Como usar um URL personalizado no Google Sites

Aprenda a criar e usar o seu domínio personalizado no Google Sites

Aparecer em boa posição nos resultados do Google ao ter o nome pesquisado é praticamente uma obrigação para empresas de todos os tamanhos e segmentos hoje em dia. No entanto, construir um site não é uma tarefa fácil, e nem sempre a verba disponível é suficiente para contratar um profissional da área.

Usar o Google Sites para montar um site pessoal ou de uma empresa pode ser uma ótima ideia para quem está começando. Apesar de mais simples e com funções limitadas, o Google Sites permite assim a criação de um site informativo e institucional completo, com layouts pré-configurados, páginas e diversos temas. Tudo isso sem precisar conhecer nada de programação.

E o melhor, a plataforma e a hospedagem do Google Sites é grátis! Você só precisa ter uma conta Google para começar.

Porém, você verá que o endereço do seu site não será muito amigável. Se isso te incomoda, e deveria incomodar, a recomendação é contratar um domínio personalizado (não é caro, a partir de R$ 40 por ano no Registro.br) e atribui-lo ao seu site feito na plataforma do Google. No Registro.br você verifica a disponibilidade do domínio que você deseja, conforme esteja disponível, basta realizar a compra online do mesmo.

Essa etapa pode ser um pouco confusa, até mesmo para quem já tem algum conhecimento da área, portanto nós da Ensin.E elaboramos um tutorial bem completo para você aprender a usar um URL personalizado em seu site do Google Sites. Vamos lá?

Criando um site no Google Sites

  1. Faça login em sua conta do Gmail e acesse o Google Sites através do link https://sites.google.com . Aproveitamos para ressaltar a importância do seu e-mail possuir caráter profissional, evitando ao máximo apelidos.
  2. Clique no ícone para adicionar um novo site.Criando um site no Google Sites
  3. Edite o site com os elementos e layouts disponíveis.
  4. Quando estiver pronto, clique em “Publicar” e preencha com o seu domínio.Publicando o seu site feito no Google SitesEscolhendo a URL do seu site do Google Sites.
  5. O site será publicado como https://sites.google.com/view/nomedomeusite

 

Definindo um URL personalizado

  1. Caso ainda não tenha, contrate um domínio no Registro.br (https://registro.br/) ou outro registrador.
  2. Volte ao seu site e clique da mesma forma na seta para baixo ao lado de “Publicar” e escolha “Configurações de publicação”.
  3. Na parte onde diz URL personalizado, clique em Gerenciar. Gerenciando uma URL personalizada no Google Sites.
  4. Escreva o seu domínio com www, ou seja, www.nomedomeusite.com.br Atribuindo uma URL personalizada no Google Sites.
  5. Contudo o Google solicitará a verificação do domínio. Clique em “Verifique a propriedade” para prosseguir.

Verificando a propriedade

  1. Selecione na lista o registrador do domínio. Se for o Registro.br, selecione “Outro”. Verificando a propriedade do domínio.
  2. Então copie o registro de verificação gerado pelo Google.Encontrando o código de verificação da propriedade.
  3. Acesse sua conta no Registro.br e posteriormente clique no domínio que deseja verificar.
  4. Na seção DNS, veja se consta a informação “Você está utilizando os servidores DNS do Registro.br” e clique em “Editar zona”. Acessando o seu domínio no Registro.br.
  5. Nota! Se o domínio não estiver utilizando os servidores do Registro.br, pode ser que ele já esteja em uso. Veja se você não o cadastrou em sites como Wix ou Hostgator. O endereço que aparecerá nessa seção poderá dar uma pista.
  6. Clique em “Nova Entrada”. Deixe o primeiro campo em branco, no segundo selecione TXT e no terceiro insira o registro de verificação do Google. Clique em “Adicionar”.Adicionando uma nova entrada TXT no seu domínio.
    Adicionando uma nova entrada TXT no seu domínio.
  7. Nota! Saia e faça login novamente na sua conta do Registro.br para ter certeza que a entrada ainda está lá, pois o site pode desconectar o usuário conforme aja um período de inatividade e não salvá-la corretamente.
  8. Portanto, retorne ao site de verificação da propriedade do Google, clique em “Verificar”. Se os passos foram seguidos corretamente, o seu domínio estará verificado. Caso tenha dado erro, verifique todos os passos novamente e aguarde no minimo 12 horas antes de tentar de novo.

Publicando o seu site com um URL personalizado no Google Sites

  1. Assim que o domínio estiver verificado, acesse novamente o Registro.br e repita o processo de adicionar uma “Nova Entrada”. Dessa vez, no primeiro campo digite www, no segundo selecione CNAME e no terceiro insira o seguinte código: ghs.googlehosted.comAdicionando uma nova entrada CNAME no seu domínio.
  2. Após isso, clique em “Salvar”. É recomendável aguardar até 24h para que as alterações tenham efeito, portanto certifique-se de que a foi adicionada corretamente.
  3. De volta ao Google Sites, repita o processo clicando na seta para baixo ao lado de “Publicar”, depois em “Configurações de publicação”. Na seção URL personalizado, clique em “Gerenciar”. Insira o endereço que você verificou (lembre-se do www) e clique em “Atribuir”. Atribuindo seu domínio ao site do Google Sites.
  4. Agora, clique em “Publicar” e pronto! Após algumas horas necessárias para a propagação do DNS e emissão de um certificado SSL, o seu site estará disponível publicamente na internet. Deixe nos comentários o seu endereço virtual para que possamos conferir.

Abaixo listamos algumas categorias do domínio.br oferecidas pelo Registro.br. Os domínios de pessoa jurídica devem ser associados a um CNPJ. Já os domínios genéricos e de cidades podem ser registrados por CPF ou CNPJ.

 GENÉRICOS

Para pessoas físicas ou jurídicas

  • ART.BR

    Artes: música, pintura, folclore

  • COM.BR

    Atividades comerciais

  • ECO.BR

    Atividades com foco eco-ambiental

  • EMP.BR

    Pequenas e micro-empresas

  • NET.BR

    Atividades comerciais

  • ONG.BR

    Atividades não governamentais individuais ou associativas

UNIVERSIDADES

  • EDU.BR

    Instituições de ensino superior

 PESSOAS FÍSICAS

  • BLOG.BR

    Web logs

  • FLOG.BR

    Foto logs

  • NOM.BR

    Pessoas Físicas

  • VLOG.BR

    Vídeo logs

  • WIKI.BR

    Páginas do tipo ‘wiki’

PROFISSIONAIS LIBERAIS – alguns exemplos

Somente para pessoas físicas

  • FND.BR

    Fonoaudiólogos

  • PRO.BR

    Professores

  • PSC.BR

    Psicólogos

  • ADM.BR

    Administradores

  • ADV.BR

    Advogados

    Além desses exemplos, temos também para todas as Cidades e pessoas jurídicas.

Pelo site, Godaddy, você consegue explorar novas extensões de domínio:

Exemplos:

  • study
  • technology
  • training
  • university
  • yoga

Em linguagem simples, um gTLD (abreviação de domínio de alto nível genérico) é um novo domínio que recentemente chegou ao mercado ou um que é diferente das extensões de sites como os domínios .com ou .net.

Se você está aguardando um domínio que está prestes a ser aberto ao público, você deve se inscrever para o pré-registro. Registrar um novo domínio de gTLDs é uma ótima maneira de criar uma marca descritiva e fácil de lembrar em seu mercado. Agarre um para mostrar o seu espírito photography online ou deixe as pessoas saberem que você é um verdadeiro expert no que faz.

Compartilhe!

4 comentários em “Como usar um URL personalizado no Google Sites”

  1. Olá!
    A hospedagem do site é realizada de forma gratuita pelo google sites?

    Sendo assim, tudo que preciso pagar é o domínio?

    Obrigado pelo excelente material.

    Responder
    • Recomendo abrir uma aba anônima e fazer o processo todo por lá. Às vezes, quando temos mais de uma conta registrada no Google, ele acaba informando o código errado para a verificação.

      Responder

Deixe um comentário

Estamos atendendo pelo WhatsApp

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, estamos trabalhando de home office temporariamente. Se precisar de atendimento, pode nos enviar um WhatsApp que responderemos o mais breve possível!