Por que fazer o curso de Educação Infantil

Pensar na educação infantil e a sua construção da prática cotidiana para quem já trabalha ou pretende trabalhar com os pequenos é de grande importância, por isso dar continuidade aos seus estudos fazendo uma especialização que vai impactar positivamente a sua carreira se torna fundamental. Esse curso tem como proposta ampliar o seu leque de conhecimento para que vocês professores possam atuar de forma mais efetiva e segura na educação infantil

Objetivos do curso de Educação Infantil

Ao fazer uma especialização na área de educação infantil os professores e professoras se tornam pessoas mais conscientes da importância do desenvolvimento da criança, passando a ter maior clareza do seu papel nesse processo podendo atuar com maior segurança no desenvolvimento de atividades, programas e projetos que visam a melhoria da Educação infantil na escola onde atua e podendo levar esse conhecimento para todo o Brasil. Esse curso também vai preparar o docente para lidar de maneira correta com os desafios encontrados ao longo de sua carreira. Agindo para o acolhimento e a inclusão de todos os alunos de maneira mais segura de acordo com as diretrizes curriculares nacionais.

Objetivos Específicos

Proporcionar aos educadores o entendimento das leis que regem a educação infantil em todos os seus seguimentos;

Favorecer as estratégias necessárias para o ensino do desenvolvimento da aprendizagem, assim como, a construção da autonomia que é um dos principais objetivos na educação infantil;

Possibilitar ao educador meios de trabalhar a literatura de uma forma ampla;

Fornecer o conhecimento necessário de toda a história da educação infantil e da infância e das leis que deram base a mesma;

Criar projetos políticos pedagógicos de acordo com a realidade da escola onde está inserido;

Criação de projetos pedagógicos e o estudo das avaliações e portifólios na educação infantil;

Promover o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais. E que essas possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos das crianças;

Favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

Possibilitem as crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

Recriar contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

Possibilitar situações de aprendizagem medidas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidados pessoais, auto-organização, saúde e bem-estar;

Possibilitar as vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais. Também aumentar seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;

Incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.

Trabalhar os campos de experiências; os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil; a transição da educação infantil para o ensino fundamental, como proposto na BNCC.

Estrutura do curso de Educação Infantil

Fundamentos da neurociência: Psicomotricidade e estimulação

O desenvolvimento humano: Comportamento/Aprendizagem

BNCC: Educação Infantil, proposta curricular/Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Berçário

A literatura e a contação de história na Educação Infantil

Projeto Político Pedagógico e avaliação

Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil/O desenvolvimento da autonomia infantil nos cuidados pessoais, auto organização, saúde e bem estar

TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade TGD: Transtorno Global do Desenvolvimento AHSD: Altas Habilidades/Superdotação

Educação Inclusiva/Grupos culturais e diversidades

Como se dá o processo de alfabetização na Educação Infantil

Artes, ciências naturais e humanas na educação infantil

O ensino da matemática na Educação Infantil

Apresentação do portfólio (Trabalho final)

Corpo docente

Coordenador(a)

Fernanda Queiroz

Graduada em Pedagogia Especialização: Neuropsicologia clínica e educacional CES Mestre: Literatura brasileira, areia de pesquisa: O discurso oral nas obras infantis de Clarice Lispector CES Doutoranda: Estudos Literários pela UFJF

Professores(as)

Cristiano Antonio Fernandes Barbosa

Mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Artes Cênicas (teatro), pós-Graduado em Fundamentos em Práticas Interdisciplinares pela UFJF (2006) e Graduado em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2002). Membro da equipe responsável pelo estudo e aprovação da Proposta Curricular de Artes da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. Representante da Secretaria de Educação no Conselho Municipal de Cultura. Ministra cursos de aperfeiçoamento para professores da rede municipal: teatro e contação de Histórias. Coordena os Grupos de Estudo “Dinamização da Leitura na Escola” e “Arte e Cultura” e as Mostras de Arte da Secretaria de Educação da rede municipal. Fundador, diretor e contador de histórias do Grupo Caravana de Histórias. Presidente da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora, por meio da qual coordena e organiza a Campanha de Popularização Teatro&Dança de Juiz de Fora. Autor do livro infantojuvenil "Que cores os sonhos têm?". Ator e diretor registrado pelo SATED/MG. Contador de Histórias. Professor de Teatro da rede municipal de ensino.

Mônica Cruz

Psicopedagoga, graduada em Psicologia

Ana Carolina Arantes

psicóloga e pedagoga. Especialista em Terapias Cognitivas, Psicopedagogia e pós graduanda em Saúde Mental da infância e adolescência. Atua como psicóloga clínica e é pedagoga institucional em um Centro de Atendimento Educacional Especializado de Juiz de Fora. É também Educadora Parental em Disciplina Positiva (PDA-USA) e possui diversos cursos de extensão na perspectiva da Educação Inclusiva, avaliações do desenvolvimento e intervenção precoce no autismo.

Cristiano Campos Donado

Graduado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior (CES); Pós Graduado em Educação Especial Inclusiva pela PUC/MG; Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo; Intéprete de Libras pela SEE/MG e UFSC/MEC; Professor Efetivo de Matemática na SEE/MG; Professor de Matematica há 25 anos na Prefeitura de JF e Instituto Metodista Granbery e Colégio dos Jesuítas

Perguntas frequentes

Preciso ter curso superior para fazer a Pós-Graduação em Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto? Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

Ela é autorizada pelo MEC? Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

O diploma da Pós-Graduação em Arquitetura e Design de Interiores: Tecnologia e Projeto é o mesmo de uma pós presencial? Sim, mão existe distinção entre o diploma presencial e EAD.

Pós-graduação
Ensino a distância

Educação Infantil

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Matrícula

R$95,00

Planos de pagamento

À vista R$ 4.163,40
6x R$ 771,00
12x R$ 385,50
18 x R$ 275,00

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Início das aulas

8 de setembro

Duração do curso

410 horas.

Público-alvo

Profissionais da educação.

Material didático

Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos.

Certificado

Certificado emitido pela Faculdade Sensu e reconhecido pelo MEC.

Local das aulas

Plataforma Online.

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