Curso de extensão
Online / Ao vivo

Aperfeiçoamento em BIM para Arquitetura

A constante atualização de técnicas, métodos projetuais e construtivos levam à necessidade de uma constante preocupação dos profissionais com o aprimoramento e renovação do conhecimento. 

As ferramentas digitais são determinantes para a geração de novos negócios no mercado de arquitetura, engenharia e design de interiores. 

Assim, o curso vem suprir tal demanda oferecendo conteúdo, tanto em termos de tecnologia e inovação com softwares aplicados à metodologia BIM e prática profissional de mercado na aplicação dessa metodologia.  

Oferecer ao aluno conhecimento sobre a metodologia BIM e sua aplicação prática através de um projeto (temático) podendo ser residencial que será desenvolvido. 

Capacitar o aluno em trabalhar colaborativamente com novos conceitos, metodologias, processos e fluxos de trabalho de BIM e suas tecnologias/softwares correlatos, que vem mudando a forma de fazer, planejar, orçar e executar os projetos e as obras. 

Por fim, irá tratar assuntos pouco discutidos na graduação, mas não menos importantes como marketing, gerenciamento de escritórios de arquitetura e análise da viabilidade de empreendimentos imobiliários, que se mostram de suma importância em um cenário atual de grande competitividade e inovação. 

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS- 17 e 24 de setembro de 2022 (25 horas)

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS – AUTODESK REVIT I01 e 08 de outubro (25 horas) 

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS – AUTODESK REVIT II- 05 e 12 de novembro  (25 horas )

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS – GRAPHISOFT ARCHICAD I

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS – GRAPHISOFT ARCHICAD II

H-BIM – BIM PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL 

DESIGN PARAMÉTRICO & BIM

FERRAMENTA BIM PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO: REALIDADE AUMENTADA/REALIDADE VIRTUAL 

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS 

GESTÃO DE OBRAS EM BIM 

CARGA-HORÁRIA TOTAL -275 horas

Coordenador(a)

Braulio

Braulio Veríssimo Cruz

Metodologia BIM na grade curricular. Em 2016 como pesquisador bolsista, participou da Conferência BIMMI em Lisboa como palestrante. Em 2017 apresentou a pesquisa no Fórum Nacional Docente. Participou em 2018 como palestrante no BIM DAY no Recife a convite da Graphisoft. Em 2019 desenvolveu projetos de pós-graduações em BIM. Em 2020 atuou na graduação da Unilasalle e assumiu a coordenação do curso de arquitetura da Universidade Estácio de Sá em Teresópolis e passou a atuar na Formação Executiva em BIM da FGV e Na pós-graduação em BIM Iespe / ENSINE. Em 2021 atuou em pós graduações nas instituições FGV, UNISUAM, Instituto Navigare e passou a Coordenar a pós-graduação de BIM ENSINE de Juiz de Fora. Tem experiência docente em disciplinas de processos gráficos digitas, diversificados projetos, incluindo Interiores comerciais e corporativos e Urbanos. Atua tanto no campo acadêm Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ (2004). Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela UNISUAM (2008). Mestrado em Engenharia de Transportes da COPPE (2011). Atuou como docente na IES UNISUAM (2007 a 2009). Atuou no Senac – Centro de Design Barra (2009 a 2010). Atua desde 2012 como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e de Design de Interiores da IES ESTÁCIO DE SÁ. Em 2015 implanto ico como em consultorias com foco em novas tecnologias e destacadamente na Metodologia BIM. Nas Pós-graduações tendo os principais focais em Plano de execução BIM, Interiores Corporativos em BIM, Fundamentos de BIM, Green BIM, Ferramenta BIM Archicad dentre outras. Atuou em construtoras desde de 80 na execução de projetos residenciais, escolas e em planejamento de metas e controle de construções. Desde 2004 tem conciliado o exercício da docência com projetos de arquitetura e consultorias em BIM até os dias atuais,

Eduardo Ribeiro dos Santos

Doutorando em Arquitetura no PROARQ/FAU/UFRJ sendo bolsista CAPES. Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018) sendo Bolsista nota 10 da FAPERJ e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté (1999) . Atualmente é diretor / professor – D5 Cursos, Arquitetura e Design, treinador certificado Graphisoft. Foi coordenador e professor do Centro Tecnológico Paula Souza no curso Técnico em Edificações e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde na implementação de BIM no Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e industriais utilizando BIM, gestão de projeto, processo de projeto e sustentabilidade.

Professores(as)

Aline

Aline Gouvêa Leite (Supervisora)

Arquiteta e Consultora online em Arquitetura de Interiores e Iluminação. Pesquisadora e pós-doutoranda pela UFJF. Doutora em Ciências com ênfase em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia (USP-SC), com pesquisa em Iluminação com fibra óptica e luz natural. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG) e especialista em Iluminação de Design de Interiores (IPOG).

Cristiane Lopes Canuto

Doutoranda em Arquitetura e membro do grupo de pesquisa GEPARQ- Gestão de Projetos em Arquitetura no PROARQ/FAU/UFRJ. Mestrado profissional em Projeto e Patrimônio pelo PROARQ/FAU/UFRJ (2017) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo DAU/UFV (2008). Desenvolvimento de pesquisa nos seguintes temas: Patrimônio Cultural, BIM e HBIM (Historic Building Information Modelling), Digital Twin e Facilities Management. Experiência profissional em coordenação de projetos e projeto executivo de arquitetura utilizando ferramentas BIM.

Poliana Figueira Cardoso

Poliana Figueira Cardoso

Atualmente, docente nas disciplinas de mídias digitais para o ensino de Arquitetura e Urbanismo na UniFEOB: Modelagem avançada, computação aplicada à arquitetura, arquitetura paramétrica e projeto. Mestre no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos – SP (2015). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil, campus de Canoas – RS (2003-2009). Sua área de atuação é a de tecnologia no processo de projeto arquitetônico digital e certificações ambientais de edificações (2009 e atualmente). Tem experiência didática e profissional nos softwares: SketchUP, AutoCAD 2018, Revit 2018, Grasshopper, Kerkythea, Inkskape e Gimp. [Lattes]

Klenio Silva

Klênio Silva

Profissional atuante no ramo da construção civil, com foco em ferramentas, gestão e políticas BIM. Arquiteto e Urbanista pela UFSJ (2017). Pós Graduado Master BIM Manager Zigurat Global Institute (2018). Profissional Certificado Autodesk Revit Architecture (2019). Arquiteto, Professor e Consultor (2012 – Atualmente) Studio Ideia.

Ari Monteiro

Ari Monteiro

Proprietário da Dharma Sistemas ([www.dharmasistemas.wix.com/home]www.dharmasistemas.wix.com/home), Cientista da Computação e Mestre em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP. Profissional com grande experiência na implantação e customização de ferramentas CAD/BIM. É pesquisador e consultor BIM desde 2008. Membro da comissão de estudo ABNT/CEE-134 para elaboração da 1º norma BIM nacional, a ABNT/NBR 15.965. Desde 2014, é docente convidado em programas de pós-graduação relacionados ao tema BIM. Atualmente, presta serviços de consultoria na implantação da metodologia BIM e de customização de ferramentas CAD/BIM para várias empresas de Engenharia, Arquitetura e Construção.

Thales

Thales Adriano Spuri

Engenheiro civil, formado pela UFSJ. MBA na tecnologia BIM, pelo Grupo AJ, Master BIM Specialist. É especialista em ferramentas de modelagem BIM e Autodesk Certified Professional. Professor da empresa Studio Ideia que atua no ramo de treinamentos e consultoria. Possui sólida experiência em coordenação de Projetos e execuções de obras unifamiliares utilizando a tecnologia BIM. Atualmente é sócio e proprietário da empresa TAS Engenharia e Consultoria, que atua em execuções de casas no programa MINHA CASA MINHA VIDA pela Caixa Econômica Federal.

Bruno

Bruno Ribeiro Fernandes

Arquiteto e Urbanista (UFJF 2000), mestre em Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído (UFSC 2006), doutor em Projeto de Arquitetura (FAUUSP 2012). Foi coordenador de projetos no escritório Arquiteto Pedro Taddei e Associados em São Paulo (2008-2017), onde desenvolveu projetos de obras públicas de grande porte como o Centro Paula Souza e ETEC Sta. Ifigênia (premiado como obra referencial de 2013), o Poupatempo Lapa, a Fábrica de Cultura do Parque Belém, o Campus da Unesp Barra Funda, o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso da EMTU e as estações ferroviárias Franco da Rocha, Miguel Costa, Jundiaí, Francisco Morato e Perus da CPTM. Professor nos cursos de graduação na Universidade Nove de Julho, Faculdade Metodista Granbery e Rede de Ensino Doctum e na pós-graduação lato sensu em Engenharia de Projetos Industriais no Centro Universitário Newton Paiva e em Acessibilidade na Universidade Nove de Julho. [Lattes]

Saiba mais

Ainda tem dúvidas se este é o curso certo para você? Preencha o formulário abaixo e um consultor especializado entrará em contato!
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Inscreva-se aqui

Matrícula

R$150,00

Planos de pagamento

BIM – Pós
1 x 6019
6 x 1038
12 x 530
18 x 380
24 x 319

Aperfeiçoamento:
1 x 10549
6 x 1818
12 x 920
18 x 660
24 x 545

Pós mais aperfeiçoamento
1 x 9494,10
6 x 1636,20
12 x 828
18 x 594
24 x 490,50

Início das aulas

Maio/2023

Duração do curso

Público-alvo

Profissionais formados nas áreas de arquitetura, engenharia civil, designer de interiores, construtores, decoradores e afins, além de profissionais interessados na área.

Material didático

Disponibilizado durante a realização do curso.

Certificado

Emitido no final do curso.

Local das aulas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Faça sua pré-inscrição

Preencha seus dados abaixo e seja o primeiro a saber quando as matrículas para o curso estiverem abertas.