Pós-graduação

Especialização em Gestão Pedagógica: Administração Escolar, Supervisão Pedagógica e Inspeção Escolar

Habilitar e formar profissionais para atuarem na área do ensino, objetivando a melhoria e qualidade do ensino ofertado na Educação Básica.

Início do curso

A definir

Mensalidade

R$ 290,00

Modalidade

Presencial

Cidade

MG - Juiz de Fora

Público-alvo

Pedagogos e Licenciados com Licenciatura Plena

Material didático

Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos.

Certificado

O Certificado será expedido pela Faculdade EnsinE.

Carga horária

Mensal

Por que fazer este curso

O curso tem como objetivo habilitar e formar profissionais para atuarem na área do ensino, proporcionando inovação pedagógica e qualidade no ensino ofertadona Educação Básica. Os gestores educacionais são elos importantes no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e de toda a equipe pedagógica, desenvolvendo um importante papel na articulação e integração dos processos educativos. Espera-se que esses profissionais contribuam de forma significativa para a construção de uma nova ambiência, educativa em todos os setores, capaz de promover o desenvolvimento da aprendizagem, do conhecimento, do trabalho coletivo e interdisciplinar, da ética e da cidadania, na perspectiva de uma educação cada vez mais inclusiva e para todos.

As escolas da atualidade requerem novas propostas, novos projetos que as sustentem dentro dos princípios de descentralização e parceria, tornando-se cada vez mais um espaços privilegiado de produção, difusão de conhecimento, de garantias dos direitos à aprendizagem.

Mercado de trabalho

Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, administradores escolares, supervisores pedagógicos e inspetores escolares para atuarem em instituições de ensino, visando à ampliação de suas capacidades de análise, resolução de problemas, elaboração, desenvolvimento de projetos e atividades referentes a organização do ensino da Educação Básica, com aprofundamento teórico e prático de saberes essenciais à melhoria da qualidade da gestão escolar.

Cronograma

História da Educação Contemporânea Brasileira
Carga Horária: 10h/a

Metodologia da Pesquisa I
Carga Horária: 10h/a

Legislação e Embasamentos da Educação no Brasil
Carga Horária: 20h/a

Bases Neurocientíficas da Aprendizagem
Carga Horária: 10h/a

Psicologia e Desenvolvimento Humano
Carga Horária: 20h/a

Competências de Lideranças na Contemporaneidade
Carga Horária: 20h/a

Mediação de Conflitos na Escola
Carga Horária: 10h/a

Planejamento Estratégico
Carga Horária: 10h/a

Currículo e Organização Escolar
Carga Horária: 20h/a

Projeto Interdisciplinar
Carga Horária: 20h/a

Avaliação e Teorias da Aprendizagem
Carga Horária: 20h/a

Práticas Inclusivas e Diversidade
Carga Horária: 20h/a

Gestão do Conhecimento e na Sociedade Digital
Carga Horária: 20h/a

Gestão Pedagógica para o Letramento
Carga Horária: 20h/a

Gestão Pedagógica e o Pensamento Lógico Matemático
Carga Horária: 20h/a

Gestão de Processos e Planejamento Escolar 
Carga Horária: 20h/a

Tópicos Teóricos e Práticos em Administração/Supervisão/Inspeção
Carga Horária: 60h/a

  • Teoria e Prática em Supervisão Pedagógica: 20h/a
  • Teoria e Prática em Administração Escolar: 20h/a
  • Teoria e Prática em Inspeção Escolar: 20h/a

 

Seminário de Conclusão de Curso
Carga Horária: 10h/a
Professor: Ana Elisa Gomes Delage

Ementa

História da Educação Contemporânea Brasileira
Síntese histórica do processo escolar contemporâneo brasileiro. O pensamento da escola nova; O pensamento autoritário e crítico; A Educação Brasileira no século XXI: análise de tendências e perspectivas.

Metodologia da Pesquisa I
Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos por módulos: resenhas, portfólio, estudo de caso e seminário. Orientação para o trabalho de final de cursos. Plano de Ação. Normas da ABNT.

Legislação e Embasamentos da Educação no Brasil
Política, Estado e Democracia: relações com a educação. Legislação, reformas e políticas educacionais. Planejamento, gestão e financiamento da educação. Escolarização. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

Bases Neurocientíficas da Aprendizagem
Noções básicas de neuroanatomia. Distúrbios da aprendizagem. Fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural  da aprendizagem. Fisiologia e as funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central. Bases neurobiológicas da memória, inteligência e atenção. A neurociência e o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo. A relação entre cérebro e comportamento.

Psicologia e Desenvolvimento Humano
Teorias contemporâneas da aprendizagem (seus pressupostos e suas relações pedagógicas). Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano. Desenvolvimento psicossexual, psicossocial, cognitivo, moral, emocional. Hereditariedade x ambiente. A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrados na infância, adolescência e vida adulta. Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e aprendizagem humanos. O ciclo vital.

Competências de Lideranças na Contemporaneidade
Gestão e pessoas no ambiente escolar. Gestão democrática e participativa. A construção de relações interpessoais na perspectiva democrática. Administração de conflitos. As dimensões ética, estética, política e pedagógica dos ambientes institucionais. Estudo dos fundamentos éticos do agir humano com a educação. Conceitos e princípios da Ética Profissional. Valores éticos para o exercício da profissão de gestor e educador. A gestão pedagógica e a gestão dos processos de comunicação e dos fluxos de informação no ambiente educativo em articulação com as instâncias colegiadas da escola. Dinâmica de grupos. A utilização dos Jogos. Motivação e liderança educacional. Desafios para a escola na atualidade: disciplina, liberdade, autonomia e violência na escola: Bullyng e Bournout.

Mediação de Conflitos na Escola
Paradigma na Resolução de Conflitos Escolares; Fundamento para Solucionar Conflitos; Fatores de Adoecimento do Profissional da Educação; Moderna Teoria do Conflito; Pirâmide de Maslow – Técnicas de Mediação – Escuta ativa, Parafraseamento, Perguntas, Geração de Opções, Teoria dos Jogos, Recontextualização; Procedimento – Etapas, Técnicas e Objetivos; Visão Estratégica do Ambiente Escolar; Foco na Solução; Projeto de Mediação na Escola.

Planejamento Estratégico
Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas instituições. Diagnostico estratégico. Missão, visão e valores da escola. Objetivos e desafios escolares.  Projetos e planos de ação. Controle e avaliação do planejamento estratégico.

Currículo e Organização Escolar
Conceituação, histórico e implicações do currículo. Aspectos legais do currículo. As teorias do currículo: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas; as políticas curriculares no Brasil; Tendências atuais na organização curricular. Planejamento curricular como um instrumento de viabilização do direito à educação. A Base Nacional Comum Curricular. Competências Socioemociais.

Projeto Interdisciplinar
Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento. Construção de projeto interdisciplinar. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar. Interdisciplinaridade e trabalho em equipe.  Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar. Aprendizagem baseada em projetos.

Avaliação e Teorias da Aprendizagem
Procedimentos e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Conceituação, princípios e procedimentos de avaliação institucional. O projeto de autoavaliação da escola. Caracterização das políticas de avaliação em larga escala implantadas no Brasil. A autoavaliação e avaliação externa.

Práticas Inclusivas e Diversidade
História da evolução da educação especial. Pressupostos teóricos e metodológicos da escola inclusiva. Análise histórica da educação especial e das tendências atuais, no âmbito nacional e internacional. Questões políticas, ideológicas e éticas da educação inclusiva. Os sujeitos do processo educacional especial: portadores de necessidades educacionais especiais. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Conceituação de inclusão escolar. Aspectos necessários para promover a inclusão escolar. Perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva: família, escola e sociedade.

Gestão do Conhecimento e na Sociedade Digital
Paradigmas emergentes de ciência. Conceitos de técnica e tecnologia; virtual e virtualidade; cultura e cultura digital; cibercultura e ciberespaço. Gênese instrumental. Humanidades científicas. Humanos, pós-humanos e trans-humanos. Teoria Ator Rede e a pesquisa em educação. Convergência digital, mobilidade e mediações tecnológicas. Visão histórica das TIC na Educação: a evolução da tecnologia e a educação. Novos papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC. Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem. Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros.

Gestão Pedagógica para o Letramento
Teorias da aprendizagem. Teóricos da alfabetização. Propostas e métodos de alfabetização. Concepção sobre leitura e escrita. Distúrbios de aprendizagem. Avaliação na alfabetização. Ambiente alfabetizador. Perfil do Professor.

Gestão Pedagógica e o Pensamento Lógico Matemático
Jogos e material concreto: o pensamento lógico matemático e as dificuldades de aprendizagem.

Gestão de Processos e Planejamento Escolar 
Aspectos históricos, legais e políticos do planejamento escolar e de ensino na perspectiva democrática. Planejamento escolar e do ensino: conceituação, objetivos e finalidades. O Projeto Político Pedagógico e a análise da realidade escolar: condições para sua elaboração e implementação. O PDE-Escola e sua relação com o Projeto Pedagógico da Escola. O Conselho Escolar e do Conselho e Séries/Ciclos. Planejamento do Ensino. Atribuições da Secretaria. Instrumentação para execução e controle. Função de Supervisão e do Diretor. A gestão escolar como alternativa de escola democrática.

Tópicos Teóricos e Práticos em Administração/Supervisão/Inspeção
Análise crítica e de conjunto da prática pedagógica:

  • Teoria e Prática em Supervisão Pedagógica: 20h/a
    Princípios e Métodos de Supervisão Escolar na Educação Básica. Supervisão escolar: as competências do supervisor. Elaboração de memorial ou projeto para conclusão do módulo.
  • Teoria e Prática em Administração Escolar: 20h/a
    Orientação educacional: fundamentos básicos e ação do orientador na Instituição.
    Elaboração de memorial ou projeto para conclusão do módulo.
  • Teoria e Prática em Inspeção Escolar: 20h/a
    Evolução histórica da Inspeção Escolar; Atribuições, funções e prática da inspeção escolar na educação básica frente às novas tendências educacionais.

Seminário de Conclusão de Curso
Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Plano de Ação. Estrutura e normas técnicas para a produção dos trabalhos de acordo cm as normas da ABNT. Orientação sobre o plano de ação e apresentação em forma de seminário.

 

Professores

Adriana Sleutjes
Mestre em Neurologia

Ana Elisa Gomes Delage
Mestre em Educação

Anderson Cordova
Doutor em Educação

Cristina Coronha
Especialista em Neuropsicopedagogia

Eduardo Maluf
Mestre em Educação

Fernando Guilhon
Mestre em Direito

Francisca Cristina de Oliveira e Pires
Doutora em Educação

Heloisa Maria Delage Braga
Especialista em Psicopedagogia

Juliana Célia de Oliveira
Doutora em Psicologia

Marcia Fernanda Carneiro
Doutora em Educação

Mylene Cristina Santiago
Doutora em Educação

Paula de Almeida Rinaldi Amarante
Especialista em Neupsicopedagogia

Paulo Monteiro
Doutor em Educação

Reinaldo Lima
Doutor em Educação

Sandro Ribeiro
Doutor em Educação

Sérgio de Carvalho
Especialista em Neuropsicopedagogia

Perguntas frequentes

Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

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Especialização em Gestão Pedagógica: Administração Escolar, Supervisão Pedagógica e Inspeção Escolar

Matrícula: R$ 95

Planos de pagamento:
À vista R$ 4.437,00 (cheque)
18 x R$ 290,00 = R$ 5.220,00

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