Como fazer uma LIVE de sucesso

Já pensou horas pensando em estratégias de marketing, posts engraçados ou pagos para atrair seu público e o resultado não criou engajamento? Uma solução rápida, eficaz e barata para capturar a atenção do seu público podem ser as LIVES.

Entenda o conceito de LIVES:

A live consiste em uma transmissão de vídeo ao vivo, ferramenta presente nas redes sociais. Não tem a complexidade de uma cobertura televisiva, é mais simples e direcionada ao público do seu interesse, seus seguidores. A live propicia interação com quem está assistindo, seja através de comentários ou curtidas (sem aquele clássico friozinho na barriga do ao vivo da TV).

Hoje em dia, as principais redes sociais que possuem o recurso, disponível aos usuários são Facebook, Instagram e Youtube.

Qual a importância da Live?

Atualmente, com a concorrência acirrada das marcas presentes na redes sociais, tornou-se um desafio ser relevante e interessante. Capturar a atenção do público é a chave para o marketing de relacionamento, conteúdo e por consequência venda.

E, se você tivesse a oportunidade de aumentar o alcance da sua marca, gerar mais leads, qualificá-los, fazer uma oferta irresistível para o seu consumidor, e melhor ainda, sem precisar de muitos equipamentos?

A dica é, faça uma live caprichada e cheia de conteúdo interessante para a sua audiência. Essa ferramenta pode pode capturar em até quatro vezes mais a atenção do seu público.

Por que eu deva incluir as lives na minha estratégia de marketing?

Independente de seu produto, direta ou indiretamente o seu público se faz presente no ambiente digital. Cada mídia, oferece uma ferramenta de interação em potencial, no Youtube são os vídeos, Instagram são as imagens mais produzidas e twitter com as mensagens diretas e curtas. No entanto, todas elas têm em comum a opção da LIVE.

Conheça 5 motivos para começar a fazer suas transmissões ao vivo e gerar engajamento com seu público.

1- Aumento do alcance de marca.

Você possui um produto infalível, preço bom e Instagram bem produzido e organizado, Mas se o seu público não está interagindo, curtindo e comentando, você torna-se digitalmente irrelevante. Os algoritmos das redes sociais, entendem como conteúdo relativo, aquele que as pessoas querem ver, participar e comprar.

A melhor forma de interação em tempo real, com engajamento ( curtir e comentar) atualmente, são as transmissões ao vivo.

Desta forma, a própria mídia social vai entender que o seu produto é bom e as que o público gosta de você. Assim, o seu conteúdo será indicado de forma orgânica nas plataformas. Vamos explicar de forma simples: o sistema pensa como você. Se você passa em frente a uma loja lotada, sua atenção é voltada para aquele estabelecimento. No mesmo momento, você já imagina que provavelmente o produto vendido ali, deve ser bom.

2- Engajamento do público

Existe alguma forma de atrair e manter a atenção do público on-line mais do que uma transmissão ao vivo?

Quando seu público tem a oportunidade de interagir diretamente com sua marca ou algum artista ou personalidade reconhecida e admirada por ele, o nível de interesse cresce. Assim, ao invés de ler um blog ou curtir fotos, seus seguidores vão preferir assistir sua live.

O que isso é relevante para a sua venda?

Com interação e engajamento, fica muito fácil fazer o ‘ call to action’ para a compra do seu produto ou ideia, o famoso, ‘’quer saber mais?” mostra-se mais eficaz e eficiente.

3- Lead qualificado

O seguidor que despende tempo para assistir sua live, mostra ter afinidade ou interesse com o o seu produto. O tempo de transmissão ao vivo é maior do que os vídeos publicados no feed, possibilitando assim, você se aproximar do seu cliente, interagir, explicar e nutrir a vontade dele comprar a sua ideia.

Isso permite que você eduque a sua audiência e faça com que ela avance no funil de vendas.

4- Custo baixo

Com boa resolução da câmera do seu celular e um bom sinal de internet, você consegue produzir uma live simples. Poder ser em um espaço aberto, fechado, dentro do seu empreendimento ou um simples bate papo com os seguidores. O que vale é usar a imaginação e ter conteúdo.

5- Credibilidade

Fazer uma live, por mais que seja barato e fácil, é necessário alguns cuidados. O fato de ser ao vivo e não ter edição, vai te exigir um preparo maior e um domínio maior de conhecimento do seu produto.

Isso será bom para mostrar que você sabe e que vende como ninguém o seu produto. Gerar confiança no consumidor, além de obter compra imediata, a tendência que é que ele seja fiel, compre e indique o seu produto.

Pronto, agora que você já sabe o que é e como ela vai te ajudar, é hora de colocar a mão na massa e AO VIVO!

Como já te explicamos, a transmissão é ao vivo, e isso requer, como qualquer ação efetuada dentro do ambiente corporativo, planejamento. Não subestime seu público. Produza conteúdo inteligente, dito por quem entende do assunto.

Anote dicas de como se planejar e tornar esse processo cotidiano em sua empresa ou marca:

1- Planejar o conteúdo:

Quem nunca passou pela experiência de se organizar para assistir uma live e a transmissão não acontecer. Ou, um tópico fundamental do tema não ser discutido, por falta de tempo ou planejamento. Pois é, isso não pode acontecer.

Essas experiências deixam uma péssima impressão para o seu cliente, ele vai perceber que você não planejou nada e não soube apresentar o seu produto.

Por isso, o primeiro passo para fazer uma transmissão ao vivo é planejar o conteúdo, escolher alguém entendido do assunto e que tenha boa oratória, atento aos detalhes do produto. O objetivo da live sempre é passar o máximo de informações importantes e relevantes.

Uma boa dica é ciar um roteiro escrito para te guiar, contendo os tópicos que serão abordados e quanto tempo será gasto com cada assunto. A ideia é que não fique muito extenso e as pessoas cansem de assistir.

2 – Ensaiar:

Torna-se fundamental que você se prepare e ensaie antes, como se fosse entrar em cena. Faça isso com uma câmera gravando, para que você possa assistir depois.

Desta forma, você vai descobrir situações que te deixem mais confortável, sentado ou em pé, melhor ângulo, olhar pra câmera ou não?

Lembre-se, esse vídeo será transmitido para o seu público, por isso deverá antecipar-se aos imprevistos para não causar má impressão.

3- Preparar os equipamentos e cenário para a  live

Para produzir uma live não é necessário muitos equipamentos, mas é fundamental cuidado e atenção aos detalhes. Celular carregado, bem apoiado ou seguro para não cair e boa conexão com a internet, devem ser observados para que na hora H, você só se preocupe com o conteúdo.

E o cenário?

Seja onde for, precisa estar organizado e limpo, afinal quem vai estar vendo a sua live, vai ser a sua audiência.

Já imaginou, planejar, ensaiar, organizar e o seu produto ou convidado sumir na tela, pois estava escuro demais? Cuide da iluminação!

4- Divulgar

Chegou a hora de estar ao vivo, tudo preparado, tudo organizado, mas, cadê o público?

Use e abuse dos canais de comunicação e redes sociais da sua empresa. Divulgue pra todos, os convidando a participar de sua live. Como já elucidamos, engajamento fará com que seu conteúdo seja propagado de forma orgânica pelas mídias sociais.

Informe com antecedência a data e a hora exata para que todos possam se programar, além disso, crie lembretes para todos sobre a proximidade da data e que você quer ver todo mundo ligado.

Fez sua live? Conta pra gente!

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