenciamento de atividades, agentes predecessores e sucessores.
Baseado nos conceitos técnicos de um cronograma e não em uma ferramenta (software) específica, apresenta e discute itens como prazos de cura dos materiais, itens técnicos como histograma de mão de obra e de recursos na elaboração de um cronograma, o alinhamento entre diversos outros setores de um projeto, como suprimentos, produção, financeiro, projetistas entre outros.
- Conceitos – caminho crítico, recursos, sequência de atividades, predecessoras, sucessoras.
- Prazos de aplicação de determinados produtos que impactam no cronograma.
- Histograma
- Mão de obra
- Recursos
- Impacto em toda a logistica da obra (contratação, suprimentos, execução, documentação, entrega do empreendimento).
Dia 2 – 19 de outubro
Cronograma de Suprimentos
Elaboração e conceituação do cronograma de suprimentos, onde são identificados os pontos importantes da elaboração deste cronograma para todos os stakeholders (partes interessadas) do projeto, já que a contratação/compra de insumos engloba departamento técnico, produção, contrato (jurídico), financeiro (desembolsos) e é de suma importância para o cumprimento do planejamento do empreendimento.
- Conceitos – cotação, contratação, caminho crítico, sequência de atividades, predecessoras e sucessoras.
- Stakeholders e o impacto nas contratações e preços.
- Elaboração prática de um cronograma de suprimentos.
Cronograma Financeiro
De posse do cronograma executivo e do cronograma de suprimentos elabora-se o cronograma financeiro. Porém, as premissas do cronograma financeiro podem interferir diretamente no cronograma de execução, no cronograma de suprimentos e até no preço ofertado para a execução de um determinado projeto. Incluir o mesmo no tripé dos cronogramas é de altíssima importância para execução de um empreendimento.
- Conceitos – físico-financeiro, econômico, desembolso, fluxo de caixa.
- Stakeholders e os impactos no cronograma financeiro.
- Elaboração de um cronograma básico tendo em mãos o cronograma físico, de suprimentos e o orçamento da obra.
Consolidação geral do tripé dos cronogramas: Físico, de Suprimentos e Financeiro.
Coordenador(a)

José Guilherme Azevedo
Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia de Produção (ênfase em Produção mais Limpa) pela UNIP. MBA em Construções Sustentáveis pelo Inbec. Atua, há mais de 10 anos, em obras comerciais de diversas cidades com ênfase em planejamento físico-financeiro, tendo sido gerente de obras, engenheiro de planejamento, engenheiro de produção e coordenador de projetos, com destaque para Shopping Centers.
Saiba mais
Inscreva-se aqui
R$160,00
Início das aulas
26/09 e 27/09
Duração do curso
8 horas
Público-alvo
Profissionais formados nas áreas de arquitetura, engenharia civil e demais engenharias, tecnólogos em construção civil e afins, além de profissionais interessados na área que atuam ou que querem atuar com planejamento de projetos (ênfase na execução de obras).