BNCC passa a ser vigente a partir de 2020

A Base Nacional Comum Curricular irá valer para estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que regulamenta os direitos essenciais de aprendizagem de todos os alunos do Brasil. A BNCC passa a ser vigente a partir de 2020 e irá valer para estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio de todas as escolas públicas ou privadas do país. O objetivo é determinar quais são as competências, habilidades e aprendizagens essenciais que o aluno deve desenvolver durante a educação básica.

O documento é obrigatório e está previsto nas leis de Diretrizes Básicas da Educação Nacional. E também  no Plano Nacional de Educação. Contudo, as instituições de ensino devem se preparar para reformular a proposta pedagógica.

Para a coordenadora e professora Heloísa Delage, a BNCC passa a ser vigente com o intuito de igualar os conhecimentos dos alunos no sistema educacional brasileiro: “O conteúdo deve ser o mesmo para todos os jovens, crianças e adolescentes, independentemente de onde estudam ou moram, mas levando em consideração a necessidade de contextualização, uma vez que o currículo é flexível”, pontua. Além de incentivar na formação de professores, no crescimento da tecnologia, a qual deverá chegar de fato nas salas de aula. Também na desconstrução de  alguns conceitos sobre o ensino. Principalmente para que se possa  desenvolver a equidade em um cenário globalizado.

Já de acordo com o professor Júlio Furtado, Mestre em Educação pela UFRJ, Doutor em Ciências da Educação e Professor da Pós Graduação de Gestão Pedagógica da Ensin.E, será necessário apoio ao professor. Principalmente oferecendo assistência prática. Sobretudo, é exigido do professor uma compreensão bem instrumental a respeito do seu papel dentro da sala de aula. “O professor precisa ser um planejador de situações desafiadores, um coordenador da dinâmica da ação grupal, ou seja, um facilitador da construção de projetos e da busca pelo aluno de soluções para problemas apresentados”.