Pós-graduação
Ensino a distância
Educação Infantil

Pensar na educação infantil e a sua construção da prática cotidiana para quem já trabalha ou pretende trabalhar com os pequenos é de grande importância, por isso dar continuidade aos seus estudos fazendo uma especialização que vai impactar positivamente a sua carreira se torna fundamental. Esse curso tem como proposta ampliar o seu leque de conhecimento para que vocês professores possam atuar de forma mais efetiva e segura na educação infantil
Ao fazer uma especialização na área de educação infantil os professores e professoras se tornam pessoas mais conscientes da importância do desenvolvimento da criança, passando a ter maior clareza do seu papel nesse processo podendo atuar com maior segurança no desenvolvimento de atividades, programas e projetos que visam a melhoria da Educação infantil na escola onde atua e podendo levar esse conhecimento para todo o Brasil. Esse curso também vai preparar o docente para lidar de maneira correta com os desafios encontrados ao longo de sua carreira. Agindo para o acolhimento e a inclusão de todos os alunos de maneira mais segura de acordo com as diretrizes curriculares nacionais.
Objetivos Específicos
Proporcionar aos educadores o entendimento das leis que regem a educação infantil em todos os seus segmentos;
Favorecer as estratégias necessárias para o ensino do desenvolvimento da aprendizagem, assim como, a construção da autonomia que é um dos principais objetivos na educação infantil;
Possibilitar ao educador meios de trabalhar a literatura de uma forma ampla;
Fornecer o conhecimento necessário de toda a história da educação infantil e da infância e das leis que deram base a mesma;
Criar projetos políticos pedagógicos de acordo com a realidade da escola onde está inserido;
Criação de projetos pedagógicos e o estudo das avaliações e portifólios na educação infantil;
Promover o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais. E que essas possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos das crianças;
Favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
Possibilitem as crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
Recriar contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
Possibilitar situações de aprendizagem medidas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidados pessoais, auto-organização, saúde e bem-estar;
Possibilitar as vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais. Também aumentar seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;
Incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
Trabalhar os campos de experiências; os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil; a transição da educação infantil para o ensino fundamental, como proposto na BNCC.
Fundamentos da neurociência: Psicomotricidade e estimulação
O desenvolvimento humano: Comportamento/Aprendizagem
BNCC: Educação Infantil, proposta curricular/Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Berçário
A literatura e a contação de história na Educação Infantil
Projeto Político Pedagógico e avaliação
Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil/O desenvolvimento da autonomia infantil nos cuidados pessoais, auto organização, saúde e bem estar
TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade TGD: Transtorno Global do Desenvolvimento AHSD: Altas Habilidades/Superdotação
Educação Inclusiva/Grupos culturais e diversidades
Como se dá o processo de alfabetização na Educação Infantil
Artes, ciências naturais e humanas na educação infantil
O ensino da matemática na Educação Infantil
Apresentação do portfólio (Trabalho final)
Coordenação

Fernanda Queiroz
Graduada em Pedagogia Especialização: Neuropsicologia clínica e educacional CES Mestre: Literatura brasileira, areia de pesquisa: O discurso oral nas obras infantis de Clarice Lispector CES Doutoranda: Estudos Literários pela UFJF
Professores

Cristiano Antonio Fernandes Barbosa
Mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Artes Cênicas (teatro), pós-Graduado em Fundamentos em Práticas Interdisciplinares pela UFJF (2006) e Graduado em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2002). Membro da equipe responsável pelo estudo e aprovação da Proposta Curricular de Artes da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. Representante da Secretaria de Educação no Conselho Municipal de Cultura. Ministra cursos de aperfeiçoamento para professores da rede municipal: teatro e contação de Histórias. Coordena os Grupos de Estudo “Dinamização da Leitura na Escola” e “Arte e Cultura” e as Mostras de Arte da Secretaria de Educação da rede municipal. Fundador, diretor e contador de histórias do Grupo Caravana de Histórias. Presidente da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora, por meio da qual coordena e organiza a Campanha de Popularização Teatro&Dança de Juiz de Fora. Autor do livro infantojuvenil “Que cores os sonhos têm?”. Ator e diretor registrado pelo SATED/MG. Contador de Histórias. Professor de Teatro da rede municipal de ensino.
Mônica Cruz
Psicopedagoga, graduada em Psicologia

Ana Carolina Arantes
psicóloga e pedagoga. Especialista em Terapias Cognitivas, Psicopedagogia e pós graduanda em Saúde Mental da infância e adolescência. Atua como psicóloga clínica e é pedagoga institucional em um Centro de Atendimento Educacional Especializado de Juiz de Fora. É também Educadora Parental em Disciplina Positiva (PDA-USA) e possui diversos cursos de extensão na perspectiva da Educação Inclusiva, avaliações do desenvolvimento e intervenção precoce no autismo.

Cristiano Campos Donado
Graduado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior (CES); Pós Graduado em Educação Especial Inclusiva pela PUC/MG; Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo; Intéprete de Libras pela SEE/MG e UFSC/MEC; Professor Efetivo de Matemática na SEE/MG; Professor de Matematica há 25 anos na Prefeitura de JF e Instituto Metodista Granbery e Colégio dos Jesuítas
Preciso ter curso superior para fazer a Pós-Graduação em Educação Infantil? Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.
Ela é autorizada pelo MEC? Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.
O diploma da Pós-Graduação em Educação Infantil é o mesmo de uma pós presencial? Sim, não existe distinção entre o diploma presencial e EAD.
Saiba mais
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Inscreva-se aqui
Matrícula
R$95,00
Planos de pagamento
À vista R$ 4.163,40
6x R$ 771,00
12x R$ 385,50
18 x R$ 275,00
Início das aulas
1º semestre de 2023
Duração do curso
410 horas.
Público-alvo
Profissionais da educação.
Material didático
Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos.
Certificado
Certificado reconhecido pelo MEC.
Local das aulas
Plataforma Online.