Conheça 5 nichos que o profissional de Educação Física pode atuar!

“Ah, mas o mercado de Educação Física é muito limitado”. Se você pensa em cursar Educação Física ou já está no caminho, é provável que tenha escutado essa frase, mas ela não poderia estar mais equivocada. Afinal, são muitas possibilidades de atuação na área, e o melhor: a demanda só cresce!

Atualmente vivemos uma onda fitness que movimenta o país: a indústria de atividades físicas gera 2,1 bilhões de dólares no Brasil. Para você ter ideia, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de academias de musculação e, consequentemente, a demanda por profissionais só aumenta. Diversos nichos que se interseccionam com o mundo fitness também saem ganhando: nutrição esportiva, tecnologia e até moda, afinal todo mundo precisa de roupa para se exercitar, né?

Apesar do segmento fitness ser um dos mais rentáveis no mercado de Educação Física, nem só de academia vive um profissional da área. São muitas possibilidades, desde assessoria esportiva até empreendedorismo. Mas saiba que o dia a dia desse profissional é agitado e sempre com o foco em promover saúde aonde quer que vá

Se você deseja aprender mais sobre qualidade de vida e bem estar físico, Educação Física é para você. 

Você sabe o que um profissional de Educação Física faz?

Para quem deseja seguir a carreira de Educação Física, é preciso escolher entre duas modalidades de curso: licenciatura ou bacharelado. Entenda as atribuições de cada uma:

  • licenciatura — focado em quem deseja dar aulas de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Podendo atuar em escolas públicas e privadas;
  • bacharelado — é voltado para as outras áreas da Educação Física, como esportes, fitness, saúde e lazer.

Dessa forma, o profissional pode atuar tanto na área de ensino quanto orientando a prática de atividades físicas e esportivas. Se o cuidado com a saúde do corpo, te desperta fascínio, Educação Física pode ser o curso ideal para você!

5 áreas que o profissional de Educação Física pode atuar

A Educação Física é uma das áreas profissionais mais promissoras atualmente, seja em relação ao mercado ou à demanda populacional. Acompanhe abaixo 5 áreas da Educação Física: 

1) Condicionamento Físico

O especialista em Condicionamento físico é responsável por elaborar e supervisionar programas de exercícios físicos, podendo atuar em academias, clubes e empresas com ginástica laboral.

Seja para melhor o condicionamento físico, se sentir ativo ou por questões estéticas, o número de brasileiros que procuram se exercitar em academias só cresce. Dessa forma, esses espaços buscam mais profissionais de Educação Física, enquanto os alunos que desejam um atendimento personalizado contratam o serviço de personal trainer.

O segmento fitness é um dos mais rentáveis do mercado de Educação Física, mas nem só de academia vive o profissional da área.

2) Esportes e performance

Você sabia que trabalhar com atletas de alto rendimento tem suas especificidades? O profissional de alta performance atua na preparação física de atletas, podendo ser individual ou coletiva, com o objetivo de capacitá-los para a disputa de competições esportivas. 

Nessa área, que hoje é uma das mais rentáveis, é recomendável focar em uma atividade esportiva específica para ganhar autoridade e se tornar referência em um nicho. Para saber mais, você pode acessar nosso blog e conferir o papo com o ginasta e técnico esportivo Ramirez Pala. 

De atleta a técnico esportivo: Ramirez Pala fundou um centro de treinamento de alta performance em Campo Grande.

3) Reabilitação

Pacientes com lesões ou que fizeram cirurgias recentes, devem ser tratados por especialistas em reabilitação. Esse profissional, geralmente unido a um fisioterapeuta, auxilia na recuperação de pacientes, podendo atuar em hospitais ou clínicas especializadas.

4) Empreendedorismo

No empreendedorismo também tem espaço para profissionais da Educação Física! Você pode investir no seu próprio centro de treinamento ou abrir um negócio que envolva o universo da área. A nossa parceira Fernanda Dias, é founder da marca de itens esportivos #DeixaElaTreinar, se quiser saber mais sobre a história dela e a collab com a Ensine, acesso nosso blog.

Fernanda Dias, além de CEO da marca #deixaelatreinar, também é doutoranda em gênero e esporte.

5) Recreação

Você já pensou em trabalhar num cruzeiro? Que tal um spa? Ou um clube? Bom, o educador físico também tem essa possibilidade. Isso porque esses espaços oferecem atividades recreativas como dinâmicas, gincanas e coreografias conduzidas por profissionais de Educação Física.

O educador físico faz o planejamento, elaboração e supervisão dessas atividades. Para quem se interessa por lazer e gostar de ter contato com o público, é uma ótima opção.

Onde fazer a graduação?

Existem diversos cursos de Educação Física em Juiz de Fora, sejam eles presenciais ou a distância, então você se questiona: por que escolher a EnsinE?

O nosso curso já nasce da nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física. A resolução reúne conceitos, diretrizes e princípios para a extensão em todas as instituições do país, além de estabelecer parâmetros de avaliação, registro e planejamento das ações extensionistas.

Além da atualização estrutural, traremos significativas mudanças na forma de avaliação. O sistema será qualitativo, ou seja, ao contrário de notas e números, o foco será dado nas habilidades e ao conteúdo para desenvolvê-las. Outro destaque é o corpo docente, composto totalmente de mestres e doutores, que também são empreendedores. A ideia é levar para sala de aula cases de sucesso e relatos de crescimento e aprendizado.

Para somar ao conteúdo discutido em sala, os estudantes terão acesso a um laboratório virtual de ponta, com intuito de incentivar pesquisas e experimentos. Toda a grade foi elaborada para incentivar o pensamento crítico dos alunos e seu ímpeto por se reinventar.

Todo o curso foi pensado para quem também trabalha e muitas vezes não consegue adequar horários e compromissos. As horas complementares e os estágios poderão ser feitos à noite, não atrapalhando a jornada de trabalho do aluno. Criamos o ambiente ideal para que você seja um educador físico de sucesso e que tenha tempo para sua rotina acadêmica e pessoal.

Vem conhecer!

Compartilhe!

Deixe um comentário

20 + 6 =